Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Liliane Pires da-
dc.date.accessioned2024-02-24T13:40:09Z-
dc.date.available2024-02-24T13:40:09Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39075-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectJogo Dramático Infantilpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectTeatro e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleBRINCAR É COISA SÉRIA!?: Uma Investigação do Jogo Dramático Infantil como Possível Ferramenta de Aprendizagem no Colégio São Lázaropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicas - Teatropt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira , Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Célida Salume-
dc.contributor.referee2Milet, Maria Eugenia Viveiros-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo examinar o Jogo Dramático Infantil (JDI) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem – que aborda em sua teoria e práxis o JDI como ferramenta lúdica teatral – nas brincadeiras em grupo ou individual; desse modo, a monografia vem à contribuir na construção literária no que diz respeito a sugestões de métodos e/ou ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem na escola (bem como no ensino de teatro) relatando uma vivencia que articula teoria e processo investigativo. Promove ao aluno, o ensino de teatro dentro do contexto escolar, com foco nas séries iniciais (com crianças de três a cinco anos) a partir do Jogo Dramático Infantil e de seu aproveitamento dentro ou fora da sala de aula, bem como de sua presença no Projeto Político Pedagógico escolar (PPP). Diante desse cenário, a sugestão de uma reavaliação na estrutura curricular, considerando a introdução do Teatro na Educação Infantil, emerge como uma proposta viável. Agregar os Jogos Dramáticos Infantis no PPP em colaboração com profissionais de teatro e a criação de espaços para atividades teatrais, podem ser estratégias promissoras para preencher a lacuna identificada. Essa abordagem não apenas atenderia à curiosidade natural das crianças, mas também enriqueceria o ambiente educacional com experiências formativas e lúdicas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Liliane Pires.pdf835,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.