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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40004
Tipo: Tese
Título: Educação permanente em saúde para implementação da sistematização da assistência de enfermagem em instituição de longa permanência para idosos
Título(s) alternativo(s): Continuing health education to implement the systematization of nursing care in long-term care institutions for the elderly
Autor(es): Nunes, Amélia Maria Pithon Borges
Primeiro Orientador: Menezes, Tânia Maria de Oliva
metadata.dc.contributor.referee1: Guerrero-Cantañeda, Raúl Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Félix, Nuno Damácio de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rudval Souza da
metadata.dc.contributor.referee4: Freitas, Andriana Valéria da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Menezes, Tânia Maria de Oliva
Resumo: A Sistematização da Assistência de Enfermagem normatiza a estrutura do serviço de enfermagem e organiza a assistência prestada à pessoa, família e comunidade. Ela deve estar presente nos serviços de enfermagem, nas instituições de saúde. Para tanto, objetivou-se realizar a Educação Permanente em Saúde para implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em instituição de longa permanência para idosos, na forma de pesquisa exploratória, qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Para isso, foram utilizadas como base legal a resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 358/2009 e, como base teórico-metodológica, a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, proposta por Wanda Horta, para apreender conceitos do Ser-cuidado, Ser-cuidador e Ser-enfermagem. Foram realizadas seis oficinas pedagógicas no decorrer de 2022. A presente tese analisa as oficinas pedagógicas enquanto parte do processo de apreensão de conhecimento, conscientização do seu papel pela equipe de enfermagem da instituição de longa permanência para idosos e descreve categorias de significado com base nas falas das participantes através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Dentre as categorias de significado, tem-se: 1. Problematização das participantes quanto ao serviço e equipe de enfermagem: com categorização dos resultados entre pontos positivos e pontos a melhorar do serviço ; 2. Conhecimento da equipe de enfermagem sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem: elucidando a lacuna de conhecimento sobre esses dois conceitos; 3. A realidade da estruturação do Serviço de Enfermagem da instituição frente ao sugerido pela Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem: com elaboração da estrutura funcional da Sisitematização da Assistência de Enfermagem na instituição; 4. Tecendo saberes para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem através das práticas experienciadas pelas participantes no cuidado de enfermagem em ILPI, que abrangeu, além das impressões das participantes sobre os conhecimentos compartilhados, a elaboração de formulários do Processo de Enfermagem para o serviço. Como considerações finais, tem-se que a Sistematização da Assistência de Enfermagem proporciona o arcabouço científico, pessoal e legal para a organização do serviço de enfermagem em Instituição de Longa Permanência para Idosos e melhoria da assistência de enfermagem prestada aos residentes. Apesar disso, existem barreiras que impedem sua operacionalização nos serviços de enfermagem, como resistência da própria equipe, falta de conhecimento e sobrecarga de trabalho. Ressalta-se, ainda, a necessidade da compreensão da gestão dessas instituições quanto à importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem e seus desdobramentos para a qualidade dos serviços de saúde nesse ramo de atividade.
Abstract: The Systematization of Nursing Care standardizes the structure of the nursing service and organizes the assistance provided to the person, family and community. It must be present in nursing services and health institutions. To this end, the objective was to carry out Permanent Health Education to implement the Systematization of Nursing Care in a long-term institution for the elderly, in the form of exploratory, qualitative research, of the action research type. For this, the resolution of the Federal Nursing Council nº 358/2009 was used as a legal basis and, as a theoretical-methodological basis, the Theory of Basic Human Needs, proposed by Wanda Horta, to grasp concepts of Being-cared, Being-caregiver and Being-nursing. Six pedagogical workshops were held throughout 2022. This thesis analyzes the pedagogical workshops as part of the process of knowledge acquisition, awareness of their role by the nursing team of the long-term care institution for the elderly and describes categories of meaning based on the participants' statements through the content analysis technique of Bardin. Among the categories of meaning, there are: Participants' problematization regarding the service and nursing team: with categorization of results between positive points and points for improvement in the service; 2. Knowledge of the nursing team about Systematization of Nursing Care and the Nursing Process: elucidating the gap in knowledge about these two concepts; 3. The reality of the structuring of the institution's Nursing Service in relation to what is suggested by the Systematization of Nursing Care and Nursing Process: with the elaboration of the functional structure of the Systematization of Nursing Care in the institution; 4. Weaving knowledge for the development of the Systematization of Nursing Care and the Nursing Process through the practices experienced by participants in nursing care in ILPI, which included, in addition to the participants' impressions of shared knowledge, the preparation of Nursing Process forms Nursing for service. As final considerations, the Systematization of Nursing Care provides the scientific, personal and legal framework for organizing the nursing service in a Long-Term Institution for the Elderly and improving the nursing care provided to residents. Despite this, there are barriers that prevent its implementation in nursing services, such as resistance from the team itself, lack of knowledge and work overload. It is also important to highlight the need to understand the management of these institutions regarding the importance of the Systematization of Nursing Care and its consequences for the quality of health services in this field of activity.
Palavras-chave: Instituição de longa permanência para idosos
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Serviços de enfermagem
CNPq: :ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: NUNES, Amélia Maria Pithon Borges. Educação permanente em saúde para implementação da sistematização da assistência de enfermagem em instituição de longa permanência para idosos. Tese [Doutorado]. Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA. 2023. 145 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40004
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

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