dc.relation.references | ALMEIDA, Caio Gusmão Ferrer de; LANZA, Renata. Deriva cartográfica: ação-paixão-participação. In: FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. (Orgs.). Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações. Ed. UFGD, 2013. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDITORA/ebooks/imagens-geografias-e-educacao-intencoes-dispersoes-e-articulacoes-claudio-benito-ferraz-e-flaviana-g.-nunes-orgs.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
AMORIM, A. C. R. de; FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, I. C. de M.; MAINARDES, J. NUNES, J. B. C. Ética e pesquisa em Educação: documento introdutório. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. Rio de Janeiro: IHGB. 2005.
ANDRADE, Tauani Borges; ANDRADE, Carla Borges. As representações da ciência e de cientista no desenho animado “O Laboratório de Dexter”. In: Anais do VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste – VI EREBio/NE, 2015. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2015. Disponível em: https://proceedings.science/erebio-ne/papers/as-representacoes-da-ciencia-e-de-cientista-no-desenho-animado----o-laboratorio-de-dexter---. Acesso em: 03 mar. 2022.
ARÁN, Márcia Ramos. O avesso do avesso: feminilidade e novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BARROS, Maria E. Barros de. Formação de professores/as e os desafios para a (re)invenção da escola. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo, SP: Cortez, 2005.
BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Orgs). Pistas do método da cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Por um Ensino de Biologia que se permita escutar a voz dos passarinhos e desenhar o cheiro das árvores. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Orgs.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
BELLEZA, Eduardo de Oliveira. Habitar um lugar em vídeo: considerações com o liso e o estriado. In: FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. (Orgs.). Ed. UFGD, 2013. Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDITORA/ebooks/imagens-geografias-e-educacao-intencoes-dispersoes-e-articulacoes-claudio-benito-ferraz-e-flaviana-g.-nunes-orgs.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
BORGES, Jorge Luis. O Aleph. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BRAZ, Marcelo. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/J74WJRdJH6sHMHC9MhSDc8Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mai. 2023.
BRUM, A. E. R. Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 404–411, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13137. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13137. Acesso em: 5 set. 2023.
CALAZANS, Di Paula Prado; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; NUNES, Cláudio Pinto. Desafios e controvérsias da Base Nacional Comum Curricular: a diversidade em questão. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 1650-1675, out./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50874. Acesso em: 7 ago. 2023.
CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. da; SANTOS, K. D. A. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27751, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27751. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27751. Acesso em: 4 set. 2023.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARDOSO JR, Hélio Rebello. R. Acontecimento e história: pensamento de Deleuze e problemas epistemológicos das ciências humanas. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 105–116, 2005. DOI: 10.1590/S0101-31732005000200007. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/896. Acesso em: 27 fev. 2023.
CARVALHO FILHO, Evanilson Gurgel. Pode um currículo verter sangue? Nas entranhas de uma subjetividade zumbi. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35594. Acesso em: 20 jul. 2023.
CARVALHO, I. C. M.; MACHADO, F. V. A regulação da pesquisa e o campo biomédico: considerações sobre um embate epistêmico desde o campo da educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 209-234, jan./jun. 2014.
CARVALHO, Victa de. Dispositivo e experiência: relações entre tempo e movimento na arte contemporânea. Revista Poiésis, n. 12, p. 39-50, nov. 2008. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/download/26943/15651. Acesso em: 03 ago. 2020.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CHAVES, Sílvia Nogueira. Da tomada de consciência à invenção de si: uma trajetória na pesquisa narrativa e autobiográfica. In: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Solonildo Almeida da (org.). Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. Cap. 3. p. 51-73. Disponível em: https://www.editorafi.org/365metodologias. Acesso em: 23 fev. 2023.
_________________. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Orgs.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
CORREA, Laura Josani A.; CHAVES, Jussie Sedrez. O uso do Whatsapp como incentivo a pesquisa acadêmica na escola da Alesc. V COLBEDUCA – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação 29 e 30 de outubro de 2019, Joinville/SC, Brasil. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/17257. Acesso em: 22 ago. 2020.
CORAZZA, Sandra Mara. O docente da diferença. Revista Periferia, v. 1, n. 1, jan./jun. 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/3422. Acesso em: 17 out. 2023.
