dc.relation.references | ABREU, E. M. C. d. et al. O serviço social na educação profissional e tecnológica: as
particularidades do exercício profissional dos/as assistentes sociais nos institutos federais de
educação. Universidade Federal do Maranhão, 2017.
AGUM, R.; RISCADO, P.; MENEZES, M. Políticas públicas: conceitos e análise em revisão.
Agenda política, v. 3, n. 2, p. 12–42, 2015.
ALMEIDA, N. L. T. d. O serviço social na educação. Revista Inscrita, n. 6, p. 19–24, 2000.
AMMANN, S. B. Produção científica do serviço social no brasil. Serviço Social e Sociedade,
n. 14, p. 144–176, 1984.
ANANIAS, D. L. M. Análise do exercício profissional do assistente social na política
de assistência estudantil da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado) —
Universidade Federal de Sergipe, 2018.
ARANHA, M. L. d. A. Conceito de educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1990.
AZEVEDO, T. P. P. d. e. a. O serviço social nas escolas públicas de joão pessoa–pb: uma análise
à luz da instrumentalidade profissional. 2019.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do
conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BAPTISTA, M. V. A produção do conhecimento social contemporâneo e sua ênfase no serviço
social. Cadernos Abess, p. 96, 1992.
BASTOS, M. C.; FERREIRA, A. M. V.; CANUTO, Â. M. M.; VILELA, R. Q. B.; FERREIRA,
M. D. A. Lacunas e tendências na literatura sobre o ensino das cefaleias: uma revisão integrativa
com o apoio da análise de conteúdo. CIAIQ2018, v. 1, 2018.
BEZERRA, T. S. Serviço Social nas escolas em tempo integral: a atuação de assistentes
sociais no município de João Pessoa-PB. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal da
Paraíba, 2020.
BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. [S.l.]: Editora Schwarcz-Companhia
das Letras, 1988.
Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. 1997. Acesso em: 4 set. 2021. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes>.
Brasil. Lei n. 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços
de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. 2019. Acesso em:
13 set. 2021. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/
L13935.htm>.
BRASIL, M. Plano nacional de educação (pne). Lei n, 2014.
CARDOSO, F. G. A pesquisa na formação profissional do assistente social: algumas exigências
e desafios. Cadernos ABESS, n. 8, p. 27–32, 1998.
156
CARVALHO, D. B. B. de; SILVA, M. O. d. S. e. Serviço Social, pós-graduação e produção de
conhecimento no Brasil. [S.l.]: Cortez Editora, 2005.
CFESS, C. F. d. S. S. Perfil de assistentes sociais no brasil: formação, condições de trabalho e
exercício profissional. Brasília: CFESS, 2022.
CHAUI, M. Filosofia moderna. Primeira filosofia, n. 8, 1984.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 5. ed. São Paulo: Editora Ática, 1996.
CHAUI, M.; FERES, O.; SILVA, F. Leopoldo e; MARICONDA, P. R.; OLIVEIRA, A. M. d.;
NASCIMENTO, M. M.; ASSIS, J. E. d. P.; PLASTINO, C. E.; NASCIMENTO, C. Ribeiro do;
WATANABE, L. Primeira filosofia: lições introdutórias. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Atribuições Privativas do/a Assistente Social
em Questão. 1. ed. Brasília, DF: [s.n.], 2012. Edição Ampliada.
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais
na Política de Educação. Brasília, DF: [s.n.], 2014.
CONSTANTINO, J. A. Educação e serviço social: um estudo sobre o exercício profissional
do/a assistente social nos programas de assistência estudantil das universidades federais de
Pernambuco. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Pernambuco, 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plataforma Sucupira.
Cursos avaliados e reconhecidos. Acesso em: jan. 2021. Disponível em: <https://sucupira.
capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoUf.xhtml>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área.
Área 32: Serviço Social. 2019. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/images/Documento_
de_%C3%A1rea_2019/DOC_SERVICO_SOCIAL_01_11.pdf>.
COSTA, R. M. P. d. O serviço social no contexto da educação: reflexões acerca dos desafios
do trabalho do assistente social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Ceará (IFCE). 2017. 187f. Tese (Doutorado) — Dissertação (Mestrado Acadêmico em Serviço
Social, Trabalho e Questão Social . . . , 2017.
COUTO, B. R. O direito social ea assistência social na sociedade brasileira: uma equação
possível? [S.l.]: Cortez, 2006.
CUNHA, K. K. S. A. Tendências do exercício profissional do assistente social na política de
educação: as escolas municipais de campina grande-pb. 2017.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
DEMO, P. Professor/conhecimento. Brasília: UnB, 2001.
