https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39218
Tipo: | Tese |
Título: | Estado do conhecimento da pedagogia social brasileira: desafios da práxis transformadora na educação social |
Título(s) alternativo(s): | State of knowledge of brazilian social pedagogy: challenges of transformative practice in social education Estado del conocimiento de la pedagogía social brasileña: desafíos de la práctica transformadora en la educación social |
Autor(es): | Santos, Vanessa Ribeiro dos |
Primeiro Orientador: | Leiro, Augusto Cesar Rios |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moraes, Cândida Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Taffarel, Celi Nelza Zulke |
metadata.dc.contributor.referee3: | Reis, Daniela Santana |
metadata.dc.contributor.referee4: | Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Machado, Érico Ribas |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, o diálogo sobre a pedagogia social vem sendo instituído e ampliado no contexto da Educação brasileira. Embora seja reconhecida internacionalmente como ciência, disciplina curricular, área de intervenção sociopedagógica, campo de pesquisa e profissão, apreender a complexidade da pedagogia social no cenário nacional torna-se desafio, devido à prevalência da prática sobre a teoria, bem como, à abrangência do campo, multidisciplinar e polissêmico. Nesse contexto, o estudo se delimitou a partir do objetivo geral de compreender o campo científico da pedagogia social brasileira em diálogo com os pressupostos da práxis transformadora, por meio da análise das teses e dissertações produzidas no Brasil. Ancorada na abordagem filosófica do materialismo histórico- dialético, e de caráter qualitativo, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, através de interlocução com autores materialistas referenciados. Por conseguinte, a tese apresenta as sínteses da pesquisa, tomando como referencial teórico preferencial, aportes que explicam a realidade brasileira concreta em sua historicidade, bem como, corroboram para a análise das totalidades que compõem o campo científico em questão. Desta forma, o estado do conhecimento explicita tendências e lacunas teóricas que chamam a atenção para novas pesquisas na área, ressalta a práxis dos educadores(as) sociais nos diversos espaços e públicos da educação social catalogados e sistematiza os constructos teóricos que confluem para a práxis transformadora da pedagogia social brasileira. A Pesquisa integra as produções do Grupo Mídias, Memórias, Educação e Lazer (MEL), atuante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. |
Abstract: | Over the last few decades, the dialogue on social pedagogy has been established and expanded in the context of Brazilian Education. Although it is internationally recognized as a science, curricular discipline, area of socio-pedagogical intervention, field of research and profession, understanding the complexity of social pedagogy in the national scenario becomes a challenge, due to the prevalence of practice over theory, as well as the scope of the field, multidisciplinary and polysemic. In this context, the study was delimited by the general objective of understanding the scientific field of Brazilian social pedagogy in dialogue with the assumptions of transformative praxis, through the analysis of theses and dissertations produced in Brazil. Anchored in the philosophical approach of historical-dialectical materialism, and of a qualitative nature, the methodology adopted was bibliographical research of the state of knowledge type, through dialogue with referenced materialist authors. Therefore, this report presents the syntheses of the research, taking as its preferred theoretical reference, contributions that explain the concrete Brazilian reality in its historicity, as well as corroborating the analysis of the totalities that make up the scientific field in question. As a result, the state of knowledge explains trends and theoretical gaps that draw attention to new research in the area, highlights the praxis of social educators in the various cataloged spaces and audiences of social education and systematizes the theoretical constructs that converge into praxis transformative of Brazilian social pedagogy. The research is part of the Media, Memories, Educations and Leisure Group (MEL), Faculty of Education of the Federal University of Bahia. |
Palavras-chave: | Pedagogia social Educação social Educador (a) social Práxis transformadora Estado do conhecimento Educação- Aspectos sociais Práxis pedagógica Transformação social Educadores |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39218 |
Data do documento: | 1-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTADO DO CONHECIMENTO DA PEDAGOGIA SOCIAL BRASILEIRA.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.