COSTA, Silvio Luiz da Costa; DIAS, Sonia Maria Barbosa. A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão. Jornal de Políticas Educacionais. v.9, n.17 e 18. Jan-Jun e Ago-Dez. 2015. p. 51-60.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: Cinema 2. São Paulo: Brasiliense. 2007.
_________________. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi, Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
_________________. Lógica do Sentido. São Paulo, Perspectiva, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974.
_________________. ¿Qué es un dispositivo? In: BARBIER, E. et al (Orgs.). Michel Foucault, filósofo. Tradução de Alberto Bixio. Barcelona: Gedisa, 1999.
_________________. Os Intercessores. In: _________________. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992. p. 151-168.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol.1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo, Editora 34, 1995.
DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec, Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2001.
FERNANDES, Priscila; VIANA, Gabriel; SCARELI, Giovana. O espaço sempre inacabado do tornar-se professor: a construção do meio. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 215-236 mar. 2016 / jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19664. Acesso em: 25 jul. 2020.
FERRAÇO, Carlos E.; ALVES, Nilda. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa – por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
FERREIRA, Marcia Serna; MARSICO, Juliana. Historicizar os currículos em tempos recentes: regulações e efeitos no ensino e na formação de professores de Ciências e Biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Orgs.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos; COSTA, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 783-803, jul./set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF/#. Acesso em: 05 set. 2023.
FRANÇA JUNIOR, Raimundo Rodrigues de. MAKNAMARA, Marlécio. Metodologias ativas como significado transcendental de currículos de formação médica. Educação em Revista - EDUR. 36. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SDCcMBxHkYGSdn858ZFTbJB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 jan. 2024.
FRANKFURT, Sandra Herszkowicz. Da escola normal à habilitação específica para o magistério em 2° grau: práticas e apropriações (1961-1981). Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10312. Acesso em: 20 set. 2023.
FREIXO, Alessandra Alexandre; FARIA, Marcelo Oliveira de. Carta-imagem: uma cartografia de experiências imagéticas. CONSEPE/UEFS, 2019. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#drafts?compose=GTvVlcSBnNMljQVXHDwgHnhBhqXCqnzLGPMVQhdRHlLBCSwxRrhhxmtGmskfThrbRRHJwkzSDdgKn. Acesso em: 01 Mar. 2022.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a. p. 264-287.
_________________. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.
_________________. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995b
_________________. História da loucura na Idade Clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 2002.
_________________. História da sexualidade: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985 v. 1.
_________________. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
_________________. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
_________________. Microfísica do Poder. Trad. e Org. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
_________________. O retorno da moral. In: MOTTA, M. B. (Org.). Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004c. p.252-63. (Ditos e escritos, 5).
_________________. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: MOTTA, M.B. (Org.). Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004d. p.192-217.
_________________. O sujeito e o poder. In: RABINOV, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995a, p. 231-249.
_________________. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2003.
GASTAL, Maria Luiza. Travessias e Pontes: as histórias de vida e as histórias e vidas ensinando a ensinar biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Orgs.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
GOMES, Manoel Messias; GOMES, Francisco das Chagas; ARAUJO NETO, Benjamim Bento de; MOURA, Niege Dagraça de Sousa; MELO, Severina Rodrigues de Almeida; ARAUJO, Suelda Felício de; NASCIMENTO, Ana Karina do; MORAIS, Lourdes Michele Duarte de. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas. Acesso em: 20 ago. 2023.
GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Foucault e a questão do dispositivo, da governamentalidade e da subjetivação: mapeando noções. Margens, v. 6, n. 7, p. 105-122, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2815. Acesso em: 23 mar. 2022.
GONÇALVES, Rafael M.; RODRIGUES, Allan; GARCIA, Alexandra. A conversa como princípio metodológico para pensar a pesquisa e a formação docente. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa – por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
GONÇALVES, M. A. de A. Experimentações cartográficas em vídeo. In: Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações. FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. (Orgs.). Ed. UFGD, 2013. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDITORA/ebooks/imagens-geografias-e-educacao-intencoes-dispersoes-e-articulacoes-claudio-benito-ferraz-e-flaviana-g.-nunes-orgs.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
GONÇALVES, Teresa N. R. Começar e, talvez, acabar... Inventar um corpo que escreve na formação de pesquisadores em educação. MNEMOSINE (RIO DE JANEIRO) , v. 16, p. 108-133, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/52685. Acesso em: 24 fev. 2023.
