Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Antonio Mardson de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T14:23:49Z | - |
dc.date.available | 2024-05-26 | - |
dc.date.available | 2024-07-04T14:23:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Antonio Mardson de Oliveira. Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica: uma proposta para vivências musicais em sala de aula / Antonio Mardson de Oliveira Silva. - 2023. 70 f.: il. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39505 | - |
dc.description.abstract | This research entitled Songs and Charms of the Brazilian Traditional and Popular in Basic Education: A Proposal for Musical Experiences in the Classroom Class, presented to the Professional Master's Degree in Arts (PROFARTES) at Federal University of Bahia (UFBA), reflected on the potential educational content contained in the knowledge and practices present in this repertoire, based on the use of poetic-musical elements contained in these manifestations. Therefore, a qualitative approach was adopted based on a methodology ethnographic, with a view to identifying and reflecting on how the pedagogical proposal
based on traditional and popular songs can contribute to the improvement of music learning in basic education. were applied pedagogical interventions with a 6th year class of basic elementary school in a municipal school in the city of Salvador/BA. As theoretical contributions to the importance of valuing the epistemes and contents of Afro-diasporic and/or Amerindians, the project is supported by the reflections of Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) and Paz (2014). About respect for prior knowledge with which students arrive at school spaces formal forms and the values that they introject into the popular songs conveyed by media or learned in coexistence within society, we rely on contributions from Swanwick (2003), Freire (1996) and Souza (2003). We are also in line with current prerogatives that debate the importance of decolonize social structures forged from hegemonic imposition Eurocentric approach that has always privileged, and continues to privilege, literacy in detriment of cultures based on orality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Canção popular | pt_BR |
dc.subject | Canções tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.other | Popular song | pt_BR |
dc.subject.other | Tradicional songs | pt_BR |
dc.subject.other | Decoloniality | pt_BR |
dc.subject.other | Musical education | pt_BR |
dc.subject.other | Orality | pt_BR |
dc.title | Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica: uma proposta para vivências musicais em sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Songs and charms from the traditional and popular Brazilian songbook in basic education: a proposal for musical experiences in the classroom | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Ângelo Tavares | - |
dc.contributor.referee1 | Castro, Ângelo Tavares | - |
dc.contributor.referee2 | Braga, Simone Marques | - |
dc.contributor.referee3 | Candusso, Flavia Maria Chiara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5959397297634615 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada Cantos e Encantos do Cancioneiro Tradicional e Popular na Educação Básica: Uma Proposta Para Vivências Musicais em Sala de Aula, apresentado ao Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), refletiu sobre as potencialidades educacionais contidas nos saberes e fazeres presentes nesse repertório, a partir do uso de elementos poético-musicais contidos nessas manifestações. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa a partir de uma metodologia de cunho etnográfico, com vistas a identificar e refletir sobre como a proposta pedagógica
alicerçada em canções tradicionais e populares podem contribuir para o aprimoramento das aprendizagens em música na educação básica. Foram aplicadas intervenções pedagógicas com uma turma do 6º ano do ensino fundamental básico numa escola municipal da cidade de Salvador/BA. Como aportes teóricos sobre a
importância de valorizar as epistemes e conteúdos da culturas afrodiaspóricas e/ou ameríndias, o projeto está apoiado nas reflexões de Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) e Paz (2014). Acerca do respeito aos conhecimentos prévios com os quais os discentes chegam aos espaços escolares
formais e aos valores que introjetam sobre as canções populares veiculadas pelas mídias ou apreendidas em convívio dentro da sociedade, nos apoiamos nas contribuições de Swanwick (2003), Freire (1996) e Souza (2003). Estamos, também, em consonância com prerrogativas atuais que debatem a importância de
descolonizar as estruturas sociais forjadas a partir da imposição hegemônica eurocêntrica que sempre privilegiou, e continua a privilegiar, o letramento em detrimento das culturas baseadas na oralidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
dc.relation.references | BASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação musical expressiva: uma abordagem para a
formação de professores de música da educação básica . Salvador, EDUFBA,
2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDUSSO, Flavia. Capoeira Angola, educação musical e valores civilizatórios
afro-brasileiros. Universidade Federal da Bahia. Escola de Música, 2009.
Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19206> Acesso em: 17
nov. 2023
CANDUSSO, Flavia et al. Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08:
Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018.
ABEM, 2019. Disponível em:
<https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFil
e/336/91> Acesso em: 16 abr. 2023.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2005. Disponível em:
https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-construc3a7c3a3o-do-outro-co
mo-nc3a3o-ser-como-fundamento-do-ser-sueli-carneiro-tese1.pdf . Acesso em: 16
abr. 2023.
DUMAS, A. G. NÃO SE APRENDE SAMBA NO COLÉGIO? Folguedos populares
e processos pedagógicos. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento, [S. l.],
v. 1, n. 1, 2014. Disponível em:
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/665. Acesso em:
16 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,
1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa . São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira [recurso eletrônico] / Paulo Freire; Ana
Maria de Araújo Freire. - 11. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Publicado originalmente em inglês com o título:
The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983.
MARTINS, Leda. PERFORMANCES DA ORALITURA: CORPO, LUGAR DA
MEMÓRIA. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em: 16
abr. 2023.
PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 3ª ed. Brasília, DF: Musimed Edições
Musicais, 2015.
Revista Brasileira de Estudos da Canção. 2012. Disponível em:
https://rbec.ect.ufrn.br/. Acesso em: 16 abr. 2023.
SALVADOR (BA). Prefeitura. Referenciais curriculares de arte para o ensino
fundamental da rede municipal de educação / Prefeitura. Municipal de
Salvador; Universidade Federal da Bahia; Beth Rangel, Rita Aquino, Suzane Lima
Costa (orgs.) - Itajaí: Casa Aberta Editora, 2017
SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano . Porto Alegre,
Sulina, 2009. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente . São
Paulo: Moderna, 2003.
SOUZA, Luan Sodré de. Educação Musical Afrodiaspórica: uma proposta
decolonial para o ensino acadêmico do violão a partir dos sambas do Recôncavo
baiano. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2019.
Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31655/3/Tese%20Luan%20Souza.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023.
ULHÔA, M. T. de. A Análise da Música Brasileira Popular. Cadernos do
Colóquio, [S. l.], v. 1, n. 1, 2007. Disponível em:
http://seer.unirio.br/coloquio/article/view/10. Acesso em: 16 abr. 2023.
XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 14, p.
110-117, jul. 2020.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A “literatura” medieval / Paul Zumthor;
tradução Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. - São Paulo: Companhia das
Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução Jerusa Pires Ferreira,
Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. São Paulo, EDITORA HUCITEC,
1997. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ProfArtes)
|