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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho Júnior, Ronald Leal de-
dc.date.accessioned2024-08-27T19:03:17Z-
dc.date.available2024-08-27T19:03:17Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40019-
dc.description.abstractThis thesis brings the news of articulating the constructs “Curriculum Acts” and “Education on Act”, apprehended from the Ethnoconstitutive Theory of the Curriculum, with the philosophical content present in Chiron’s Myth ( the “wounded healer” from Greek mithology). Aiming to remind emphatically the philosophy professors of the eudaimonic ethical education’s horizon; from that has bursted the “know thyself” as the main motto of philosophical education. Also it is done methodically, integrating the educational experiences from the author (ethnoresearch), the exploratory research of the bibliographical type, qualitative approach, the essayistic writing style and on the basis of a hermeneutic that at the same time transfigurates metaphisically those constructs and apprehends the “know thyself” as the unique development expedient. Capable of making a aspiring philosopher educator have conciousness of the own True Self – discerning it from one’s own mental, emotional and instinctive phenomenologies – moreover toss this individual in the transformative adventure of philosophical self-education. It is a “curriculant and educational epiphany”, as Dr. Roberto Sidnei Macedo says irreverently, that proposes to the philosophy professor that this one’s acts of curriculum pass through, in the first place, its own conciousness. That means, that those be self-conciousness acts, educational acts that join purposes and practices regarding the self-knowledge, or self-sacredness perceptions and experiences cumulative and integrative to the conciousness. Which make possible a greater wideness of one’s self-conciousness and consequently, the conciousness as an educator.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMito de Quíronpt_BR
dc.subjectatos de currículopt_BR
dc.subjectformação filosóficapt_BR
dc.subjectautoconsciênciapt_BR
dc.subjectética atemporalpt_BR
dc.subject.otherChiron’s Mythpt_BR
dc.subject.othercurriculum actspt_BR
dc.subject.otherphilosophical educationpt_BR
dc.subject.otherself-consciousnesspt_BR
dc.subject.othertimeless ethicspt_BR
dc.titleAtos Curriculares de Quíron: ética atemporal na formação de professores de filosofiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsFACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.referee1Paim, Ana Verena Freitas-
dc.contributor.referee2Fontes, Isaura Santana-
dc.contributor.referee3D'Abreu, Rochelle Cysne Frota-
dc.contributor.referee4Sousa, Àgabo Borges de-
dc.contributor.referee5Guerra, Denise Moura de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284975431105288pt_BR
dc.description.resumoEsta tese traz a novidade de articular os constructos “Atos de Currículo” e “Formação em Ato”, apreendidos da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, com o conteúdo filosófico presente no Mito de Quíron (o “curador ferido” da mitologia grega), tendo em vista relembrar, enfaticamente, aos professores de filosofia, o horizonte da formação ética eudaemônica, aquele de onde rebentou o “conhece-te a ti mesmo” como principal lema da formação filosófica. E o faz metodologicamente, integrando as experiências formativas do autor (etnopesquisa), a pesquisa exploratória de tipo bibliográfico, a abordagem qualitativa, o estilo textual ensaístico e partindo de uma hermenêutica que, ao mesmo tempo, transfigura metafisicamente aqueles constructos, e apreende o “conhece-te a ti mesmo” como o único expediente formativo capaz de fazer um aspirante a educador-filósofo tomar consciência de seu Eu Real – discernindo-o de suas próprias fenomenologias mentais, emocionais e instintivas – e de lançá-lo na aventura transformadora da autoeducação filosófica. Trata-se de uma “epifania curriculante e formativa”, num dizer irreverente do professor dr. Roberto Sidnei Macedo, que propõe ao professor de filosofia que os seus atos de currículo voltem-se, em primeiro lugar, à sua própria consciência, isto é, que eles sejam atos de autoconsciência, atos formativos que envolvem propósitos e práticas referentes ao autoconhecimento, ou percepções e experiências autossacralizantes acumuláveis e integráveis à consciência, as quais possibilitam uma maior amplitude da própria autoconsciência e, consequentemente, de sua consciência como educador.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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