GRILO, J. de S. P.; BARBOSA, J. C.; MAKNAMARA, M. O dispositivo da especificidade matemática e a produção do sujeito-professor(a)-de-matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021011, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661833. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661833. Acesso em: 2 jan. 2024.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica, Cartografias do Desejo. Petrópolis: Editora Vozes.4. ed. 1996.
GURGEL, EVANILSON; MAKNAMARA, Marlécio. Antologia de um currículo: notas esquizoanalíticas para cartografar narrativas seriadas. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 48, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4BspQKhqBQYXcgqcY3QBJGP/#. Acesso em: 2 jan. 2024.
GURGEL, EVANILSON; MAKNAMARA, Marlécio. Currículo-slasher e dispositivo da catastrofização: nas entranhas de uma subjetividade zumbi. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 71–93. 2022. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1698. Acesso em: 2 jan. 2024.
GURGEL, EVANILSON; MAKNAMARA, Marlécio. Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21387.035. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21387. Acesso em: 2 jan. 2024.
GURGEL, EVANILSON; MAKNAMARA, Marlécio. Zapear: arsenal metodológico para sintonizar políticas de morte e escapes afirmativos em um currículo. Acta Scientiarum. Education, v. 45(1), 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65614. Acesso em: 2 jan. 2024.
INGOLD, Tim. Ancestry, generation, substance, memory, land. In: _______________. The perception of the environment: essays in livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, Taylor & Francis Group, 2000c. p. 132-152.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, São Paulo, Papirus, 1996.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Orgs). Pistas do método da cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
KASTRUP, Virgínia. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa-intervenção. In: L. R. CASTRO; V. L. BESSET (orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. 1 ed. Rio de Janeiro: Nau, v.1, p. 465-489, 2008.
KERR JUNIOR, Donald Hugh de B. Cartografias da (trans)formação docente: uma experiência estética com o cinema. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4416. Acesso em: 10 set. 2020.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
_______________. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 21 fev. 2023.
_______________. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online), 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25643. Acesso em: 21 abr. 2021.
_______________. Palavras desde o limbo. Notas para outra pesquisa na Educação ou, talvez, para outra coisa que não a pesquisa na Educação. Teias. v. 13 • n. 27 • 287-298 • jan./abr. 2012 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24265/17244. Acesso em: 21 fev. 2023.
_________________. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LOUREIRO, Ines. Em busca de uma noção de experiência. Cienc. Cult., São Paulo, v. 67, n. 1, p. 28-32, Mar. 2015. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252015000100011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 fev. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Conhecer, Pesquisar, Escrever... Educação, Sociedade & Culturas, nº 25, 2007, 235-245. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC25/Arquivo.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
MACIEL, Carina Elisabeth; LIMA, Elizeth Gonzaga Dos Santos; GIMENEZ, Felipe Vieira. Políticas e permanência para estudantes na educação superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 32, n. 3, p. 759 - 781 set./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/68574. Acesso em: 06 nov. 2023.
MAKNAMARA, Marlécio. Cruzando fronteiras discursivas de pesquisas em ensino de Ciências: em foco, currículos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 262-281, 21 dez. 2022a. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13255. Acesso em: 10 nov. 2023.
___________________. Discursos, subjetividades e formação docente: entre culturas da mídia e da memória. Caderno De Letras, (40), 197-208. 2021a. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20750. Acesso em: 06 ago. 2023.
___________________. Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 135-155, 24 ago. 2020.
___________________. O que Joana e Janaína têm a ensinar para o Ensino de Biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Orgs.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020a.
___________________. Onde está o/a educador ambiental na formação docente em Biologia e em Geografia?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 176–196. 2021b. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13301. Acesso em 2 jan. 2024.
___________________. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão E Ação, 28(2), 58-72, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.1418. Acesso em: 22 fev. 2023.
___________________. Rastreando eticamente indícios da constituição de educadores/as ambientais em narrativas docentes. In: PETRUCCI-ROSA, Maria Inês; SEAL, Ana Gabriela de Souza; OLIVEIRA, Paola F. G. Meneghin de (Orgs.). Práticas curriculares e narrativas docentes: ampliando contextos. 1ed.Campinas: Pontes, 2022b, p. 399-420.
