Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Victor de São Tiago | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:20:58Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T17:20:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38899 | - |
dc.description.abstract | Giannis Sakellariou, also known as Atheatos, is a former Greek basketball player and rapper
who, in 2016, released the album Twelve Hours Left. The album, characterized as a concept
album, as it uses recurring linguistic and musical elements that give it unity as a whole, focuses
on the story of its protagonist, a man named Giannis, who lives in Greece during the economic
crisis that hit the country between 2014 and 2016. This paper aims to analyze the album in terms
of its own construction and its connections with Greek tragedy, by studying the basic elements
of classical Greek drama and its conceptions of tragedy and the tragic hero (Fainlight and
Littman, 2009), along with the proposal of a reading of the protagonist as an exercise in
autofiction as a survival narrative, along the lines of Eneida Maria de Souza (2017). Six selected
songs will be analyzed more closely: "Prologue", "A society, a story", "My retrospective", "A
good review", "Mysterious Life", and "Epilogue". This monograph also presents an overview
of the Greek economic, social, political and cultural situation, contextualized with the arrival
of Hip Hop in Europe and Greece. Finally, it is intended to contribute to academic studies of
hip hop in conjunction with themes of Greek tragedy, autofiction and points of intersection that
may exist between these areas.
Keywords: Atheatos; Hip Hop; Greek tragedy; Autofiction; Contemporary Greece. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Tragédia grega | pt_BR |
dc.subject | Autoficção | pt_BR |
dc.subject | Grécia contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Atheatos | pt_BR |
dc.subject.other | Atheatos | pt_BR |
dc.subject.other | Hip Hop | pt_BR |
dc.subject.other | Greek tragedy | pt_BR |
dc.subject.other | Autofiction | pt_BR |
dc.subject.other | Contemporary Greece | pt_BR |
dc.title | Doze horas restantes: neotragédia grega e autoficção no hip hop de Atheatos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Quadrado, Lauro Iglesias | - |
dc.contributor.referee1 | Quadrado, Lauro Iglesias | - |
dc.contributor.referee2 | Nathanailidis, Andressa Noi | - |
dc.contributor.referee3 | Laranjeira, Antonio Eduardo Soares | - |
dc.description.resumo | Giannis Sakellariou, conhecido como Atheatos, é um ex-jogador de basquete e rapper grego
que, em 2016, lançou o álbum Doze horas restantes. O álbum, caracterizado como um disco
conceitual, ao se utilizar de recorrentes elementos linguísticos e musicais que lhe atribuem
unidade como um todo, é concentrado na história de seu protagonista, um homem chamado
Giannis, que vive na Grécia durante a crise econômica que assolou o país no ano de 2015. Este
trabalho tem como objetivo analisar o álbum no que tange à sua construção e a suas conexões
com a tragédia grega, com o estudo de elementos básicos do drama grego clássico e de suas
concepções de tragédia e de herói trágico (Fainlight e Littman, 2009), junto com a proposta de
uma leitura do protagonista como um exercício de autoficção como narrativa de sobrevivência,
nas linhas de Eneida Maria de Souza (2017). Seis músicas serão analisadas mais detidamente:
“Prólogo”, “Uma sociedade, uma história”, “Minha retrospectiva”, “Uma boa crítica”, “Vida
Misteriosa” e “Epílogo”. Esta monografia apresenta também um panorama sobre a situação
econômica, social, política e cultural grega, contextualizando a chegada do hip hop na Europa
e, com maior atenção, na Grécia. Por fim, propõe-se que ela contribua para os estudos
acadêmicos do hip hop atrelados temas da tragédia grega, da autoficção e de pontos de
intersecção que possam haver entre essas áreas.
Palavras-chave: Atheatos; Hip Hop; Tragédia Grega; Autoficção; Grécia contemporânea. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | LETRAS - INGLÊS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
|