Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Salgueiro, Marcelo Nasser | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T15:58:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T15:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SALGUEIRO, Marcelo Nasser. Educação para Investimentos no ensino médio. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39895 | - |
dc.description.abstract | The subject of Investments is very lively on social media, but in high school it is
practically non-existent. At the same time that this subject is addressed by "influencers",
students in the classroom are blind to this content. There is no point "studying to have
a better life" if what to do with that hard-earned money is totally neglected by the
person themselves. In this way, the importance of teaching investments in high school
becomes more important every day, so that students are not just left with the content of
"influencers" and so that they can know what to do with their money. To encourage the
student, a tool was created in GeoGebra so that the student can graphically observe the
evolution of money over time and learn how to make more correct nancial decisions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Renda Fixa | pt_BR |
dc.subject | Renda Variável | pt_BR |
dc.subject | Pirâmide Financeira | pt_BR |
dc.subject | INSS - Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.other | Investments | pt_BR |
dc.subject.other | Fixed Income | pt_BR |
dc.subject.other | Variable income | pt_BR |
dc.subject.other | Financial Pyramid | pt_BR |
dc.subject.other | INSS - National Institute of Social Security (Brazil) | pt_BR |
dc.subject.other | Financial Education | pt_BR |
dc.title | Educação para investimentos no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Education for investments in secondary education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Vinícius Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://orcid.org/0000-0001-6330-9847 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8974-692X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5668066515359210 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sacramento, Roberto Sant' Anna | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7410075817839220 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Joilson | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-4480-7511 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8311969786457691 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6056685444663274 | pt_BR |
dc.description.resumo | O assunto investimentos é muito vivo nas mídias sociais, porém no Ensino Médio
é algo praticamente inexistente. Ao mesmo tempo que esse assunto é abordado por
"influenciadores", os alunos em sala de aula estão cegos com relação a esse conteúdo. Não
adianta "estudar para ter uma vida melhor" se o que fazer com esse dinheiro suado é
totalmente negligenciado pela própria pessoa. Desta forma, a importância do ensino de
investimentos no ensino médio se torna cada dia mais importante, para que alunos não
quem apenas com o conteúdo dos "influenciadores" e para que possam saber o que fazer
com seu dinheiro. Para estimular o aluno, foi criada uma ferramenta no GeoGebra para
que o aluno possa, graficamente, observar a evolução do dinheiro no tempo e aprender a
tomar decisões financeiras mais corretas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
|