dc.relation.references | ADRIÃO, T. M. F.; PERONI, V. A formação das novas gerações como campo para os negócios? In.:
AGUIAR, M. A. S.; DOURADO, L. F. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e
Perspectivas. [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: <
http://www.anpae.org.br/website/noticias/424-2018-05-24-18-14-11> . Acesso em 05 de setembro de
2022.
ALMEIDA, Roseane Soares. A Ginástica na Escola e na Formação de Professores. 2005. 213 f.
Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador,
2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11926/1/Tese_Roseane%20Almeida.pdf
Acesso em: 05 jan. 2021.
ALVES, Moisés Henrique Zeferino. Produção do conhecimento stricto sensu dos professores que
trabalham nos cursos de Educação Física na Bahia- 1982 a 2012: determinações históricas da
política nacional de pós-graduação. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade
de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22518 Acesso em: 20 dez. 2022.
AYOUB, Eliana. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a educação
física escolar. 1998. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,
Faculdade de Educação Física, Campinas, 1998. Disponível em:
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134310 Acesso em: 20 dez. 2022.
BÂ, Amadou Hampaté. A tradição viva. In: História geral da África: Metodologia e
pré-história da África. editado por Joseph Ki -Zerbo. 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, 2010.
Disponível em: História geral da Africa, I: metodologia e pré-história da Africa - UNESCO Digital
Library Acesso em: 06 jan. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições
70, 2011. 280 p.
BELTRÃO, José Arlen. Novo ensino médio: o rebaixamento da formação, o avanço da
privatização e a necessidade de alternativa pedagógica crítica na Educação Física. 2019. 263 f.
Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador,
2019. Disponível em: Universidade Federal da Bahia: Novo ensino médio: o rebaixamento da
formação, o avanço da privatização e a necessidade de alternativa pedagógica crítica na educação
física (ufba.br). Acesso em: 04 set. 2022.
BOITO, Misa. Brasil: o combate dos trotskistas contra o golpe de Estado e por uma política
independente para a classe trabalhadora. In: A Verdade: revista teórica da quarta internacional.
Editora Quarta Internacional. n. 90, ago. de 2016. Semestral. p. 5-24. ISSN 1679-2742.
BRETTAS, Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas
sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2020. 292 p.
CHAVES, M. A produção do conhecimento em Educação Física nos estados do Nordeste
(Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), 1982-2004: balanços e perspectivas. 2005. 333 fls. Tese
(Pós-Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador,
2005
146
CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Editora
Alfa-Omega, 1982. 354 p.
CHEROGLU, S.; MAGALHÃES, G. M. O primeiro ano de vida: vida uterina, transição pós-natal e
atividade de comunicação emocional direta com o adulto. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.;
FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do
nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 93-108.
CLIMACO, J. C.; TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. L. Escure(ser) a Educação Física: em
defesa da reparação histórica e contribuições pedagógicas antirracistas na formação de professores/as
no estado da Bahia. In: Congresso brasileiro de Ciências do Esporte e do Congresso Internacional de
Ciências do Esporte, 12.09 – 17.12. Anais eletrônicos [...] Disponível em:
http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice
Acesso em: 10 jan. 2023.
CLIMACO, Josiane Cristina. A ginástica e as Matrizes Africanas. In: Congresso brasileiro de
pesquisadores/as negros/as, 2022. Anais eletrônicos [...] Disponível em: XII Congresso Brasileiro de
Pesquisadores/as Negros/as (abpn.org.br) Acesso em: 10 jan. 2023
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
200 p.
COSTA, C. S.; SÁ, K. O.; TAFFAREL, C. N. Z. O ensino da Ginástica na Educação Física escolar:
contribuições da abordagem crítico-superadora, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia
histórico-cultural. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2019, Caldas Novas, GO.
Anais eletrônicos [...] Caldas Novas: ESEFFEGO, 2019. Disponível em:
https://www.anais.ueg.br/index.php/GPT. Acesso em: 28 nov. 2022.
