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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Lázaro de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-07-19T18:03:58Z-
dc.date.available2024-07-19T18:03:58Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationSANTOS, José Lázaro de Carvalho. Análise espacial para aplicação de instrumentos da política urbana e recuperação de mais valia fundiária em áreas no entorno de estações de transporte. 2024. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39629-
dc.description.abstractThis research contributes to the development of methodologies for the application of urban policy instruments, aimed at recovering the added value of urban land in cities, arising from investments in urban mobility. A study is carried out in the municipality of Salvador-Ba, Brazil. Initially, there are conceptual studies on the added value of urban land, on the instruments of urban policy, used in the planning and management of land use and occupation, with the interference of various public and private agents, and on the concept of TOD - Transport Oriented Development, in an integrated vision of transport planning and urban land use. The processes of formation and recovery of urban land value in cities are discussed, focusing on situations that occur in areas surrounding high-capacity transport stations, valued due to the application of predominantly public investments. The objective is to build a methodology to assist in the application of these instruments. The research methodology uses hierarchical multi-criteria analysis – AHP, with the help of a Geographic Information System – GIS, and weighting of the criteria considered most important, spatialized within a radius of 1 km from the stations on lines 1 and 2 of the Salvador Metro, such as: Standard Unit Value of Land - VUPT, real estate market preferences, diversity of activities, slope, walking distance to stations, per capita income and connectivity with the transport system. The results demonstrated that it is possible to achieve representation of the areas considered most prone to real estate appreciation and, therefore, recommended for application of the instruments, based on better definition, delimitation and/or regulation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise espacial (Estatística)pt_BR
dc.subjectEstações do metrô - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectPolítica urbana - Métodos estatísticospt_BR
dc.subject.otherCity planning - Salvador (Brazil)pt_BR
dc.subject.otherSpatial analysis (Statistics)pt_BR
dc.subject.otherSubway stations - Salvador (Brazil)pt_BR
dc.subject.otherUrban policy - Statistical methodspt_BR
dc.titleAnálise espacial para aplicação de instrumentos da política urbana e recuperação de mais valia fundiária em áreas no entorno de estações de transportept_BR
dc.title.alternativeSpatial analysis for the application of urban policy instruments and recovery plus land value in areas surrounding transport stationspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Gilberto Corso-
dc.contributor.advisor1ID0000-0002-5549-2052pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8547934593183920pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Gilberto Corso-
dc.contributor.referee1ID0000-0002-5549-2052pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8547934593183920pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Maria das Graças Borja Gondim dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6269423586721771pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Ilce Marilia Dantas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2842175555340702pt_BR
dc.contributor.referee4Delgado, Juan Pedro Moreno-
dc.contributor.referee4ID0000-0002-0484-2964pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7206057274277028pt_BR
dc.contributor.referee5Orrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.referee5ID0000-0003-4789-6708pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307508005355403pt_BR
dc.creator.ID0000-0001-7875-4329pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208088909946593pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa contribui para o desenvolvimento de metodologias para aplicação dos instrumentos da política urbana, voltados para a recuperação da mais valia fundiária urbana nas cidades, oriundos de investimentos em mobilidade urbana. É realizado um estudo no município de Salvador-Ba, Brasil. Inicialmente há estudos conceituais sobre a mais valia fundiária urbana, sobre os instrumentos da política urbana, utilizados no planejamento e gestão do uso e ocupação do solo, com interferência de vários agentes públicos e privados, e, sobre o conceito de DOT - Desenvolvimento Orientado ao Transporte, numa visão integrada de planejamento de transporte e uso do solo urbano. Discute-se os processos de formação e recuperação de mais valia fundiária urbana nas cidades, com enfoque a situações que ocorrem em áreas no entorno de estações de transporte de alta capacidade, valorizadas diante da aplicação de investimentos, predominantemente, públicos. O objetivo é de construir uma metodologia para auxiliar na aplicação destes instrumentos. A metodologia da pesquisa utiliza a análise hierárquica multicritério – AHP, com auxílio de Sistema de Informação Geográfica - SIG, e ponderação dos critérios considerados mais importantes, espacializados num raio de 1 km das estações das linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador, como: Valor Unitário Padrão de Terreno - VUPT, preferências do mercado imobiliário, diversidade de atividades, declividade, distância de caminhada até as estações, renda per capita e conectividade com o sistema de transportes. Os resultados demonstraram ser possível chegar a representação das áreas consideradas as mais propensas à valorização imobiliária e, portanto, indicadas para aplicação dos instrumentos, a partir de melhor definição, delimitação e/ou regulamentação destes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

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