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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Manoela Feio Silva-
dc.date.accessioned2024-08-14T14:13:53Z-
dc.date.available2024-08-14T14:13:53Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39858-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleUma jornada de identificação patrimonial com crianças e brincadeiras: o caso das comunidades de Poças e Siribinhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sidélia Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5290-2386pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304917919087345pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria das Graças de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5157646083732098pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Juliana de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5621594641979822pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Sidélia Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5290-2386pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304917919087345pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9681383365183987pt_BR
dc.description.resumoO projeto visa analisar as atividades realizadas no município de Conde, Bahia, Brasil, durante o feriado do Dia das Crianças em 2022. Nesse período, foram propostas brincadeiras, com ênfase na temática de memória e patrimônio, desenvolvidas no âmbito da museologia. As brincadeiras foram conduzidas em duas ocasiões diferentes: uma delas ocorreu na Escola Municipal Brazilina Eugênia de Oliveira, na comunidade das Poças, e a outra foi uma atividade ao ar livre em Siribinha. A iniciativa surgiu a partir dos resultados de um questionário aplicado na escola, que apontou a preferência dos participantes por jogos e brincadeiras como meios de diálogo. As atividades no estuário se iniciaram em decorrência da vontade por parte de moradores de estabelecer meios que possibilitassem a preservação do patrimônio e cultura local. A preocupação de parte dos moradores decorre da percepção de que as gerações mais jovens estão menos envolvidas com as práticas culturais da região, especialmente as relacionadas à pesca artesanal. Há uma preferência dos mais jovens em realizar atividades econômicas voltadas para o turismo, o que, na visão de alguns, pode prejudicar as práticas e ofícios transmitidas ao longo das gerações.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesBONDIOLI, Ana Cristina Viglia, et al. O Santuário Ecológico de Ilhabela como área marinha protegida a ser incorporada ao SNUC: panorama atual e próximos passos. Desenvolvimento e meio ambiente Vol. 41,. DOI: 10.5380/dma.v41i0.49117, UFPR: 2017. CARVALHO, Luciana Menezes de. Waldisa Rússio e Tereza Scheiner - dois caminhos, um único objetivo: discutir museu e Museologia. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 4 no 2, Rio de Janeiro: 2011. CASTRO, Sabrina Araujo; MARTINS, Luciana Conrado. Inventário compartilhado sobre as ações educativas e culturais do Museu da Vila: Dados e conhecimento de uma pesquisa-ação. Perspectivas em humanidades digitais v. 35 n. 1. Rio de Janeiro: 2022. Conde. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_%28Bahia%29. Acesso em 01/10/2022. DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. ICOM: São Paulo, 2013. El-Hani, C. N. (2022). Bases teórico-filosóficas para o design de educação intercultural como diálogo de saberes. Investigações em Ensino de Ciências, 27(1), 01–38. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p01. Acesso em 28/12/2023. FONSECA, Juliana de Oliveira. Pescando mudanças”: embarcações, artes de pesca e educação intercultural na comunidade das Poças, Conde-BA. Salvador: UFBA, 2021. GUIA GEOGRÁFICO PRAIAS DA BAHIA. Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/litoral-norte/conde/municipio.htm. Acesso em: 01/10/2022. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Conheça as populações tradicionais residentes no interior da apa cairuçu, representando as culturas caiçara, quilombola e indígena: cultura caiçara. Sem data. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cairucu/visitacao/atrativos-culturais.html?showall=1&limi tstart=. Acesso em: 25/10/2023. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Educação patrimonial: Inventários Participativos - Manual de Aplicação. Texto de Sônia Rampim Florência et al. Brasília: Iphan, 2016. LIMA, Guilherme. Turismo e poder em lugares tradicionalmente habitados por Caiçaras: o caso do Bonete, Ilhabela, SP. Universidade Estadual de Campinas, Campinas: 2015. LIMA, Mônica Angelim Gomes de; et al. Derramamento de óleo bruto na costa brasileira em 2019: emergência em saúde pública em questão. Espaço temático: emergências em saúde pública em debate • Cad. Saúde Pública 36 (2): 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/RdpV54PDWjxktvSjhJRCvTP/?lang=pt#. Acesso em: 10/09/2023. MARETTI, Claúdio. Atlas dos Manguezais do Brasil. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE. Disponível em: https://www.conde.ba.gov.br/. Acesso em 01/10/2022. TEIXEIRA, Maria das Graças. Ciranda, bola boneca, pipa, pião… Do chão da Ribeira ao mundo virtual. Universidade Federal da Bahia, Salvador: 1999. TEIXEIRA, Sidélia Santos. Museologia social, turismo e ecomuseu: o caso da comunidade de Siribinha/Bahia/Brasil. in: Museologia e Património - Volume 9. Instituto Politécnico de Leiria: 2023. Tradicional Canoa Vencedora chega ao Parque Fazenda Engenho D’Água. Tudo em ilhabela, 2022. Disponível em: https://ilhabela.tudoem.com.br/noticia/2022/04/1668/tradicional-canoa-vencedora-chega. Acesso em: 30/10/2023. UNESCO. Convenção Para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris, 17 de outubro de 2003. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540e.pdf. Acesso em 20/09/2023.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseMUSEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia

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TCC MANOELA FEIO SILVA PAIVA 07.12.2023.docx.pdf19,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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