DARIDO, Suraya Cristina e RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola:
implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
DIOP, Cheikh Anta. Origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, Gamal (Org.). História Geral da
África: a África Antiga. São Paulo: Ática; Unesco, 1983 [1974], p. 39-70. Disponível em: História
geral da Africa, I: metodologia e pré-história da Africa - UNESCO Digital Library. Acesso em 10 jan.
2023.
DUARTE, Newton. Por que é necessário uma análise crítica marxista do construtivismo? In:
LOMBARDI, José Claudinei e SAVIANI, Demerval (orgs.). Marxismo e educação: debates
contemporâneos. – Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.
Duarte, Newton. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade
do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.
Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30074>.
FRERES, H.; GONÇALVES, L. P.; HOLANDA, F. H.O. A pedagogia das competências e a
formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica. 2009.
Disponível em: https://repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/23045/1/2009_art_fhoholandahfreres.pdf.
Acesso em: 17 fev. 2022.
ESCOBAR, M. O. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da
prática pedagógica. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual
de Campinas, Campinas, 1997.
FRIGOTTO, G. A. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito.
In: FRIGOTTO, G. A. (Org.) Educação e crise do trabalho: Perspectivas de final de século.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 25 – 54 p.
147
FRIGOTTO, G. A. produtividade da escola improdutiva 30 anos depois: regressão social e hegemonia
às avessas. Trabalho Necessário. 2015. Intercrítica. Disponível em:
http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/view/497/showToc. Acesso em: 07 set. 2019.
GAMA, C. N.; PRATES, A. C. Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da
Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora. In: MALANCHEN, Julia; MATOS,
Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José (Org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas
educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p.
81 - 106.
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: as contribuições da
obra de Dermeval Saviani. Tese de doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal da
Bahia. Salvador, 2016.
GAMA-ROLLAND, Cintia Alfieri. Atividades físicas egípcias antigas: jogos, treinamento militar e a
força real. Rev. Museu Arq. Etn. 2017. Disponível em: Atividades físicas egípcias antigas: jogos,
treinamento militar e a força real | Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia (usp.br) Acesso em:
10 Jan. 2023.
GRIFI, Giampiero. História da educação física e do esporte – Porto Alegre: D.C. Luzzato,
1989.
HARVEY, David. In.: O enigma do capital: e as crises do capitalismo. Trad. João Alexandre
Peschanski. São Paulo, SP: Boitempo, 2011. 235 p.
HOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação de pesquisadores na pós-graduação em educação:
embates ontológicos e epistemológicos. 2006. 176 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade
Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2006. Disponível em: Formação de pesquisadores na
pós-graduação em educação: embates ontológicos e epistemológicos (ufsc.br). Acesso em: 18 set.
2022.
KOPNIN, P. V. Fundamentos lógicos da ciência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
1972. 280 p.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, Ed. 2, 1976. 230 p.
LESSA, S.; TONNET, I. As grandes linhas do debate ideológico contemporâneo; A relação do
homem com a natureza: o trabalho; O trabalho e a sociadade. In: Introdução a Filosofia de Marx. 2ª
ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 99 p.
LANGLADE, A; LANGLADE, N. R. Teoria general de la gimnasia. Buenos aires: Editorial
Stadium, 1970.
LÊNIN, Vladimir Il´ich. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Brasília: Nova Palavra,
2007.
LIMA, Wanderson Pereira. Abordagem Crítico-Superadora: pesquisa bibliográfica em periódicos
da área da Educação Física. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de
Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
LOMBARDI, J. C.; LIMA, M.R. Golpes de estado e educação no Brasil: a perpetuação da farsa. In:
Krawczyk, Nora; Lombardi, José Claudinei (Orgs.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil.
Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. p. 47 - 62.
148
__________ Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In:
LOMBARDI, José Claudinei e SAVIANI, Demerval (orgs.). Marxismo e educação: debates
contemporâneos. – Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.
LORENZINI, A. R. Conteúdo e método da Educação Física Escolar: contribuições da Pedagogia
Histórico-Crítica e da Metodologia Crítico-Superadora no trato com a ginástica. Tese
(doutorado), Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em
Educação, 2013.
