https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Blue skies 1 e o ensino da língua inglesa: uma análise crítica decolonial do livro didático |
Autor(es): | Lima, Washingtom Luis Pinheiro |
Primeiro Orientador: | Pereira, Fernanda Mota |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Fernanda Mota |
metadata.dc.contributor.referee2: | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rocha, Eleomarques Ferreira |
Resumo: | Esta monografia apresenta reflexões e propostas quanto ao uso de livros didáticos no ensino de língua inglesa, que comumente trazem representações linguísticas e culturais centralizadas em países hegemônicos. Partindo de considerações autoetnográficas e avançado a uma pesquisa documental qualitativa, este trabalho está dividido em quatro seções que contemplam: um breve percurso histórico do ensino de língua inglesa; o meu percurso como aprendiz e professor e as minhas inquietações com as escolhas representativas de livros didáticos para o ensino de inglês; os aparatos metodológicos utilizados nesta pesquisa; e uma análise crítica decolonial, incluindo estratégias de adaptação, sobre a unidade seis do coursebook Blue Skies 1, que foi o material didático utilizado em 2022 quando atuei como professor em formação (PF) do Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL). Objetiva-se, portanto, investigar elementos pluriculturais e plurilíngues de representação na unidade seis do Blue Skies 1 através dos pressupostos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (Fairclough, 2001) e a teoria decolonial de Maldonado-T orres (2018), incluindo propostas de adaptação do material. A partir das reflexões realizadas, nota-se que a unidade em análise deixa lacunas quanto à representatividade pluricultural e linguística, perpetuando práticas que excluem países do Sul Global e, ao mesmo tempo, privilegiam a utópica figura do falante “nativo” - branco, heteronormativo e dominante, não abarcando minimamente aspectos críticos para uma educação linguística (Menezes de Souza; Hashiguti, 2022) de inglês. Palavras-chave: Livro didático; ensino decolonial; educação linguística; análise do discurso crítica; representações linguísticas e culturais; |
Abstract: | This undergraduate thesis presents reflections and proposals on the use of textbooks in English teaching, which commonly show linguistic and cultural representations that are centered on hegemonic countries. Starting from autoethnographic considerations and advancing to qualitative research, this work is divided into four parts that include: a brief summary of English language teaching (EL T); my own path as an apprentice and teacher , besides my concerns with the representative choices of textbooks for EL T ; the methods used in this research; and a decolonial and critical analysis on chapter six of the coursebook Blue Skies 1, which was a teaching resource, in 2022, when I worked as a professor em formação (PF), or trainee teacher , at the Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), including strategies to adapt this material. The aim, therefore, is to investigate pluricultural and plurilingual elements of representation throughout chapter six of Blue Skies 1 through the assumptions of Critical Discourse Analysis (CDA) (Fairclough, 2001) and Maldonado-T orres' decolonial theory (2018). Regarding the reflections carried out, it is noted that the unit under analysis leaves gaps in terms of pluricultural and linguistic representation, perpetuating practices that reject countries from the Sul Global (Global South) and, at the same time, enhance the utopic representative of a “native” speaker - a white, heteronormative, belonging to the dominant group- not even covering critical aspects for language education (Menezes de Souza; Hashiguti, 2022) of English. |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino Análise do discurso Linguística - Influencia cultural Representações linguísticas e culturais |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900 |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Washington Lima- 26_12 - Versão para publicação .docx.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons