dc.relation.references | ALMEIDA FILHO, Naomar de. Universidade Nova: Textos críticos e esperançosos.
Brasília, DF. Editora Universidade de Brasília; Salvador, EDUFBA, 2007. p. 302.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito
atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson
José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9
32.
BRASIL. Casa Civil. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas
universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá
outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-
2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 mar. 2022.
BRASIL. Casa Civil. Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29
de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos
cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 30
mar. 2022.
BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.234, de 19 de julho
de 2010. Dispõe sobre o Programa nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso
em: 03 fev. 2022.
BRASIL, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 12.288/2010, de 20 de Julho
de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de
1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de
novembro de 2003. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007
2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em 17/10/2022.
BRASIL, Secretaria Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 13.146/2015, de 06 de
Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da
Pessoa com Deficiência). Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015
2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 17/10/2022.
COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA. Ofício Circular nº 2/2021 de 24 de
fevereiro de 2021. Dispõe sobre as Orientações para procedimentos em pesquisas com
qualquer etapa em ambiente virtual. Disponível em:
https://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf. Acesso em: 10 dez.
2021.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Bibliotecas escolares e Biblioteconomia escolar no
Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2015. Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106613. Acesso em: 31 jul. 2021.
CARNEIRO, Ava da Silva Carvalho; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Estudantes de origem
popular e afiliação institucional. In: SAMPAIO, S.M.R. (Org). Observatório da vida
estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 53-69.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesqui., São
Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez., 2017. Disponível em:
242
https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/?format=pdf&lang=pt. Acesso
em: fev. 2021.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador:
Edufba, 2008.
FONSECA, Regina Célia Veiga da. Metodologia do trabalho científico. Curitiba, PR:
IESDE Brasil, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo e competências em informação: conferência de
encerramento do V COINFO Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação,
São Paulo, v. 17, n. esp. V Seminário de Competência em Informação, p. 01-18, 2021a.
GOMES, Henriette Ferreira. Dimensão ética da mediação da informação: eixo articulador
das demais dimensões e o desafio do intelectual orgânico em favor do protagonismo social.
IRIE: International Review of Information Ethics, v. 30, p. 1-14, ago. 2021b. Disponível
em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/393. Acesso em: jan. 2023.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com
vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jurgen Habermas. In: GOMES,
Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.). Informação e Protagonismo Social.
Salvador: EDUFBA, 2017. v. 1. cap.3.
GOMES, Henriette Ferreira; Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e
intrínsecas. In: MORIGI, V.; JACKS, N.; GOLIN, C. (org.). Epistemologias, comunicação
e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016.
GOMES, Henriette Ferreira; DUARTE, Emeide Nóbrega; SANTOS, Raquel do Rosário. O
papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de
conhecimento coletivo. Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, abr. 2014. Disponível
em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50788. Acesso em: 16 mar. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação
da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014.
Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994.
Acesso em: 12 fev. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion:
Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em:
http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4048. Acesso em: 20 fev. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética,
formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do
protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23,
out./dez. 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047/32516. Acesso em: 3 mar.
2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Práticas pedagógicas e espaços informacionais da
Universidade: possibilidades de integração na construção do espaço crítico. 2006. 372 f.
Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
243
LACERDA, Izabella Pirro; VALENTINI, Felipe. Impacto da Moradia Estudantil no
Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade. Psicologia Escolar e
Educacional. SP. Volume 22, Número 2, Maio/Agosto de 2018: 413-423. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/2175-35392018022524
LIMA, Gracirlei Maria de Carvalho; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Serviço de
referência: práticas informacionais do bibliotecário. Revista Brasileira de
Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-23, 2020 . Disponível em:
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1336/1203. Acesso em: 13 jun. 2021.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos:
transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional.
Relatório de pesquisa desenvolvido durante estágio pós-doutoral, na Universidade de
Salamanca. 2014.
MANGAS, Sérgio Filipe Agostinho. Como planificar e gerir um serviço de referência.
Biblios, nº 28, Abr-Jun. 2007
MOLES, Abraham. A Transferência da Mensagem Cultural. Sociodinâmica da cultura.
Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1974, p. 99-179.
MOTA, Ana Roberta Souza; BORGES, Maria Manuel. Os serviços de referência em
bibliotecas universitárias brasileiras. Informação & Informação, n. 1, v. 26, p. 363-390,
2021. Disponível em: Acesso em https://brapci.inf.br/index.php/res/download/158764: 30 de
jun. de 2022.
SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. A educação superior no Brasil e na Bahia: começo e
desenvolvimento. In: SAMPAIO, S.M.R. (Org). Observatório da vida estudantil: primeiros
estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 93-113.
OLIVEIRA, Antonio Jose Barbosa de; CRANCHI, Daniela Carvalho. O papel da
Biblioteca Universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como
educador e agente inclusivo. Informação e sociedade: estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, p.
35 - 47, maio/ago. 2017.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette
Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.). Informação e Protagonismo Social. Salvador:
EDUFBA, 2017. v. 1. cap. 2.
PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária: Em
busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, vol. 16, núm. 31, julio-diciembre, 2010,
pp. 377-390.
PROAE. Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade
Federal da Bahia. Página institucional. Disponível em: https://proae.ufba.br/pt-br/. Acesso
em: 25 de fev. de 2021.
PROAE. Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade
Federal da Bahia. Conheça a PROAE. Disponível em: https://proae.ufba.br/pt-br/conheca
proae. Acesso em: 30 de abr. de 2022.
PROAE. Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade
Federal da Bahia. Creche. Disponível em: https://proae.ufba.br/pt-br/creche. Acesso em: 30
de abr. de 2022.
