Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39841
Tipo: Tese
Título: Política de educação integral em tempo integral como direito e prática social - um estudo de caso em rede municipal da Bahia no período de 2013-2023: mediações, contradições e possibilidades
Autor(es): Santos, Claudia Cristina Pinto
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Collar, Jaqueline Moll
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, César Aparecido
metadata.dc.contributor.referee4: Casagrande, Nair
metadata.dc.contributor.referee5: Carvalho, Marize Souza
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação a política de Educação Integral em Tempo Integral enquanto política de direito e prática social. Concebe a Educação Integral como formação e desenvolvimento do ser humano na perspectiva da formação omnilateral, compreende o desenvolvimento dos sujeitos em todas as dimensões, considerando as condições objetivas e subjetivas reais para seu pleno desenvolvimento histórico. Tem como objetivo central analisar as mediações, contradições e possibilidades da política de Educação Integral na rede municipal de Lagedo do Tabocal - Bahia, no período de 2013-2023, enquanto estudo de caso e assim apresentar uma síntese crítica propositiva de possibilidades superadoras a respeito da política de Educação Integral em Tempo Integral. Como problema de pesquisa situamos a seguinte questão: quais as mediações, contradições e possibilidades de superação na política pública de Educação Integral que vem sendo implementada, na rede municipal de ensino de Lagedo do Tabocal - Bahia, no período de 2013-2023? Neste sentido, a partir da concepção materialista histórico-dialética e da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos alcançar a raiz do problema por meio da análise da formação omnilateral enquanto concepção de Educação Integral aqui demarcada; refletir sobre classes sociais buscando compreender o papel e importância da escola pública para classe trabalhadora e da política pública educacional enquanto garantia de direito e papel do Estado. Defendemos com base na investigação a importância da luta da classe trabalhadora na defesa da escola pública, da política educacional, da educação integral e integrada, enquanto garantia de direito e dever do Estado.
Abstract: The object of this research is the policy of full-time comprehensive education as a policy of law and social practice. It conceives of full-time education as the formation and development of the human being from the perspective of omnilateral formation, and includes the development of subjects in all dimensions, considering the real objective and subjective conditions for their full historical development. Its central objective is to analyze the mediations, contradictions and possibilities of the full-time education policy in the municipal network of Lagedo do Tabocal - Bahia, in the period 2013-2023, as a case study and thus present a critical synthesis proposing overcoming possibilities regarding the full-time education policy. The research problem is the following: what are the mediations, contradictions and possibilities for overcoming them in the public policy of full-time education that has been implemented in the municipal education network of Lagedo do Tabocal - Bahia, in the period 2013-2023? In this sense, based on the historical-dialectical materialist conception and historical-critical pedagogy, we seek to get to the root of the problem by analyzing omnilateral education as a conception of comprehensive education, reflecting on social classes in order to understand the role and importance of public schools for the working class and public educational policy as a guarantee of rights and the role of the state. We defend, based on research, the importance of the working class struggle in defending public schools, educational policy, comprehensive and integrated education, as a guarantee of the State's rights and duties.
Palavras-chave: Educação Integral
Formação Humana
Omnilateral
Política de Direito
Pedagogia histórico-critica
Escolas públicas
Prática social
Direitos humanos - Políticas públicas
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39841
Data do documento: 19-Jan-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Santos TCC _Tese .pdfPOLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL COMO DIREITO E PRÁTICA SOCIAL - UM ESTUDO DE CASO EM REDE MUNICIPAL DA BAHIA NO PERÍODO DE 2013-2023: MEDIAÇÕES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES6,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.