Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39397
Tipo: Dissertação
Título: IMPACTOS DAS INFECÇÕES VIRAIS CONGÊNITAS NO NEURODESENVOLVIMENTO
Autor(es): Freitas, Ana Clara Santos Alves de Oliveira
Primeiro Orientador: Freitas, Patrícia Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Fernanda de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Fabricio Freire de
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Patrícia Martins de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para investigar os efeitos das infecções virais congênitas para o neurodesenvolvimento e apresentar formas de identificação por meio da avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. O estudo desenvolvido faz parte da conclusão do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde e está ligado à linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde. Por meio de revisão sistemática da literatura foram investigados os efeitos de infecções como COVID-19. A revisão foi escolhida como modelo metodológico com objetivo de sintetizar os principais achados da literatura e apontar direcionamentos para a atuação dos profissionais da saúde. Após os resultados da revisão verificou-se a necessidade de elaboração de material informático para os profissionais e para a população sobre os riscos das infecções virais e sobre os sinais de identificação de atraso neuropsicomotor. Assim a dissertação está composta por dois produtos, um bibliográfico que o artigo de revisão e outros produto técnico que é a cartilha informativa. Primeiro será apresentado o artigo de revisão e posteriormente a cartilha. Artigo de Revisão: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura e a confecção de uma cartilha informativa para pais e profissionais da área de saúde. A revisão sistemática de literatura investigou os impactos do neurodesenvolvimento infantil relacionados à infecção congênita pelo SARS-CoV-2 com foco nas consequências neurológicas que podem acarretar para o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês e crianças. Os estudos analisados na revisão sistemática mostraram identificação de sinais de atraso através das escalas de avaliação neuropsicomotora; a exposição a infecção congênita foi dividida entre gestantes sintomáticas e assintomáticas e os resultados identificaram atraso neuropsicomotor em 71,4% dos estudos analisados. A cartilha informativa foi desenvolvida com o objetivo de orientar pais e profissionais da saúde sobre a relação entre as infecções congênitas por vírus, como o zika vírus, o SARS-CoV-2 relacionados aos possíveis atrasos do neurodesenvolvimento, abrangendo informações fundamentais sobre as infecções virais, o desenvolvimento neural, o desenvolvimento infantil e os transtornos do neurodesenvolvimento. A abordagem da cartilha é acessível e visa facilitar a compreensão tanto para pais quanto para profissionais da saúde, oferecendo orientações valiosas. Este trabalho contribui para a literatura científica e fornece uma síntese abrangente das implicações do neurodesenvolvimento infantil em contextos de infecções congênitas, buscando impactar a prática clínica e o suporte familiar por meio da criação de uma ferramenta educacional aplicável e relevante.
Abstract: This final work was developed to investigate the effects of congenital viral infections on neurodevelopment and present ways of identification through the assessment of neuropsychomotor development. The study is part of the completion of the Professional Master's Degree in Health Psychology and is linked to the line of Research Human Development and Educational Practices in Health. Through a systematic review of the literature, the effects of infections such as COVID-19 were investigated. The review was chosen as a methodological model with the objective of synthesizing the main findings in the literature and pointing out directions for the actions of health professionals. After the results of the review, it was verified the need to develop computer material for professionals and the population on the risks of viral infections and on the signs of identifying neuropsychomotor delay. Thus, the dissertation is composed of two products, a bibliographical one, which is the review article, and another technical product, which is the informative booklet. First the review article will be presented and then the booklet. First the review article will be presented and then the booklet. Review Article: The objective of this study was to carry out a systematic literature review and create an informative booklet for parents and health professionals. The systematic literature review investigated the impacts on child neurodevelopment related to congenital SARS-CoV-2 infection, focusing on the neurological consequences that may have on the neuropsychomotor development of babies and children. The studies analyzed in the systematic review showed identification of signs of delay through neuropsychomotor assessment scales; exposure to congenital infection was divided between symptomatic and asymptomatic pregnant women and the results identified neuropsychomotor delay in 71.4% of the studies analyzed. The informative booklet was developed with the aim of guiding parents and health professionals on the relationship between congenital virus infections, such as the Zika virus and SARS-CoV-2, related to possible delays in neurodevelopment, covering fundamental information about viral infections , neural development, child development and neurodevelopmental disorders. The booklet's approach is accessible and aims to facilitate understanding for both parents and healthcare professionals, offering valuable guidance. This work contributes to the scientific literature and provides a comprehensive synthesis of the implications of child neurodevelopment in the context of congenital infections, seeking to impact clinical practice and family support through the creation of an applicable and relevant educational tool.
Palavras-chave: infecção congênita
neurodesenvolvimento
deficiência intelectual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39397
Data do documento: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Clara Freitas.pdf14,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.