Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Rodrigo Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:09:57Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T18:09:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39762 | - |
dc.description.abstract | À Deriva Sonora (Sound Drift) is a research project that aims to create a historical and artistic overview of thinkers and creators who reflect on urban space as a political and creative power through sound art. Starting from flânerie, Dadaist visits, Surrealist wanderings, Situationist dri- fts and sound walks, a journey of perceptions of urban space is developed. An investigative path of sound as materiality is created based on Pierre Schaeffer's thinking of the sound object; on the evocation of noise for the futurists; on Muray Schafer's conception of landscape and sound ecology; on the thought of sound as a vibration beyond tympanic hearing; on the thought of sound as a means of healing, as a weapon, as affection and others. Based on research into field recordings and sound cartographies, artistic research is introduced that seeks to create listen- ing situations and urban interventions based on two projects: À Deriva Sonora (Sound Drift) and Espelho Sonoro (Sound Mirror). The first proposes a sound mapping in which cities and their urban objects become sound objects through interventions in the public space. The Sound Mirror is an artistic reinterpretation of sound locators from the First World War and interwar period (1917 - 1940), which are now used to listen to the ambient sounds of public or natural space through public interventions. Finally, the research presents the mapping of artistic pro- jects in more than 100 geolocated points. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deriva Sonora | pt_BR |
dc.subject | Formas de escuta | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento Sonoro | pt_BR |
dc.subject | Intervenção urbana | pt_BR |
dc.subject.other | Sound Drift | pt_BR |
dc.subject.other | Sound Mapping | pt_BR |
dc.subject.other | Ways of listen | pt_BR |
dc.subject.other | Urban Intervention | pt_BR |
dc.title | À Deriva sonora | pt_BR |
dc.title.alternative | Sound drift | pt_BR |
dc.title.alternative | à deriva del sonido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brunet, Karla Schuch | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6751479327092804 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Stolf, Maria Raquel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5013920052280092 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Figueiró, Cristiano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290575455869096 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brunet, Karla Schuch | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6751479327092804 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5332017061689663 | pt_BR |
dc.description.resumo | À Deriva Sonora é uma pesquisa que pretende criar um panorama histórico e artístico de pensadores e criadores que refletem o espaço urbano como potência política e criativa a partir de artes sonoras. Partindo da flânerie, das visitas dadaístas, das deambulações surrealistas; das derivas situacionistas e das caminhadas sonoras, desenvolvo um percurso de percepções do espaço urbano. Um caminho investigativo do Som enquanto materialidade é criado a partir do pensamento de objeto sonoro de Pierre Schaeffer; na evocação do ruído para os futuristas; na concepção de paisagem e ecologia sonora de Muray Schafer; no pensamento de som como uma vibração para além da audição timpânica; no pensamento do som como meio de cura, como uma arma, como afeto e outros. A partir da investiga- ção sobre gravações de campo e cartografias sonoras, se introduz a pesquisa artística que busca criar situações de escuta e intervenções urbanas a partir de dois projetos: À Deriva Sonora e Espelho So- noro. O primeiro propõe realizar um mapeamento sonoro onde as cidades e seus objetos urbanos passam a ser objetos sonoros através de intervenções no espaço público. O Espelho Sonoro é uma releitura artística de localizadores sonoros do período da Primeira Guerra mundial e entreguerras (1917 – 1940), que contemporaneamente é utilizado para ouvir os sons ambientes do espaço público ou natural através de intervenções públicas. Por fim a pesquisa apresenta o mapeamento dos projetos artísticos em mais 100 pontos geolocalizados. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|