244
PROAE. Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade
Federal da Bahia. Residências Universitárias. Disponível em: https://proae.ufba.br/pt
br/servico-residencia. Acesso em: 30 de abr. de 2022. Revista Brasileira de Biblioteconomia
e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2021.
RIBEIRO, Maria Alice Santos; SANTOS, Georgina Gonçalves dos. A biblioteca
universitária como recurso acadêmico para a afiliação do estudante. In: COLÓQUIO
INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 3., 2014. Salvador. Anais [...] Salvador: Rede
MUSSI/UFBA/ICI, p. 20, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33249.
Acesso em: 30 de abr. de 2022.
SANTOS, Izabel Lima dos; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. O Serviço de Referência no
contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro. Revista Brasileira
de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século
XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008. 260 p.
SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; SANTOS, Georgina Gonçalves dos. O Conceito de
Afiliação Estudantil como Ferramenta para a Gestão Pedagógica da Educação
Superior. In: 2.ª Conferência FORGES - Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de
Língua Portuguesa, 2012, Macau. Anais 2.ª Conferência FORGES - Fórum do Ensino
Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2012. Disponível em:
https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/Sampaio-Sonia-UFB-Brasil.pdf.
Acesso em: 04 de maio de 2022.
SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; SANTOS, Georgina Gonçalves dos. A Teoria da
Afiliação: notas para pensar a adaptação de novos públicos ao Ensino Superior. Atos de
Pesquisa em Educação (FURB), v. 10, p. 202-214, 2015.
SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JUNIOR,
Oswaldo Francisco. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação
consciente da informação. Informação & Informação, n. 1, v. 26, p. 343-362, 2021.
SANTOS, Raquel do Rosário. Espaço virtual e a comunicação com os usuários para a
mediação da informação: utilização pelas bibliotecas das universidades federais e estaduais
brasileiras. 2012. 248 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciência da Informação,
Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
SANTOS, Raquel do Rosário. Gestão dos dispositivos de comunicação da web social:
potencializando as atividades de mediação da informação e do conhecimento em bibliotecas
universitárias brasileiras. 2015. 305 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) -
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SANTOS, Raquel do Rosário; DUARTE, Emeide Nóbrega; LIMA, Izabel França de. O
papel do bibliotecário como mediador da informação no processo de inclusão social e digital.
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. 1, p. 36-53, 2014.
Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3261. Acesso em: ago. de 2021.
SIBI. Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia. Página
institucional. Disponível em: http://www.sibi.ufba.br/. Acesso em: 15 de abr. de 2021.
SILVA, Lúcia Vera da; GOMES, Henriette Ferreira Gomes. Competências em informação
245
dos estudantes de graduação para a elaboração dos trabalhos acadêmicos: a
contribuição das bibliotecas universitárias da UFBA. ENCONTRO NACIONAL DE
PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, 10, 2009, João Pessoa . Anais... . João
Pessoa : UFPB, 2009,
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Afinal, o que é uma biblioteca? Biblioo cultura
informacional, 2017. Disponível em: https://biblioo.info/afinal-o-que-e-uma-biblioteca/.
Acesso em: 15 abr. de 2021.
SILVA FILHO, Penildon. A democratização da universidade brasileira por meio das cotas.
Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 16, p. 199-219, 2014. Disponível em:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/770. Acesso em: 21 jun. 2022.
SOUSA, Margarida Maria de; FUJINO, Asa. A Biblioteca Universitária como
ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios e perspectivas. In: ENCONTRO
NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., João Pessoa,
2009. Anais... Disponível
em:<<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/view/3278/2404>. Acesso em:
02 jul. 2017.
SOUZA, Rafael Cipriano de; COSTA, Maria Aparecida Tenório Salvador da.
Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa
de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio: aval. pol.
públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.107, p. 362-385, abr./jun. 2020.
Universidade Federal da Bahia. Sistema Permanecer da Universidade Federal da Bahia
(SISPER). Disponível em: https://sisper.ufba.br/sisper/Welcome.do. Acesso em: 10 dez.
2023.
Universidade Federal da Bahia. Projeto Dom Quixote Biblioteca Andante. Programa
Permanecer. Disponível em: https://mapeamentocultural.ufba.br/programa
permanecer/projeto-dom-quixote-biblioteca-andante. Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2012
2016. Disponível em: https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/PDI%202012%20
%202016_1.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2008
2010. Disponível em: https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/PDI%202008%20
%202010%20Complemento_0.pdf . Acesso em: 30 abr. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2018
2022. Disponível em: https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/pdi-2018-2022.pdf.
Acesso em: 30 abr. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2004
2008. Disponível em: https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/PDI2004
20081_0.PDF. Acesso em: 30 abr. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Estatuto e Regimento Geral. 2010. Disponível
em: https://www.ufba.br/arquivos/estatuto-e-regimento-geral. Acesso em: 30 abr. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Regimento Interno da Reitoria. 2013.
246
Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/Regimento_Reitoria_web.pdf.
Acesso em: 21 jun. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Universitário da Universidade Federal
da Bahia. Resolução nº 05, de 20 de dezembro de 2006. Cria a Pró-Reitoria de Assistência
Estudantil. Disponível em: https://portal.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resol_0506_0.pdf.
Acesso em: 10 abr. 2022.
VIANA, Lilian. Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação
cultural como modelo epistêmico. 2021. 219 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós
Graduação em Ciência da Informação - Escola de Comunicação e Artes da Universidade
Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi, 2. ed.
Porto Alegre: Bookman, 2001. | pt_BR |