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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40026
Tipo: Tese
Título: Mediação da informação em biblioteca universitária e a afiliação de estudantes com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Mediation of information in a university library and the affiliation of students with visual impairments
Autor(es): Cerqueira, Fabiana de Jesus
Primeiro Orientador: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Henriette Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Frías Montoya, José Antonio
metadata.dc.contributor.referee5: Diaz Rodriguez, Félix Marcial
Resumo: Em tempos de expansão quantitativa de matrículas de estudantes com deficiência, legitimada pelas políticas públicas inclusivas, torna-se especialmente relevante discutir questões as quais extrapolam o acesso, permeiam a permanência e o sucesso no percurso formativo. Por essa perspectiva, a análise da relação entre a mediação da informação desenvolvida em biblioteca universitária e a construção da afiliação por estudantes com deficiência visual constitui-se o objeto de estudo desta investigação. A análise fundamentou-se na Teoria Sócio-histórico Cultural erigida por Vygotsky, proporcionando a compreensão dos nascedouros da mediação, assim como uma abordagem da deficiência para além da limitação, como uma condição do desenvolvimento afetada pela dinâmica social e histórica. Relativamente às opções metodológicas, trata-se de um estudo de caso – pautado nos paradigmas qualitativo e quantitativo – desenvolvido no contexto das bibliotecas do Sistema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (SIB/UFRB), em que se produziram os dados mediante a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para se proceder à compreensão dos dados aplicou-se como procedimento a análise de conteúdo com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ), o qual apontou o agrupamento dos principais temas abordados e subsidiou a elaboração de 4 (quatro) categorias – Relatos de vida e deficiência; Mediação da informação; Biblioteca como espaço de afiliação; e Desafios da afiliação. Quanto aos aspectos éticos, a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da UFRB e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os resultados indicam que a colaboração da biblioteca para o processo de mobilização dos estudantes com deficiência visual na apreensão dos códigos do ensino superior e na assimilação da rotina acadêmica – afiliação – carece da realização da mediação consciente, a qual visa compreender as singularidades dos agentes participantes na ação de interferência. No âmbito do SIB-UFRB o predomínio da mediação do tipo inconsciente, evidenciado pelas escassas ações específicas para os estudantes com deficiência visual, tem fragilizado sua colaboração na construção da afiliação deste segmento. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação provoquem reflexões nos bibliotecários relativamente à potencialidade da mediação consciente para a construção da afiliação de estudantes com deficiência visual.
Abstract: In times of quantitative expansion of enrollment of students with disabilities, legitimized by inclusive public policies, it becomes especially relevant to discuss issues that go beyond access, permeate permanence and success in the educational path. From this perspective, the analysis of the relationship between the mediation of information developed in a university library and the construction of affiliation by students with visual impairments constitutes the object of study of this investigation. The analysis was based on the Socio-historical Cultural Theory established by Vygotsky, providing an understanding of the origins of mediation, as well as an approach to disability beyond limitation, as a condition of development affected by social and historical dynamics. Regarding methodological options, this is a case study – based on qualitative and quantitative paradigms – developed in the context of the libraries of the System of the Federal University of Recôncavo da Bahia (SIB/UFRB), in which data were produced through interviews semi-structured and document analysis. To understand the data, content analysis was applied as a procedure with the aid of the software Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ), which pointed out the grouping of the main themes covered and supported the elaboration of 4 (four) categories – Reports of life and disability; Information mediation; Library as a membership space; and Membership Challenges. Regarding ethical aspects, the research was submitted and approved by the Ethics Committee of UFRB and the Federal University of Bahia (UFBA). The results indicate that the library's collaboration in the process of mobilizing students with visual impairments in the apprehension of higher education codes and in the assimilation of the academic routine - affiliation - requires conscious mediation, which aims to understand the singularities of the participating agents in the interference action. Within the scope of SIB-UFRB, the predominance of unconscious mediation, evidenced by the few specific actions for students with visual impairments, has weakened its collaboration in building the affiliation of this segment. It is expected that the results obtained in this investigation will provoke reflections among librarians regarding the potential of conscious mediation for building affiliation among students with visual impairments.
Palavras-chave: Mediação da informação
Afiliação acadêmica
Biblioteca universitária
Deficiência visual
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40026
Data do documento: 19-Ago-2024
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