Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Xavier, Matheuzza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:40:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T13:40:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39634 | - |
dc.description.abstract | This research examines the performativity of Travesti and trans, black and/or racialized bodies,
marked by the phenomenon of anti-blackness, which develops a contemporary racial political
perspective to analyze and understand the racial dynamics of today's world. From my experience
as an actress, playwright and researcher and artistic, political, social and racial reading of spaces
and scenic productions, I dedicate myself to an ethnographic investigation based on the theatrical
show Black Skin, white masks based on the book of the same name by Frantz Fanon, and directed
by Onisajé, focusing on the creation of the character Fanon, on the creative process, on
performativity and on the disruption of norms perpetrated by the white supremacy in the
processes of artistic and social construction. It develops, then, from the understanding of the
world through Travestility, new discourses and practices that tend to demolish (inter)national
projects and models of art and humanity, under the control of a white, western and imperialist
system. In this way, concepts such as existences and divergent bodies are proposed to rethink the
movement of racialized people in the world who do not fit the western binary gender norms, as
well as to assimilate the powerful association of the concepts of anti-blackness and Travestility as
a split in the models colonial differences of gender and race within the field of the arts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Travestilidade | pt_BR |
dc.subject | Antinegritude | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Encenação | pt_BR |
dc.subject | Corpos divergentes | pt_BR |
dc.subject.other | Travestility | pt_BR |
dc.subject.other | Antiblackness | pt_BR |
dc.subject.other | Performativity | pt_BR |
dc.subject.other | Staging | pt_BR |
dc.subject.other | Divergent bodies | pt_BR |
dc.title | A Travestilidade em cena: o corpo travesti no espetáculo Pele Negra, máscaras brancas | pt_BR |
dc.title.alternative | Travestility on stage: the Travesti body in the play Black Skin, white masks | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marfuz, Luiz César Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5682367415468201 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Serrano, Leonardo José Sebiane | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8010584231449560 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marfuz, Luiz César Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Serrano, Leonardo Jose Sebiane | - |
dc.contributor.referee3 | Dumas, Alexandra Gouvea | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5041254022481817 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Barbosa, Onisajé, Fernanda Julia | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7928666697696290 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6812-6513 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9186018509488498 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa examina a performatividade de corpos travestis e trans, negros e/ou racializados,
marcados pelo fenômeno da antinegritude, que desenvolve uma perspectiva político racial
contemporânea para analisar e entender as dinâmicas raciais do mundo atual. A partir da minha
experiência como atriz, dramaturga, pesquisadora e leitura artística, política, social e racial dos
espaços e produções cênicas, dedico-me a uma investigação etnográfica tendo como base o
espetáculo teatral Pele Negra, máscaras brancas baseado no livro homônimo de Frantz Fanon, e
dirigido por Onisajé, com foco na criação da personagem Fanon, no processo criativo, na
performatividade e na disrupção de normas perpetradas pela supremacia da branquitude nos
processos de construção artística e social. Desenvolve-se, então, a partir da compreensão de
mundo por meio da Travestilidade, novos discursos e práticas que tendem a demolir projetos e
modelos (inter)nacionais de arte e humanidade, sob controle de um sistema branco, ocidental e
imperialista. Desse modo, conceitos como existências e corpos divergentes são propostos para
repensar a movimentação de pessoas racializadas no mundo que não se enquadram nas normas
binárias de gênero do ocidente, bem como, assimilar a potente associação dos conceitos de
antinegritude e Travestilidade como uma cisão aos modelos coloniais de gênero e raça dentro do
campo das artes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|