___________________. Self-Narratives and subjectivation of Science teachers. Sisyphus, v. 11, n. 2, P. 187-207, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1645. Acesso em: 2 jan. 2023.
___________________. Tornando-me um professor de biologia: memórias de vivências escolares. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 21, n.2, p.495-522, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/download/19730/10598/80472. Acesso em: 06 nov. 2023.
MAKNAMARA, Marlécio. PARAÍSO, Marlucy. A. Pesquisas pós-críticas em educação: notas metodológicas para investigações com currículos de gosto duvidoso. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.41-53. ISSN 0104-7043. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432013000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 nov. 2023.
MASSEY, Doreen B. A mente geográfica. GEOgrafia. Niterói, Universidade Federal Fluminense. Vol.19, No 40, 2017: mai/agos. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/download/13798/8998/53164. Acesso em: 04 set. 2023.
___________________. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio De Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 312 p.
MATIAS, Aline Bicalho; FALCÃO, Márcia Thereza Couto; GROSSEMAN, Suely; GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves. A pandemia da COVID-19 e o trabalho docente: percepções de professores de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 28(2):537-546, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ShxBsc9dLTPwfKpSykGZnjL/?lang=pt#. Acesso em: 04 set. 2023.
MEDEIROS, Mara Glacenir Lemes de. Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes nas relações naturais e sociais. Ciência & Educação, v. 8, n.1, p. 71-82, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n1/06.pdf. Acesso em: 17 ago. 2017.
MELLO, M. B. C. de. O diário de bordo: criando uma linha de fuga sobre uma linha de montagem. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 25, p. 192-209, 2015. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4798/4372. Acesso em: 06 jul. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 5 de setembro de 2023.
___________________. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2021, de 18 de janeiro de 2021. Brasília, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90831-resolucoes-cp-2021. Acesso em: 4 de março de 2024.
___________________. Lei de Cotas. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35544-lei-de-cotas. Acesso em: 06 nov. 2023.
MORAIS, Marcelo Bezerra de. Se Um Viajante... Percursos E Histórias Sobre a Formação De Professores De Matemática No Rio Grande Do Norte. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/2a59b128-56b8-4db3-9fd2-024f6c5aefcf. Acesso em: 10 out. 2023.
NERIS, Rodrigo. Descaminhos da experiência: uma jornada de investigação com estudantes na construção de sentidos na e para a experiência. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. Disponível em: http://www1.ceart.udesc.br/arquivos/id_submenu/739/rodrigo_neris___dissertacao.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
NEVES, Paulo Sérgio da Costa; BARRETO, Paula Cristina da Silva. Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças: uma introdução. Revista Brasileira de Sociologia. Vol 10, No. 26, Set-Dez. 2022. p. 5-16. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/918. Acesso em: 06 nov. 2023.
OLIVEIRA, Andréia Machado; FONSECA, Tania Mara Galli. Contribuições de Deleuze: o acontecimentalizar no social e as sinuosas linhas da trama institucional. Psico, [S. l.], v. 38, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2563. Acesso em: 13 mar. 2023.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo, SP: Cortez, 2005.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Alteridade e ética na pesquisa. In: Comité de Ética em pesquisa da Anped. (Org.). Ética e pesquisa em educação: subsidios. 1ed.Rio de Janeiro: ANPED, 2021, v. 1, p. 13-19. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_agosto_2021.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
OLIVEIRA JR. Wenceslao Machado de; FERRAZ, Cláudio Benito de Oliveira; GIRARDI, Gisele. Percursos na diferença: um ano e quarenta e cinco pessoas. In: FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. (Orgs.). Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações. Ed. UFGD, 2013. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDITORA/ebooks/imagens-geografias-e-educacao-intencoes-dispersoes-e-articulacoes-claudio-benito-ferraz-e-flaviana-g.-nunes-orgs.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio De Janeiro, Graal, 1999.
__________. Genealogias da amizade. São Paulo: Iluminuras, 2002.
__________. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
PALMA-SANTOS, Magno Clery. Entre qualidade, viradas profissionais e futuros na docência: o Pibid e a produção de docentes supervisores/as. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32924. Acesso em: 2 jan. 2024.
