Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Souza, Elisabeth Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T14:57:07Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T14:57:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39083 | - |
dc.description.abstract | The present work is constituted of an inquiry about the Paideia in the pedagogical activity of
the philosopher, it’s starting from a historical context and introducing the question of the human
formation. Paideia is a Greek term commonly translated as 'education', the human education as
such, that seeks to develop all capacity, which if it lasts for a lifetime in order to perfectly
fulfill the human ideal. The Greeks were concerned with the formation of the human person,
that is, with your improvement and refinement. Therefore, this education was aimed at the
improvement of areté (virtue). For thematize this question, three chapters were built that
embody this monography: “Education in Archaic Greece”; “The influence of orality in the
education offered by the sophists” and “The influence of orality in the education thought by the
philosopher”. The construction of these chapters leads to the discussion about “Know yourself”
and the classic statement by Socrates “A life without examination is unworthy”. Socratic
philosophy corresponds to this way of living by reflecting and dialoguing with others, that is, a
spiritual exercise, an active reflection whose purpose is to arrive with other men at an
intelligence, the supreme value of life, the perfection of the soul. It is a bibliographic and
historical-critical study. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Paideia | pt_BR |
dc.subject | Areté | pt_BR |
dc.subject | Grécia Arcaica | pt_BR |
dc.subject | Persuasão | pt_BR |
dc.subject.other | Paideia | pt_BR |
dc.subject.other | Arete | pt_BR |
dc.subject.other | Archaic Greece | pt_BR |
dc.subject.other | Persuasion | pt_BR |
dc.title | A Paideia na atividade pedagógica do filósofo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Gislene Vale dos | - |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Elizia Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Alessandra Carbonero | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Gislene Vale dos | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho se constitui de uma indagação sobre a Paideia na atividade pedagógica do
filósofo, partindo de um contexto histórico e introduzindo a questão da formação humana.
Paideia é um termo grego comumente traduzido por ‘educação’, a educação humana como tal,
aquela que busca desenvolver toda sua capacidade, que se perdura por toda a vida a fim de
realizar perfeitamente o ideal humano. Os gregos se preocupavam com a formação da pessoa
humana, ou seja, com sua melhoria e seu refinamento. Sendo assim, essa educação era voltada
para o aperfeiçoamento da areté (virtude). Para tematizar esta indagação foram construídos três
capítulos que dão corpo a esta monografia: “A educação na Grécia Arcaica”; “A influência da
oralidade na educação oferecida pelos sofistas” e “A influência da oralidade na educação
pensada pelo filósofo”. A construção destes capítulos desembocam na discussão acerca do
“Conhece a ti mesmo” e a clássica declaração de Sócrates “Uma vida sem exame é indigna”. A
filosofia socrática corresponde a essa maneira de viver refletindo e dialogando com os demais,
ou seja, a um exercício espiritual, uma reflexão ativa que tem como propósito chegar com outros
homens a uma inteligência, o valor supremo da vida, o aperfeiçoamento da alma. Trata-se de
estudo bibliográfico e histórico-crítico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.relation.references | BERGSON, Henri. Sócrates. In: Curso sobre a filosofia grega. Tradução de Bento Prado Neto.
2ª edição. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes. 2019.
CASERTANO, G. Sofista. Tradução José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2010.
CASSIN, Barbara. Ensaios Sofísticos. Tradução A. L. Oliveira e L. C. Leão. São Paulo:
Siciliano, 1990.
CORNFORD, F. M. Principium Sapientiae: as origens do pensamento filosófico grego.
Tradução de Maria Manuela Rocheta dos Santos. 2ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian.
Lisboa. 1981.
DENIS, Huisman. Sócrates. Tradução: Nicolas Nyimi Campanário. São Paulo. Edições Loyola,
2006.
DETIENNE, Marcel: Mestres de verdade na Grécia Arcaica: como abertura de volta à boca
da verdade. Traduçao de Ivone C. Beneditte. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes. 2013.
GÓRGIAS. Elogio de Helena. Apresentação e tradução Dinucci, Ethica, Rio de Janeiro, vol.
16, nº 2, p. 201-212, 2009
GUTHRIE, W. K. C. Os Sofistas. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo. Paulus, 1995
HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? Tradução Dion Davi Macedo. São Paulo: Edições
Loyola, 6ª edição. 2014.
________ Elogio de Sócrates. Tradução Loraine Oliveira e Flávio Fontenelle Loque. São
Paulo: Edições Loyola, 2012.
JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. São Paulo:
Martins Fontes, 2013.
KERFERD, G. B. O Movimento Sofista. Tradução: Margarida Oliva. Edições Loyola. São
Paulo, 2003.
KOHAN, W. O. Sócrates e a educação: o enigma da filosofia. Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2011. (Coleção Pensadores e educação)
MARROU, Henri-Irénée. História da educação na antiguidade. Tradução de Mario Leonidas
Casanova. Campinas, São Paulo. Kirion, 2017.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Texto grego John Burnet; tradução: Carlos Alberto Nunes; 3ª
edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2015.
_______. Segundo Alcibíades. Texto grego John Burnet; tradução: Carlos Alberto Nunes; 4ª
edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2015.
_______. Fedro. Texto grego John Burnet; tradução Carlos Alberto Nunes; 3ª edição. Revisada
e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2011.
_______. Mênon. Texto grego John Burnet; tradução Carlos Alberto Nunes; 3ª edição. Revisada
e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2020.
_______. Eutífron. Texto grego John Burnet; tradução: Carlos Alberto Nunes; 3ª edição.
Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2015.
_______. Carta VII, tradução do grego e notas de José Trindade Santos e Juvino Maia Jr. – Rio
de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2008.
ROMEYER-DHERBEY, Gilbert. Os Sofistas. Tradução de João Amado. São Paulo, 1986
SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: a ontoepistemologia dos diálogos socráticos. Tomo
I. 2ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2012. (Coleção estudos platônicos)
TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Tradução de Roberto Bolzani Filho,
Fernando Eduardo de Barros Rey Puente. São Paulo. Discurso Editorial. Ilhéus. Editus, 2003.
UNTERSTEINER, M. A obra dos sofistas: uma interpretação filosófica. São Paulo: Paulus,
2012.
VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Tradução de Isis Borges B. da
Fonseca. 24ª edição. Rio de Janeiro. Difel. 2018
__________ Entre Mito e Política. Tradução de Cristina Murachc. 2ª edição. São Paulo. Editora
da Universidade de São Paulo. 2002
__________. Mito e Pensamento entre os gregos: estudos de psisicologia histórica. Tradução
de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1990..
WOLFF, F. Filosofia grega e democracia. In: Revista do Departamento de Filosofia da FFLCH
da USP: POLIS, 1983. | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)
|