Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39985
Tipo: Dissertação
Título: Perspectiva de atuação dos profissionais de enfermagem na desospitalização de crianças com necessidades de saúde especiais e demandas de cuidados tecnológicos
Autor(es): Rios, Amanda Aparecida Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Maria Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Palombo, Claudia Nery Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Márcia Maria Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Ivone Evangelista
metadata.dc.contributor.referee3: Pedreira, Larissa Chaves
Resumo: Introdução: Crianças com necessidades de saúde especiais e demandas de cuidados tecnológicos enfrentam enfrentam hospitalizações prolongadas pela complexidade de cuidados, exigindo do enfermeiro apoio e ampla atuação para desospitalização segura. Objetivo: Descrever a atuação de profissionais de enfermagem na desospitalização de crianças com necessidades de saúde especiais e demandas de cuidados tecnológicos. Metodologia: Estudo transversal. Os dados foram coletados entre março e junho de 2023 por meio de formulário on line do tipo likert. Os dados foram analisados por estatística descritiva no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.0. Resultados: Participaram do estudo 82 profissionais, a maioria de terapia intensiva pediátrica (n=38-46,3%). Durante a internação, as práticas promotoras da autonomia familiar para desospitalização foram: o preparo para intercorrências (n=58-70,7%), a participação ativa no cuidado (n=53-64,6%), orientações e treinamento desde o início do internamento (n=43-52,4%) e a integração de rotinas, religião e cultura no planejamento dos cuidados (n=35-42,6%). A comunicação efetiva com familiares foi positiva (n=42-51,2%) e a sobrecarga das atividades burocráticas, negativa (n=58-70,7%). Os desafios destacados foram: apoio pedagógico para atividades escolares (n=46-56,1%); visita de outras crianças (n=57-69,5%); e treinamento com linguagem de sinais para deficiência auditiva/fala (n=70-85,3%). No planejamento da alta a inexistência de protocolo Institucional (n=41-50%), tempo para treinamentos/orientações (n=44-53,6%); ausência de enfermeiro coordenador de alta (60-73,1%) e escala para avaliar competência do familiar nos cuidados (n=57-69,5%) foram os principais achados. Conclusão: A atuação de enfermagem mostrou-se acontecer de forma expressiva por meio de ações para promoção da autonomia e prontidão de familiares para o cuidado domiciliar. Os aspectos gerenciais do cuidado para a implementação da desospitalização foram os principais desafios encontrados.
Abstract: Introduction: Children with special health needs and demands for technological care face prolonged hospitalizations due to the complexity of care, requiring nurses to provide support and extensive action for safe dehospitalization. Objective: To describe the role of nursing professionals in the dehospitalization of children with special health needs and demands for technological care. Methodology: Cross-sectional study. Data were collected between March and June 2023 using a Likert-type online form. Data were analyzed using descriptive statistics in the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 21.0. Results: 82 professionals participated in the study, most of them from pediatric intensive care (n=38-46.3%). During hospitalization, practices that promote family autonomy for dehospitalization were: preparation for complications (n=58-70.7%), active participation in care (n=53-64.6%), guidance and training from the beginning of hospitalization (n=43-52.4%) and the integration of routines, religion and culture in care planning (n=35-42.6%). Effective communication with family members was positive (n=42-51.2%) and the overload of bureaucratic activities was negative (n=58-70.7%). The challenges highlighted were: pedagogical support for school activities (n=46-56.1%); visits from other children (n=57-69.5%); and sign language training for hearing/speech impairment (n=70-85.3%). When planning discharge, the lack of an Institutional protocol (n=41-50%), time for training/guidance (n=44-53.6%); absence of a discharge coordinating nurse (60-73.1%) and scale to assess family member competence in care (n=57-69.5%) were the main findings. Conclusion: Nursing work proved to occur significantly through actions to promote the autonomy and readiness of family members for home care. The management aspects of care for the implementation of dehospitalization were the main challenges encountered.
Palavras-chave: Enfermagem pediátrica
Criança hospitalizada
Familiares cuidadores
Cuidados de transição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39985
Data do documento: 21-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda_Rios _ Dissertação_mestrado.pdf
  Until 2026-07-12
1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.