PALMA-SANTOS, Magno Clery da; MAKNAMARA, Marlécio. Discursos pedagógicos neoliberais e as artes de governar em um programa de formação docente de biologia. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. Número Extraordinario, p. 3387–3391, 2021. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15459. Acesso em: 5 ago. 2023.
PALMA-SANTOS, Magno Clery da; MAKNAMARA, Marlécio. Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Educação, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 340–350, 2019. DOI: 10.15448/1981-2582.2019.2.29271. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29271. Acesso em: 2 jan. 2024.
PARAISO, Marlucy Alves. Composições curriculares: culturas e imagens que fazemos e que nos fazem. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.108-125. ISSN 1676-2592.
____________________. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Orgs). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1676-25922008000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 ago. 2023.
____________________. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 283-303, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/JrF5H8r96wRTvTDLSzhYpcM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2023.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria, RM: Editora UFSM, 2013.
PRADO, Ruth. Permanência na educação superior: contribuições teóricas e práticas. Linhas Críticas. V. 28. 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/43674. Acesso em: 06 nov. 2023.
RAMOS NETO, Walmir da Cunha. Cartografia com o ensino do corpo humano. 2016. 139 p. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) – Universidade Federal de São João del-Rei, 2016. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/Dissertacao%20Waldir%20da%20Cunha%20Ramos%20Neto.pdf. Acesso em: 24 mai. 2021.
REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendizagens coletivas e ecologia de saberes: as rodas de conversa como autoformação docente. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa – por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
REY, Sandra. Experiência, documentação, experimentação: projeto desdobramentos da paisagem e a experiência da natureza em ecossistemas originais. In: 22o Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos, 2013, Belém. Anais do 22o Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos. Belém: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2013. v. 1. p. 1749-1758. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/comites/pa/Sandra%20Rey.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Editora Estação Liberdade, São Paulo, SP, 1989.
ROLNIK, Suely. Antropofagia Zumbi. N-1 Edições, São Paulo, SP, 2021.
ROSA, Maria Inês Petrucci et al. Os cientistas nos desenhos animados e os olhares das crianças. In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, UNICAMP – SP, 2004. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL134.pdf. Acesso em: 3 mar. 2022.
SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Tulio Aniceto; JACINTO, Paulo de Andrade. Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. 44° Encontro Nacional de Economia - Anpec, 2016, Brasil. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/10648. Acesso em: 06 nov. 2023.
SAMPAIO, Carmen S.; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa – por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
SANTANA, L. C. de. (Com)posições docentes em narrativas de formação de um professor de ciências e biologia. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33489. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, André Vitor Fernandes dos Santos. Áreas de conhecimento como princípio de organização curricular: um olhar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Orgs.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Retratos da Escola, [S. l.], v. 2, n. 2/3, 2012. DOI: 10.22420/rde.v2i2/3.123. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123. Acesso em: 27 ago. 2023.
SERPA, Andréa. Conversas: possibilidades de pesquisa com o cotidiano. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa – por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB). Informações sobre a Covid-19. 2023. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/informacoes-sobre-a-covid-19/. Acesso em: 05 abr. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Dimensão ética da investigação científica. 2014. In. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.9, n. 1, p.199-208. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: mar. 2021.
SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Retratos da Escola , v. 2, p. 41-44, 2008.
SILVA, J. P. S.; SANTOS, R. R.; OLIVEIRA, F. M. V. A.; FREIXO, A. A. “As plantas vão à mesa”: Trabalhando o reino Plantae e a importância dos vegetais na alimentação humana. III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Anais... Campina Grande, PB. 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2018/TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID83_07032018214841.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.
SILVA, João Paulo dos Santos. Cartografia docente: alinhavos entre imagens, experiências e naturezas na formação de professores de Ciências e Biologia. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/895. Acesso em: 29 jun. 2020.
SILVA, João Paulo dos Santos. Perceber ou Não Perceber, eis a Questão: o Papel das Imagens de Natureza na Construção do Conhecimento em Biologia. 2013. 52 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
SILVA, L. C. S.; CUNHA, M. M. DA S. GRAFIAS QUE ROMPEM SILÊNCIOS. Imagens da Educação, v. 11, n. 4, p. 98-117, 17 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54240. Acesso em: 15 ago. 2023.