DEMO, P. Praticar ciência. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2017.
DENTZ, M. v.; SILVA, R. R. D. d. Dimensões históricas das relações entre educação e serviço
social: elementos para uma revisão crítica. Serviço Social & Sociedade, SciELO Brasil, n. 121,
p. 07–31, 2015.
Documento ABESS/ CEDESPSS. Proposta básica para o projeto de formação profissional. In:
Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p. 123–135.
157
DYE, T. R. Mapeamento dos modelos de análise de políticas públicas. In: HEIDEMANN, F. G.;
SALM, J. F. (Ed.). Políticas Públicas e Desenvolvimento. Brasília: Editora UnB, 2010. p. não
especificado.
EVARISTO, C. Olhos d’água. São Paulo: Pallas Editora, 2016.
FERRIZ, A. F. P.; BARBOSA, M. Q. (Ed.). Panorama da inserção do/a assistente social na
política de educação. Salvador: EDUFBA, 2019. 241–260 p.
FERRIZ, A. F. P.; MARTINS, E. B. C. Prolegômenos teórico-prático do processo de
sistematização da experiência profissional do serviço social na área da educação básica. In:
FERRIZ, A. F. P.; MARTINS, E. B. C.; ALMEIDA, N. L. T. (Ed.). A sistematização do
trabalho de assistentes sociais na educação básica. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 19–44.
FERRIZ, A. F. P. et al. A produção do conhecimento sobre o serviço social na educação no
brasil: Teses e dissertações. In: Anais do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais
(CBAS). Paraná: [s.n.], 2022. Disponível em: <https://www.cfess.org.br/cbas2022/uploads/
finais/0000000631.pdf>.
GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. In: Educação e poder:
introdução a pedagogia do conflito. [S.l.: s.n.], 2005. p. 143–143.
GAZOTTO, M. A. O trabalho do (a) assistente social na assistência estudantil: produção do
conhecimento nos programas de pós-graduação em serviço social da região sudeste do brasil.
Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019.
GEPESSE. Documento Tabelas unificadas. Salvador, BA: [s.n.], 2022.
GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por
emancipação. [S.l.]: Editora Vozes Limitada, 2017.
GUERRA, Y.; BACKX, S.; SANTOS, C. M. dos. A dimensão técnico-operativa no Serviço
Social: desafios contemporâneos. [S.l.]: Cortez Editora, 2017.
HOOKS, B. Educação democrática. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e
pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, p. 199–207, 2019.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação
profissional. 26ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, M. V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.
IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. [S.l.]:
Cortez Editora, 2013.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho
e questão social. São Paulo: Cortez, 2015.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. d. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço
de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2007.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 6. ed. São Paulo: Expressão
Popular, 1991.
158
KAMEYAMA, N. A trajetória da produção de conhecimentos em serviço social: avanços e
tendências (1975-1997). Cadernos ABESS, São Paulo, v. 8, p. 33–76, 1998.
KOIKE, M. M. d. S.; JORGE, M. R. T.; WANDERLEY, M. B. W.; IAMAMOTO, M. V.
Caracterização da área de serviço social. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p. 76–92, 1997.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. d. A. Fundamentos da metodologia científica. [S.l.]: s.n.,
2003. 27–44 p.
LARA, R. Pesquisa e serviço social: da concepção burguesa de ciências sociais à perspectiva
ontológica. Revista Katálysis, SciELO Brasil, v. 10, p. 73–82, 2007.
LARA, R. A produção do conhecimento em serviço social: o mundo do trabalho em debate.
Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2008.
LARA, R. A produção de conhecimento no Serviço Social: o mundo do trabalho em debate.
[S.l.]: SciELO Brasil, 2011.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público.
[S.l.]: Boitempo editorial, 2019.
LEITE, J. d. O. O programa nacional de assistência estudantil: uma medida social-liberal em
tempos de revisão ideológica do neoliberalismo. In: FéRRIZ, A. F. P.; BARBOSA, M. D. Q.
(Ed.). Panorama da inserção do/a assistente social na política de educação. [S.l.]: EDUFBA,
2019.
LIMA, K. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. Serviço
social e educação, Lumen Juris Rio de Janeiro, v. 3, p. 1–26, 2013.
LIMA, T. C. S. d.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do
conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, SciELO Brasil, v. 10, p.
37–45, 2007.
MARX, K. O Capital: crítica da Economia Política. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2013. v. 1.
MéSZáROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NASCIMENTO, A. L. d. G. Educação, Serviço Social e projeto ético-político: desafios e
possibilidades dessa relação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN.
[S.l.]: s.n., 2017. 146 p.
NETTO, J. P. O serviço social e a tradição marxista. Serviço Social e Sociedade, São Paulo,
v. 10, n. 30, p. 89–102, 1989.
NETTO, J. P. Transformações societárias e serviço social. Serviço Social Sociedade, n. 50, p.
87–132, 1996.
NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e serviço social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011a.
NETTO, J. P. Introdução ao Estudo do Método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular,
2011b.
NETTO, J. P. O leitor de Marx. [S.l.]: Civilização Brasileira, 2022.
159
NETTO, J. P.; CARVALHO, M. d. C. B. de et al. Cotidiano: conhecimento e crítica. In:
Cotidiano: conhecimento e critica. [S.l.: s.n.], 1996.
PARIZOT, I. A pesquisa por questionário. In: PAUGAM, S. (Ed.). A pesquisa sociológica.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, (Coleção Sociologia). p. 85–100.
PEREIRA, L. D. Expansão dos cursos públicos de serviço social entre os anos de 2003 e 2016:
desafios para a formação profissional. Revista Katálysis, SciELO Brasil, v. 21, p. 189–199,
2018.
PINTO, R. M. F. Política educacional e serviço social. [S.l.]: Cortez Editora, 1986.
PITA, F. H. F. R. et al. A realidade de estudantes com deficiência na escola pública: um olhar à
luz do exercício profissional de assistentes sociais no município de joão pessoa-pb. Universidade
Federal da Paraíba, 2020.
PRADA, T. Perfil das(os) assistentes sociais dos institutos federais de educação, ciência e
tecnologia do brasil: O trabalho do assistente social na política de educação no estado da bahia.
In: S.N. (Ed.). O trabalho do assistente social na política de educação. [S.l.: s.n.], 2018. p.
103–118.
PRADA, T. Perfil das/os assistentes sociais dos institutos federais de educação, ciência e
tecnologia da região nordeste. In: FERRIZ, A. F. P.; BARBOSA, M. Q. (Ed.). Panorama da
inserção do/a assistente social na política de educação. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 95–112.
PRONI, M. W. História do Capitalismo: uma visão panorâmica. Campinas, São Paulo:
Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), 1997.
REIS, C. F. dos. O trabalho do assistente social na educação profissional e tecnológica: um olhar
a partir da experiência no ifba-campus barreiras. O trabalho do assistente social na política de
educação no estado da Bahia, p. 119, 2018.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, elaboração e relatório de
estudos científicos. 9. ed. Porto Alegre: Sulina, 1981.
SANTOS, A. P. S.; NASCIMENTO, P. R. Serviço Social e Educação profissional: o trabalho
do assistente social nos Institutos Federais em Salvador e Região Metropolitana. 119 p.
Monografia — Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia,
Salvador, 2016.
SANTOS, J. S. “questão social” no brasil: O nordeste e a atualidade da questão regional.
Temporalis, Brasília (DF), v. 12, n. 24, p. 239–261, jul./dez. 2012.
SETUBAL, A. A. Desafios à pesquisa no serviço social: da formação acadêmica à prática
profissional. Revista Katálysis, SciELO Brasil, v. 10, p. 64–72, 2007.
SILVA, A. X. d.; MATIAS, T. S. C.; NóBREGA, M. B. da. Pesquisa e conhecimento da
realidade no serviço social. Temporalis, v. 18, n. 35, p. 105–118, 2018.
SILVA, I. B.; NASCIMENTO, P. R.; SANTOS, J. M. dos. A educação no contexto da ofensiva
neoconservadora: Tempos difíceis, tempos de luta e resistência para a classe trabalhadora. In:
Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019. [S.l.: s.n.], 2019. v. 16, n. 1.
160
SILVA, L. C. O trabalho do assistente social no contexto da educação profissional: questões para
o debate. In: PEREIRA, L. D.; ALMEIDA, N. L. T. (Ed.). Serviço Social e Educação. 2. ed.
Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2013. p. 131–148.
SILVA, L. M. M. R. A construção do conhecimento profissional e o ensino do serviço social.
Caderno ABESS, São Paulo, n. 6, p. 157–169, 1992.
SOUZA, F. D. d. O exercício profissional do assistente social na educação superior: a
particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil. Dissertação de Mestrado,
Brasil, 2016.
SOUZA, I. d. L.
Serviço social na educação: saberes e competências necessárias no fazer profissional, 2008. | pt_BR |