Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Maciel, Williana da Silva | - |
dc.creator | Maciel, Williana da Silva | - |
dc.creator | Maciel, Williana da Silva | - |
dc.creator | Maciel, Williana | - |
dc.creator | Maciel, Williana | - |
dc.creator | Maciel, Williana | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T17:44:56Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-08-20T17:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39942 | - |
dc.description.abstract | This work investigates and reflects on menstruation as a material for the construction of artivism and feminist aesthetics in Latin America. In the 1960s, the feminist movement and artistic works became strongly intertwined, circumscribing other narratives and visual poetics in the history of art. Women artists began to contest, in their works, issues of the body, calling into question violence, taboos, colonialism, patriarchy and misogyny, in the search to give new meaning to their places in the world. In this way, I create poetic gaps and establish connections between art, memory, healing and ancestral knowledge, producing, based on what concerns me, a creative process that has as its reference the Latin artists Maria Evelia Marmolejo, Ana Mendieta, Colectivo Mujeres Creando, Carina Úbeda, Effymia, Maria Eugênia Matricardi, among others. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mestruação | pt_BR |
dc.subject | Artivismo | pt_BR |
dc.subject | Ciclicidade | pt_BR |
dc.subject | Processos de Criação | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject.other | Menstruation | pt_BR |
dc.subject.other | Artivism | pt_BR |
dc.subject.other | Cyclicity | pt_BR |
dc.subject.other | Creation Processes | pt_BR |
dc.subject.other | Latin America | pt_BR |
dc.title | Escorre um rio em mim: poéticas de menstru-ações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Maria Virgínia Gordilho | - |
dc.contributor.referee1 | Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez | - |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Nivalda Assunção de | - |
dc.contributor.referee3 | Martins, Maria Virginia Gordilho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7166212465031060 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho investiga e reflete acerca da menstruação enquanto material/matéria para a construção de um artivismo e uma estética feminista na América Latina. Nos anos 60, o movimento feminista e os trabalhos artísticos se entrelaçaram de maneira forte, circunscrevendo narrativas e poéticas visuais outras na história da arte. As mulheres artistas começaram a contestar, em suas obras, as questões do corpo, colocando em xeque as violências, os tabus, o colonialismo, o patriarcado e a misoginia, na busca de ressignificar os seus lugares no mundo. Dessa maneira, crio frestas poéticas e estabeleço conexões entre arte, memória, cura e saberes ancestrais, produzindo, a partir do que me toca, um processo criativo que tem como referência as artistas latinas Maria Evelia Marmolejo, Ana Mendieta, Colectivo Mujeres Creando, Carina Úbeda, Effymia, Maria Eugênia Matricardi, entre outras. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|