Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Lorenna Reis | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T13:57:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T13:57:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39853 | - |
dc.description.abstract | In recent years, Brazil has experienced a rise in social movements of an identity nature, at the
same time as it faces, also in the field of education, an expansion of conservative discourse,
especially those relating to issues of gender and sexuality. Thinking of the educational context
as an important medium for the development of different identities reinforces the deepening of
studies in this field and the need to understand how social phenomena participate in the
construction of gender identities. Although the concept or notion of identity is far from being
unanimous, this work has as its theme the gender identity of university students and intended
to answer the following question: how do university students construct their gender identity?
In this research, we dialogued with post-structuralist gender theories and symbolic
interactionism, to support the analysis of the data produced, highlighting the role of social
interactions in the identity journey of young people in educational environments. We take as a
starting point the relevance of studies on the topic and the importance of facilitating, in everyday
student assistance services, the expression of different gender identities. The general objective
of the study was to understand how the construction of gender identity among university
students occurs and to describe the relationships they maintain with their institution. This
qualitative research used, as a data production method, the comprehensive interview, which we
consider compatible with the interactionist theoretical perspective. The results obtained indicate
how social and cultural factors and the university space itself demarcate the limits of gender, at
the same time that they subvert social logic, by producing and affirming multiple gender
identities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação e gênero | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo simbólico | pt_BR |
dc.subject | Teoria queer | pt_BR |
dc.subject.other | Gender identity | pt_BR |
dc.subject.other | Education and gender | pt_BR |
dc.subject.other | University students | pt_BR |
dc.subject.other | Symbolic interactionism | pt_BR |
dc.subject.other | Queer theory | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade de gênero de estudantes universitários | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of gender identity among university students | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Sônia Maria Rocha | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9893-2321 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8410150315315456 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Ricardo Dias de | - |
dc.contributor.referee2 | Campinho, Ana Karina Figueira Canguçu | - |
dc.contributor.referee3 | Sampaio, Sônia Maria Rocha | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0003-9525-5232 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4718513077526460 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, o Brasil vivencia uma ascensão dos movimentos sociais de caráter identitário,
ao mesmo tempo que enfrenta, também no âmbito da educação, uma ampliação do discurso
conservador, principalmente aqueles relativos a questões de gênero e sexualidade. Pensar o
contexto educacional como importante meio para o desenvolvimento de diferentes identidades
reforça o aprofundamento de estudos nesse campo e a necessidade de compreender como os
fenômenos sociais participam da construção das identidades de gênero. Embora o conceito ou
noção de identidade esteja longe de ser unânime, este trabalho tem como tema a identidade de
gênero de estudantes universitários e pretendeu responder à seguinte questão: de que maneira
estudantes universitários constroem sua identidade de gênero? Nesta pesquisa, fizemos dialogar
com as teorias de gênero pós-estruturalistas o Interacionismo Simbólico (IS), para subsidiar a
análise dos dados produzidos, colocando em destaque o papel das interações sociais no percurso
identitário de jovens em ambientes educacionais. Tomamos como ponto de partida a relevância
de estudos sobre o tema e a importância de facilitar, no cotidiano de serviços de assistência
estudantil, a expressão das diversas identidades de gênero. O objetivo geral do estudo foi
compreender como se dá a construção da identidade de gênero dos estudantes universitários e
descrever as relações que eles mantêm com a sua instituição. Esta pesquisa de caráter
qualitativo utilizou, como método de produção de dados, a entrevista compreensiva que
consideramos compatível com a perspectiva teórica interacionista. Os resultados obtidos
indicam como os fatores sociais e culturais, e o próprio espaço universitário demarcam os
limites do gênero, ao mesmo tempo em que subvertem a lógica social, ao produzirem e
afirmarem múltiplas identidades de gênero. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI)
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