Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Greice Quelen Miranda-
dc.date.accessioned2024-01-29T15:24:12Z-
dc.date.available2024-01-29T15:24:12Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38936-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate how the formation of the idea of the Self appears in Condillac, based on his work Treatise on Sensations. However, to understand this process it is necessary to investigate which elements constitute the origin of the idea of the Self and follow the different moments in which the philosopher explores, based on the fiction of the statue, the origin of ideas and faculties. Particularly emphasizing memory and imagination as playing a fundamental role in the constitution of this idea. The first is essential throughout the journey, without being absent even when all the senses come together. The second, in turn, with its significant presence until the introduction and development of the sense of touch. To address this in a structured way, the writing will be divided into two parts. The first addresses the constitution of the idea of the Self, which corresponds to the mental development of the statue that precedes its knowledge of external objects. The second part will examine the contribution of the sense of touch and its implications related to memory, imagination and reflection. Finally, the impact of memory will be considered after the gathering of all the senses, seeking to explain the relationships between the different aspects of the conjectural explanation about the origin of the idea of the Self.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEupt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectSensaçõespt_BR
dc.subject.otherKnowledgept_BR
dc.subject.otherIpt_BR
dc.subject.otherMemorypt_BR
dc.subject.otherImaginationpt_BR
dc.subject.otherSensationspt_BR
dc.titleMemória e imaginação na origem da ideia do Eu segundo Condillacpt_BR
dc.title.alternativeMemory and imagination at the origin of the idea of the Self according to Condillacpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Ibertis, Carlota Maria-
dc.contributor.referee1Ibertis, Carlota Maria-
dc.contributor.referee2Franceschini, Pedro Augusto-
dc.contributor.referee3Molina, Jorge Alberto-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva investigar como se apresenta a formação da ideia do Eu em Condillac, baseado na sua obra Tratado das Sensações. Todavia, para entender esse processo é necessário investigar quais são os elementos que constituem a origem da ideia do Eu e acompanhar os diversos momentos em que o filósofo explora, com base na ficção da estátua, a origem de ideias e faculdades. Acentuando-se, particularmente, a memória e a imaginação como obtendo um papel fundamental na constituição dessa ideia. A primeira como imprescindível em todo o percurso, sem se ausentar nem mesmo diante da reunião de todos os sentidos. A segunda, por sua vez, com a sua presença significativa até a introdução e desenvolvimento do sentido do tato. Para tratar disso de forma estruturada o escrito se dividirá em duas partes. A primeira aborda a constituição da ideia do Eu que corresponde ao desenvolvimento mental da estátua que antecede o seu conhecimento dos objetos exteriores. Na segunda parte examinar-se-á a contribuição do sentido do tato e seus desdobramentos relacionado à memória, imaginação e reflexão. Por fim, será considerado o impacto da memória após a reunião de todos os sentidos buscando explicitar as relações entre os diferentes aspectos da explicação conjectural acerca da origem da ideia do Eu.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesCONDILLAC, Étienne de. Tratado das Sensações. Tradução: Denise Bottman. Campinas, São Paulo: Unicamp, 1993. CONDILLAC, E. de. Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos. Arte de escrever. Trad. Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Editora Unesp, 2018. BERTRAND, Aliénor. Le vocabulaire de Condillac. Paris : Ellipses Édition Marketing. 2002. DIDEROT, Denis. Enciclopédia, ou dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios: Volume 6. São Paulo: Unesp, 2017. Verbete sobre o tato. IBERTIS, C., Condillac, em busca do princípio: ligação de ideias ou prazer? Doispontos. UFPR, v. 20, no 2, 2023 (no prelo) MONZANI, Luiz Roberto O empirismo na radicalidade. Introdução à leitura do Tratado das Sensações, in. CONDILLAC, Etienne Bonnot de Tratado das Sensações. Campinas: Editora da Unicamp. 1993. MONZANI, Luiz Roberto. Desejo e prazer na idade moderna. Campinas: Editora da Unicamp. 1995. RYDING, Erik. La notion du Moi chez Condillac. Theoria, Volume 21, p. (123 – 130), agosto, 1955. SALLES, F. de O. Empirismo e metafísica em Condillac. In CONDILLAC, E. de. Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos. Arte de escrever. Trad. Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Editora Unesp, 2018. TÉCHER, Julien. Le personnage de l’expérience de pensée. Paris : Classiques Garnier, 2020.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseFILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Greice Quelen Miranda Cerqueira (1).pdf495,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.