Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Ricardo Pinto da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T16:13:41Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T16:13:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38964 | - |
dc.description.abstract | This present dissertation investigates how the Brazilian State has responded to na initiative from the peoples and traditional communities in producing not conventional legal norms, such as the indepent protocols of consultation. The aim is to comprehend how the peoples initiative, as foundation of the Convention 169 from the International Labor Organization (ILO), by the development of the indepent protocols of query it presents as an alternative against the rights violation and guarantees of the peoples and traditional communities. The methodology consisted mainly in theoretical survey and bibliographic review, still, documentary analysis, as well as judicial decisions from the Brazilian courts that recognize the legal validity and the binding power of the protocols. It searched to demonstrate that the rights of the peoples and traditional communities to the participation and prior consultation to the provisions on Convention 169 of the ILO, and they occur directly from the democratic principles of Law, having materially constitutional status. In addition, it writes about the recognition of rights to the prior consultation and the participation as fundamental rights og immediate application. The indepent protocols of consultation revealed a signifcant mechanism of participation of the indegenous peoples, quilombolas and traditional communities in different topics that affect the rights of this group, also revealing a new way of use and meaning. Therefore, it makes a systematic interpretation of the right of consultation, based on the principle parameters of the Convention 169 of the ILO, emphasizing the immediate applicability of that fundamental right, in order to the protocols highlight as the practical implementation of the law to self-determination of peoples and traditional communities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Consulta Prévia | pt_BR |
dc.subject | Livre e Informada | pt_BR |
dc.subject | Direitos Fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Protocolos de Consulta | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo Jurídico | pt_BR |
dc.subject | Povos e comunidades tradicionais | pt_BR |
dc.subject.other | Democracy | pt_BR |
dc.subject.other | Prior, Free and Informed Consultation | pt_BR |
dc.subject.other | Fundamental Rights | pt_BR |
dc.subject.other | Protocols of Consultation | pt_BR |
dc.subject.other | Legal Pluralism | pt_BR |
dc.subject.other | Traditional peoples and communities | pt_BR |
dc.title | A força jurídica dos protocolos autônomos de consulta dos povos e comunidades tradicionais do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The Legal Force of Autonomous Consultation Protocols for Traditional Peoples and Communities in Brazil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Coleções por área do conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hirsch, Fábio Periandro de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6069823943777045 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hirsch, Fábio Periandro de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6069823943777045 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Júlio César de Sá da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7066612031979191 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vergne, Maria Cleonice de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5621914747365068 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8285922342987533 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação investiga como o Estado brasileiro tem respondido a iniciativa dos povos e comunidades tradicionais em produzir normas jurídicas não convencionais, como os protocolos autônomos de consulta. O objetivo é compreender como a iniciativa dos povos, com fundamento na Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio da construção dos protocolos autônomos de consulta se apresenta como uma alternativa contra a violação dos direitos e garantias dos povos e comunidades tradicionais. A metodologia consistiu principalmente em levantamento teórico e revisão bibliográfica, ainda, análise documental, bem como decisões judiciais dos tribunais brasileiros que reconheceram a validade jurídica e o poder vinculante dos protocolos. Buscou-se demonstrar que os direitos dos povos e comunidades tradicionais à participação e à consulta prévia dispostos na Convenção nº 169 da OIT, decorrem diretamente dos princípios democráticos de Direito, possuindo natureza materialmente constitucional. Além disso, discorre-se sobre o reconhecimento dos direitos à consulta prévia e participação como direitos fundamentais de aplicabilidade imediata. Os protocolos autônomos de consulta mostraram-se um forte instrumento de participação dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em diferentes temas afetos aos direitos desse grupo, revelando também uma nova forma de uso e significado. Assim, propõe-se uma interpretação sistemática do direito à consulta, com base nos parâmetros principiológicos da Convenção nº 169 da OIT, ressaltando-se a aplicabilidade imediata desse direito fundamental, de modo que os protocolos se destacam como a realização prática do direito à autodeterminação dos povos e comunidades tradicionais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGD)
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