Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Castello Branco, Fabrício Mathias | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T14:58:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T14:58:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39706 | - |
dc.description.abstract | From an urban provocation arises the questioning about the typical character in the
national dramaturgy. Is there such an interlocutor, capable of giving an identity to the
theatrical production of a model to be replicated? The research proposes to answer the
question through an extensive literary deepening, searching from the first records until
the disappearance of such a character. The malandro is the center of this dissertation and
its entire trajectory from its emergence in an Iberian Peninsula to its perfect insertion in
the tropics. Co-opted by Brazilian behavior, its diffusion will be widely addressed by
theater and literature. Through records of his circulation, two cities are identified as
being occupied by his figure. Namely, Rio de Janeiro and Salvador, cities where this
investigation is applied through everyday observation and bohemian insertion. The
occupation of two coastal towns with different behaviors bequeaths the port region to
the malandro, where all his possibilities for action take place in excellence. Understood
as a person at first, his transformation into a character is inherent in his popular
imagination. Gaining the nickname of an adjective, malandragem is narrated in models
that become classics in literature, taking to the stages according to the social
transformation of the streets. As an urban chronicle, the produced dramaturgies insert
the malandro as a provocateur of conflicts and articulator, oblivious to a Manichean
balance. Observing political variations, the malandro transforms and adapts to maintain
his existence. Faced with the examples of different authors, we perceive the decline of
the character until his definitive disappearance. Proving to be the typical representative
of national dramaturgy, two examples are cited to suggest a model of malandragem
understood between the acting environments. Namely, public and private become the
spheres where the characters Vadinho by Jorge Amado and Max Overseas by Chico
Buarque perpetuate the archetypal conduct, justifying all the deepening of this research. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Malandro | pt_BR |
dc.subject | Malandragem | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Boêmia | pt_BR |
dc.subject.other | Malandro | pt_BR |
dc.subject.other | Malandragem | pt_BR |
dc.subject.other | Theater | pt_BR |
dc.subject.other | Literature | pt_BR |
dc.subject.other | Dramaturgy | pt_BR |
dc.subject.other | Character | pt_BR |
dc.subject.other | Bohemia | pt_BR |
dc.title | DA LAPA AO PELOURINHO: ONDE VIVE A MALANDRAGEM? O SURGIMENTO DO PERSONAGEM MALANDRO E SUA COMPARAÇÃO NAS OBRAS DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, DE JORGE AMADO, E A ÓPERA DO MALANDRO, DE CHICO BUARQUE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dramaturgia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Gil Vicente Barbosa de Marques | - |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Gil Vicente Barbosa de Marques | - |
dc.contributor.referee2 | Alcântara, Paulo Henrique Correia | - |
dc.contributor.referee3 | Merísio, Paulo Ricardo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3162872507365506 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de uma provocação urbana surge o questionamento acerca do típico
personagem na dramaturgia nacional. Existe tal interlocutor, capaz de dar uma
identidade a produção teatral de um modelo a ser replicado? A pesquisa se propõe a
responder o questionamento através de um extenso aprofundamento literário, buscando
desde os primeiros registros até o desaparecimento de tal personagem. O malandro é o
centro dessa dissertação e toda sua trajetória desde seu surgimento em uma Península
Ibérica até sua perfeita inserção nos trópicos. Cooptado pelo comportamento brasileiro,
sua difusão será amplamente abordada pelo teatro e pela literatura. Através de registros
de sua circulação, identificam-se duas cidades como sendo ocupadas por sua figura.
Nomeadamente, Rio de Janeiro e Salvador, cidades onde essa investigação se aplica
através da observação cotidiana e inserção boêmia. A ocupação de duas cidades
litorâneas de comportamentos distintos lega ao malandro a região portuária, onde toda
sua possibilidade de ação se dá em excelência. Entendido como pessoa em um primeiro
momento, sua transformação em personagem é inerente ao seu imaginário popular.
Ganhando alcunha de adjetivo, a malandragem é narrada em modelos que se tornam
clássicos na literatura, subindo aos palcos segundo a transformação social das ruas.
Como crônica urbana, as dramaturgias produzidas inserem o malandro como
provocador de conflitos e articulador, alheio a uma balança maniqueísta. Observando as
variações políticas o malandro se transforma e se adapta para manter sua existência.
Diante da exemplificação de diferentes autores, percebemos o declínio do personagem
até seu definitivo desaparecimento. Provando ser o típico representante da dramaturgia
nacional, dois exemplos são citados para a sugestão de um modelo de malandragem
compreendida entre os ambientes de atuação. A saber, público e privado se tornam as
esferas onde os personagens Vadinho de Jorge Amado e Max Overseas, de Chico
Buarque eternizam a conduta arquetípica, justificando todo o aprofundamento dessa
pesquisa | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|