MACHADO, C.; JACOMELI, M. R. M. O golpe e a gestão democrática das escolas. In: Krawczyk,
Nora; Lombardi, José Claudinei (Orgs.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia:
Navegando Publicações, 2018. p. 141 - 152.
MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho. Entre saltos, equilíbrios e rotações: a trajetória de
formação e a produção´científica de professoras de ginástica do ensino superior. Tese (doutorado),
Universidade Federal do Pará, Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História,
Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências, 2017.
MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José (Org.). A
pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular.
Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 81 - 106.
MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José (Org.). A
pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular.
Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
MANACORDA, M.A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 3. ed. São
Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992. 382 p. (Coleção educação contemporânea. Série
memória da educação). Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0B78IgJRksyrCZzlOUDJTNllvOTQ/edit?resourcekey=0-1zCRfr8Xmu
QM8VlsdYsjPg Acesso em: 13 Jul. 2022.
MARSIGLIA, Ana; MARTINS, Lígia. Contribuições gerais para o trabalho pedagógico em
salas multisseriadas. Nuances: Estudos sobre educação, v. 25, n.1, p. 176-192, jan./abr. 2014.
MAGALHÃES, Giselle Modé; MARTINS, Lígia Márcia. A análise histórico-cultural da atividade
infantil: Teoria, pesquisa e implicações pedagógicas para o primeiro ano de vida. In: MARSIGLIA,
Ana Carolina. Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. 99 – 116
p.
MASSOT, François. Algumas reflexões sobre “países opressores”, “países oprimidos”, o imperialismo
e a questão nacional. in: ZOCCHI, Paulo (Org.) A verdade: A resistência dos povos abala a União
Européia. Nº 74, set. 2012.
M’ BOW, Amadou Mahtar. Prefácio. In: História Geral da África. Brasília: UNESCO, 2010. v. 5. p.
21-26. Disponível em: História geral da Africa, I: metodologia e pré-história da Africa - UNESCO
Digital Library Acesso em: 10 jan. 2023.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. 2. ed. São Paulo:
Boitempo, 2008.
MELO, Flávio Dantas Albuquerque. O trato com o conhecimento da Educação Física Escolar e o
desenvolvimento psíquico: contribuições da teoria da atividade. (Tese de Doutorado), Faculdade de
Educação da Universidade Federal da Bahia, 2017. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22532 Acesso em: 25 Jan. de 2023.
149
MONTORO, X. A. Capitalismo y Economía Mundial: bases teóricas y análisis empírico para la
comprensión de los problemas económicos del siglo XXI. Madrid: Instituto Marxista de Economía,
2014.
MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade Pré-escolar. São Paulo – SP: Martins Fontes, 1995.
NEVES, Márcia Luzia Cardoso. O ensino da evolução biológica como uma das mediações no
desenvolvimento do pensamento teórico: um enfoque histórico-crítico. 177 f. Tese (Doutorado) –
Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
NOVACK, George. A lógica formal e a dialética. In.: Uma introdução a lógica do marxismo. Trad.
Anderson R. Felix. Buenos Aires: Adiciones Pluma, 1976.
NOMERIANO, Aline. O modelo de competências e a educação do trabalhador: uma análise à luz
da ontologia marxiana. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Educação da Universidade Federal de
Alagoas, 2005.
OLIVEIRA, Maurício Santos; NUNOMURA, Myrian. A produção histórica em Ginástica e a
constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões. 2012. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637663 Acesso em: 23 dez.
2020.
PARAÍSO, Cristina Souza. O trato do conhecimento da Ginástica na escola: contribuições para
um proposta pedagógica pautada na Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. 2015.
125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia,
Salvador, 2015. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23457/1/Tese%20de%20Doutorado-CRISTINA%20SOUZA
%20PARAISO.pdf . Acesso em: 05 jan. 2021.
PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na pespectiva
histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. Tese (Doutorado em
Educação) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho”, Araraquara, 2010.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. A escola-comuna. trad. Luiz Carlos de Freitas e Alexandra
Marenich. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. 472 p.
