Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Antonio Mardson de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-04T14:23:49Z-
dc.date.available2024-05-26-
dc.date.available2024-07-04T14:23:49Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationSilva, Antonio Mardson de Oliveira. Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica: uma proposta para vivências musicais em sala de aula / Antonio Mardson de Oliveira Silva. - 2023. 70 f.: il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39505-
dc.description.abstractThis research entitled Songs and Charms of the Brazilian Traditional and Popular in Basic Education: A Proposal for Musical Experiences in the Classroom Class, presented to the Professional Master's Degree in Arts (PROFARTES) at Federal University of Bahia (UFBA), reflected on the potential educational content contained in the knowledge and practices present in this repertoire, based on the use of poetic-musical elements contained in these manifestations. Therefore, a qualitative approach was adopted based on a methodology ethnographic, with a view to identifying and reflecting on how the pedagogical proposal based on traditional and popular songs can contribute to the improvement of music learning in basic education. were applied pedagogical interventions with a 6th year class of basic elementary school in a municipal school in the city of Salvador/BA. As theoretical contributions to the importance of valuing the epistemes and contents of Afro-diasporic and/or Amerindians, the project is supported by the reflections of Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) and Paz (2014). About respect for prior knowledge with which students arrive at school spaces formal forms and the values ​​that they introject into the popular songs conveyed by media or learned in coexistence within society, we rely on contributions from Swanwick (2003), Freire (1996) and Souza (2003). We are also in line with current prerogatives that debate the importance of decolonize social structures forged from hegemonic imposition Eurocentric approach that has always privileged, and continues to privilege, literacy in detriment of cultures based on orality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanção popularpt_BR
dc.subjectCanções tradicionaispt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subject.otherPopular songpt_BR
dc.subject.otherTradicional songspt_BR
dc.subject.otherDecolonialitypt_BR
dc.subject.otherMusical educationpt_BR
dc.subject.otherOralitypt_BR
dc.titleCantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica: uma proposta para vivências musicais em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeSongs and charms from the traditional and popular Brazilian songbook in basic education: a proposal for musical experiences in the classroompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Ângelo Tavares-
dc.contributor.referee1Castro, Ângelo Tavares-
dc.contributor.referee2Braga, Simone Marques-
dc.contributor.referee3Candusso, Flavia Maria Chiara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5959397297634615pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada Cantos e Encantos do Cancioneiro Tradicional e Popular na Educação Básica: Uma Proposta Para Vivências Musicais em Sala de Aula, apresentado ao Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), refletiu sobre as potencialidades educacionais contidas nos saberes e fazeres presentes nesse repertório, a partir do uso de elementos poético-musicais contidos nessas manifestações. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa a partir de uma metodologia de cunho etnográfico, com vistas a identificar e refletir sobre como a proposta pedagógica alicerçada em canções tradicionais e populares podem contribuir para o aprimoramento das aprendizagens em música na educação básica. Foram aplicadas intervenções pedagógicas com uma turma do 6º ano do ensino fundamental básico numa escola municipal da cidade de Salvador/BA. Como aportes teóricos sobre a importância de valorizar as epistemes e conteúdos da culturas afrodiaspóricas e/ou ameríndias, o projeto está apoiado nas reflexões de Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) e Paz (2014). Acerca do respeito aos conhecimentos prévios com os quais os discentes chegam aos espaços escolares formais e aos valores que introjetam sobre as canções populares veiculadas pelas mídias ou apreendidas em convívio dentro da sociedade, nos apoiamos nas contribuições de Swanwick (2003), Freire (1996) e Souza (2003). Estamos, também, em consonância com prerrogativas atuais que debatem a importância de descolonizar as estruturas sociais forjadas a partir da imposição hegemônica eurocêntrica que sempre privilegiou, e continua a privilegiar, o letramento em detrimento das culturas baseadas na oralidade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.relation.referencesBASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação musical expressiva: uma abordagem para a formação de professores de música da educação básica . Salvador, EDUFBA, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CANDUSSO, Flavia. Capoeira Angola, educação musical e valores civilizatórios afro-brasileiros. Universidade Federal da Bahia. Escola de Música, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19206> Acesso em: 17 nov. 2023 CANDUSSO, Flavia et al. Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018. ABEM, 2019. Disponível em: <https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFil e/336/91> Acesso em: 16 abr. 2023. CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-construc3a7c3a3o-do-outro-co mo-nc3a3o-ser-como-fundamento-do-ser-sueli-carneiro-tese1.pdf . Acesso em: 16 abr. 2023. DUMAS, A. G. NÃO SE APRENDE SAMBA NO COLÉGIO? Folguedos populares e processos pedagógicos. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/665. Acesso em: 16 abr. 2023. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa . São Paulo, Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira [recurso eletrônico] / Paulo Freire; Ana Maria de Araújo Freire. - 11. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983. MARTINS, Leda. PERFORMANCES DA ORALITURA: CORPO, LUGAR DA MEMÓRIA. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em: 16 abr. 2023. PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 3ª ed. Brasília, DF: Musimed Edições Musicais, 2015. Revista Brasileira de Estudos da Canção. 2012. Disponível em: https://rbec.ect.ufrn.br/. Acesso em: 16 abr. 2023. SALVADOR (BA). Prefeitura. Referenciais curriculares de arte para o ensino fundamental da rede municipal de educação / Prefeitura. Municipal de Salvador; Universidade Federal da Bahia; Beth Rangel, Rita Aquino, Suzane Lima Costa (orgs.) - Itajaí: Casa Aberta Editora, 2017 SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano . Porto Alegre, Sulina, 2009. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente . São Paulo: Moderna, 2003. SOUZA, Luan Sodré de. Educação Musical Afrodiaspórica: uma proposta decolonial para o ensino acadêmico do violão a partir dos sambas do Recôncavo baiano. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31655/3/Tese%20Luan%20Souza.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023. ULHÔA, M. T. de. A Análise da Música Brasileira Popular. Cadernos do Colóquio, [S. l.], v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: http://seer.unirio.br/coloquio/article/view/10. Acesso em: 16 abr. 2023. XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 14, p. 110-117, jul. 2020. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A “literatura” medieval / Paul Zumthor; tradução Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. - São Paulo: Companhia das Letras, 1993. ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. São Paulo, EDITORA HUCITEC, 1997.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica_ uma proposta para__ vivências musicais em sala de aula _ Antonio Mardson de Oliveira Silva. - 2023..pdf43,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.