Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Delevedove, Késia Zoteli de Oliveira, | - |
dc.creator | Lima, Tatiana Polliana Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T20:33:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T20:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | DELEVEDOVE, Késia Zoteli de Oliveira. Produção técnica-tecnológica: Construindo novos caminhos na educação profissional tecnológica de nível médio através da extensão. 2023. Orientadora: Tatiana Polliana Pinto de Lima. 146 f. il. Projeto de Intervenção (Programa de Pós-graduação em Linguagens, Currículo e Inovações Pedagógicas), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39840 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Atividades de extensão | pt_BR |
dc.title | Construindo novos caminhos na educação profissional tecnológica de nível médio através da extensão | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | A Produção técnica-tecnológica “Construindo novos caminhos na educação profissional tecnológica de nível médio através da extensão” advém das narrativas de docentes do Ifes campus Nova Venécia em decorrência de uma pesquisa colaborativa, parte integrante do Projeto de Intervenção da pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação (MPED) da UFBA. Para tanto, a pesquisa investigou os desafios da extensão no contexto atual, no lócus da pesquisa, bem como a percepção dos partícipes acerca da curricularização da extensão na EPT de nível médio, especificamente o Ensino Médio Integrado (EMI), e, como isto pode contribuir para a formação omnilateral. Como resultado obtido, identificou-se que unanimemente a extensão precisa ser vinculada no currículo, de modo que os discentes atuem em equipe executora potencializando a formação omnilateral. A PTT apresentada neste estudo propõe um roteiro, organizado em etapas, norteada pelo ciclo PDCA (Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir)), sendo esta uma ferramenta de gestão de qualidade contínua, que propõe um planejamento, a execução, a verificação das ações confrontando o plano com o contexto encontrado e ação, com o intuito incluir a extensão, efetivamente, no currículo do EMI, podendo, também, ser inspiração para outros níveis educacionais. Contudo, entendemos que independente da estratégia implementada, a concretude da curricularização da extensão exige um processo contínuo de formação de servidores, disposição estrutural e de avaliação processual. | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Graduação | pt_BR |
dc.type.other | PRODUÇÃO TÉCNICA-TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
|