SILVA, Marcos. Paulo Freire, Vygotsky, Freinet, Dewey e Anísio Teixeira usariam o Whatsapp. In: PORTO, C.; OLIVEIRA, K.E.; CHAGAS, A. (Orgs.). Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017, 302 p. ISBN 978-85-232-2020-4. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788523220204. Acesso em: 22 set. 2020.
SILVA, Polyana Tenório de Freitas e; SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra. Políticas de permanência estudantil na educação superior: reflexões de uma revisão da literatura para o contexto. Revista de Administração Pública. v. 56 n. 5. 2022. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/87932. Acesso em: 06 nov. 2023.
SILVA, Ramires F. Cartografias da formação docente: dobras do acontecimento. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. CampusI. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, 2017. Disponível em: https://saberaberto.homologacao.uneb.br/items/be904921-d1b3-4464-9c31-04403df7b892. Acesso em: 24 jul. 2020.
SILVA, Tatiane Moura da. As competências da bncc e as tendências pedagógicas no processo de ensino/aprendizagem. Pedagogia em Ação, v.18, n.1 (1 sem. 2022) -ISSN 2175- 7003. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/28837. Acesso em: 06 set. 2023.
SCHULZE, Carolina D.; PREVE, Ana Maria H. Cartografando moradas de rua: mapas preliminares de uma cidade que não se vê. Revista Geografares, Edição Especial, p.163-181, Janeiro-Agosto. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8059/5709. Acesso em: 23 jun. 2020.
SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001.
SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (Orgs.). Memória e Formação de Professores. Salvador: EDUFBA, 2007, v., p. 137-156. Disponível em: https://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-04.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.
SOUZA, S. A. L. de; SOUSA, M. P. de; ARAGÃO, W. H. Dialogando sobre a BNCC, o currículo e a sua interferência Para a formação de professores. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 412–424, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13536. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13536. Acesso em: 19 ago. 2023.
SÜSSEKIND, Maria L.; PELLEGRINI, Raphael. Os ventos do norte não movem moinhos... In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa – por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira De Educação, (14), 61–88. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200005. Acesso em: 22 ago. 2023.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo, SP: Difel, 1980.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Aprovação das cotas raciais na UnB completa 15 anos. 2018. Disponível em: https://noticias.unb.br/76-institucional/2319-aprovacao-das-cotas-raciais-na-unb-completa-15-anos. Acesso em: 10 nov. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ). Sistema de Cotas. 2023. Disponível em: https://www.uerj.br/inclusao-e-permanencia/sistema-de-cotas/. Acesso em: 10 nov. 2023.
ULTRAMARI, Clovis; CARDOSO, Nelson Ari; MOURA, Rosa. Territorialidades em movimento. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 4, p. 6 a 13, abr. 1995. ISSN 1982-3134. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8256. Acesso em: 19 ago. 2020.
VIVOT, Claudia C.; L’ABBATE, Solange; FORTUNA, Cinira M.; SACARDO, Danielle P.; KASPER, Maristel. O uso do WhatsApp enquanto ferramenta de pesquisa na análise das práticas profissionais da enfermagem na Atenção Básica. Mnemosine Vol.15, nº1, p. 242-264 (2019) – Parte Geral - Artigos. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/45984. Acesso em: 22 set. 2020.
WEINMANN, Amadeu de Oliveira. Dispositivo: um solo para a subjetivação. Psicol. Soc.,Porto Alegre , v. 18, n. 3, p. 16-22, Dec. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822006000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mai. 2021.
WITTKOWSKI, Jussete Rosane Trapp; MENEGHEL, Stela Maria. Políticas de Ação Afirmativa na Educação Superior brasileira: entre conquistas e negações. Reflexividades Polyphōnícas. Vol. 3, Núm. 3, Noviembre-Diciembre 2019, págs.130-152. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/422383941.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19). 2023. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1. Acesso em: 04 abr. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS). Uefs celebra 10 anos do sistema de cotas. 2017. Disponível em: http://www.propaae.uefs.br/arquivos/File/Documentos/Noticia_dos_10_anos.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023. | pt_BR |