Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Simone Reis Santana de-
dc.date.accessioned2024-08-27T18:03:36Z-
dc.date.available2024-09-01-
dc.date.available2024-08-27T18:03:36Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40017-
dc.description.abstractThe mediation of reading in the school library environment is the theme of this research, whose general goal was to analyze how the mediation of reading in the libraries of State public schools in Salvador contributes to the formation of reading subjects. To achieve this goal, the following objectives were outlined: to identify the perception of librarians who work in school libraries regarding the mediation of reading; to map out the reading mediation activities carried out in State public school libraries; to verify the main goals and procedures of reading mediation activities. Regarding the methodology, this research is descriptive, applying the survey and study of multiple cases that enabled investigation into how reading mediation activities have been conducted in State public school libraries in Salvador, aiming to contribute to the formation of subjects. The technique of questionnaire application, conducted via email, aimed to identify the main goals and procedures of reading mediation activities in the 22 school libraries with librarians and to investigate whether these actions favor the education of reading subjects. The results of the research made it possible to identify that 19 librarians conduct reading mediation activities. It was also noticed that the most cited goal for these activities was the encouragement/stimulation/interest in reading, indicated by fourteen (14) librarians, in addition to the finding that twelve (12) librarians are conducting reading actions with teachers. Thus, it was concluded, from the investigative trajectory, that collective actions occurring more directly, with the participation of readers, constitute the mode of development of the majority of reading mediation activities in State public schools in Salvador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolar – rede pública estadual em Salvadorpt_BR
dc.subject.otherReading mediationpt_BR
dc.subject.otherSchool library – state public school system of Salvadorpt_BR
dc.titleMediação da leitura nas bibliotecas escolares da rede pública estadual em Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1469-0765pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598251938338379pt_BR
dc.contributor.referee1Bortolin, Sueli-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7411-2716pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391057804931698pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Carlos Sales-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1758-3639pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047669969723945pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Raquel do Rosário-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-4770-5554pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0723625613428290pt_BR
dc.description.resumoA mediação da leitura na ambiência da biblioteca escolar é o tema desta pesquisa, cujo objetivo geral foi o de analisar como a mediação da leitura realizada nas bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual em Salvador vem contribuindo para a formação dos sujeitos leitores. Para alcançar esse objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar a percepção dos(as) bibliotecários(as) que estão vinculados às bibliotecas escolares sobre a mediação da leitura; mapear as atividades de mediação da leitura realizadas nas bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual; verificar os principais objetivos e procedimentos das atividades de mediação da leitura. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como descritiva, tendo como método o levantamento, a análise documental e o estudo de múltiplos casos que possibilitaram investigar como têm sido realizadas as atividades de mediação da leitura nas bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual em Salvador, de modo a contribuir com a formação dos sujeitos. A técnica de aplicação de questionários, realizada por e-mail, buscou, nas vinte e duas (22) bibliotecas escolares com bibliotecárias, identificar os principais objetivos e procedimentos das atividades de mediação da leitura e investigar se essa ação favorece a formação dos sujeitos leitores. Os resultados da pesquisa possibilitaram identificar que dezenove (19) bibliotecárias realizam atividades de mediação da leitura. Pôde-se perceber também que o objetivo mais citado para essas atividades foi o de incentivo/estímulo/interesse pela leitura, indicado por quatorze (14) bibliotecárias, além da constatação de que doze (12) bibliotecárias vêm desenvolvendo ações de leitura junto aos(às) professores(as). Assim, concluiu-se pela trajetória investigativa que as ações em coletivo e que ocorrem de maneira mais direta, com a participação dos(as) leitores(as), constituem o modo de desenvolvimento da maior parte das atividades de mediação da leitura em escolas da Rede Pública Estadual em Salvador, colaborando com a formação leitora por parte da comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação do mestrado Simone Sales versão final.pdf819,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.