RAMOS, Jair Jordão. Os Exercícios Físicos na História e na Arte. São Paulo: Ibrasa, 19. Disponível
em: Os Exercícios Físicos Na História e Na Arte - 6 | PDF | Educação Física | Danças (scribd.com)
Acesso em: 10 jan. 2023
RUAS, Cláudia. Educação superior privada mercantil e seus oligopolios: a mega fusão
anhanguera e Kroton. Goiás: Centro de Memória Viva, 2014. Disponível em:
https://memoria.cidarq.ufg.br/index.php/ept-dco-353. Acesso em: 22 jan. 2023
SANCHEZ GAMBOA, S. A. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias.
Maceió: Edufal, 2010.
SÁNCHES GAMBOA, Sílvio. Métodos mistos nas análises epistemológicas: balanço da produção do
conhecimento em Educação Física no Nordeste brasileiro (1980-2013). In: SANCHEZ-GAMBOA,
Márcia; SÁNCHEZ-GAMBOA, TAFFAREL, Celi. Produção do conhecimento na Educação Física
no Nordeste brasileiro: Impacto dos sistemas de Pós-Graduação na formação dos pesquisadores da
região. Campinas – SP: Librum, 2017. 26 – 37 p.
SANTOS, S.; ORSO, P. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola
pública. In. MALANCHEN, J.; MATOS, N.; ORSO, P. (Org.) A Pedagogia Histórico-Crítica, as
150
Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas,SP: Editora Autores
Associados, 2020. 232 p.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 32º ed. Campinas, SP, Autores Associados, 1999. 99 p.
_______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez editora: Autores
Associados, 1983.
_______. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise crítica da política do MEC.
Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
_______. Pedagogia Histórica-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores
Associados, 2013. 160 p.
_______. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado,
controvérsias e perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.
_______. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 5ª ed. Campinas, SP: Autores Associados,
2019. 470 p.
_______. Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular.
In: MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José (Org.). A
pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular.
Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 07 - 30.
SILVA, William José Lordelo. Formação humana x Modo de produção capitalista. In.: Crítica à teoria
pedagógica da Educação Física: para além da formação unilateral. 2011. 78 f. Dissertação.
(Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15065/1/William%20Jos%c3%a9%20Lordelo%20Silva.pdf.
Acesso em: 13 nov. 2022.
SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.
SOKOL, M. Notas sobre a atualidade de “O Imperialismo, fase superior do capitalismo”. Posfácio. In.:
LENIN, V. I. O Imperialismo, fase superior do capitalismo. Brasília: Nova Palavra, 2007
SOUZA, E. P. M. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997.
163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) -Faculdade de Educação Física, Universidade
Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em:
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114431 Acesso em: 20 Jan. de 2023.
TAFFAREL, Celi Nelza Z. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da
Educação Física: nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP,
v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016. Disponível em:
file:///C:/Users/DELL/Downloads/3962-14623-2-PB.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.
TAFFAREL, Celi Nelza Z; COSTA, Cláudio dos Santos; BÔAS JÚNIOR, Jaildo Caldas Vilas. O
trato com o conhecimento da Ginástica em classes multisseriadas: apontamentos da Pedagogia
Histórico-Crítica e da Metodologia da Educação Física Crítico-Superadora para o currículo das escolas
públicas. Movimento. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/87783
Acesso em: 23 dez. 2022.
TAFFAREL, Celi Nelza Z; SANTOS JÚNIOR, C. de L.; ESCOBAR, M.OM (orgs). Cadernos
didáticos sobre educação do campo. Salvador, 2010. (no prelo). Disponível em:
http://faced.ufba.br/educação-do-campo/cadernos-didaticos
Acesso em: 25 Jan de 2023.
151
TEIXEIRA, David Romão. Delimitações Teórico-metodológicas: a organização do trato pedagógico
do conhecimento da Ginástica na pré-escola. In.: Educação Física na pré-escola: contribuições da
Abordagem Crítico-Superadora. 2018. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de
Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26748. Acesso em: 04 jan. 2021.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em
educação. São Paulo-SP: Atlas, 1987. 175 p.
ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o retorno
da Pedagogia das Competências: uma análise baseada na Pedagogia Histórico-Crítica. In:
MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José (Org.). A
pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular.
Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 131 - 160. | pt_BR |