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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40029
Tipo: Dissertação
Título: Empregabilidade: um estudo com jovens aprendizes de um programa de aprendizagem profissional
Autor(es): Gutierrez, Suzana Pilar Lopes Cardoso Santos
Primeiro Orientador: Pérez, Erico Rentería
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Adriano de Lemos Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Sánchez, Wilner Arbey Riascos
metadata.dc.contributor.referee3: Pérez, Erico Rentería
metadata.dc.contributor.referee4: Moreno, Martha Cecilia Sabala
Resumo: No presente estudo, a empregabilidade é compreendida a partir do modelo multidimensional de Botero & Rentería (2019), que engloba as dimensões socioeconômica, cultural e política; institucional da educação e dos dispositivos de formação; organizacional e das relações de trabalho, e a dimensão individual que envolve os recursos pessoais, relacionais e psicológicos associados com a empregabilidade, a partir das quais os indivíduos interagem com diferentes atores sociais que constituem o mundo do trabalho. Considerando a aprendizagem profissional como política pública de inclusão de jovens no mercado de trabalho, esta dissertação buscou estimar a empregabilidade de jovens egressos de um programa de aprendizagem, a partir de um modelo multidimensional, além de apresentar elementos para a sua compreensão, bem como caracterizar as particularidades das experiências destes jovens, considerando a perspectiva de egressos de um programa de aprendizagem, de professores da instituição formadora, e de empregadores. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem mista exploratória, que compreendeu a aplicação de um instrumento internacional de mensuração da empregabilidade de egressos do ensino superior (Rentería et. al, 2018), que foi traduzido, adaptado e aplicado, de acordo com a realidade do público alvo escolhido, e a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores, empregadores, e jovens aprendizes egressos de um programa de aprendizagem profissional das organizações coparticipantes. Em termos de amostra, 126 jovens aprendizes egressos responderam ao questionário; complementarmente cinco professores, cinco empregadores, e cinco jovens aprendizes egressos foram entrevistados. Neste contexto, os resultados da enquete por questionário indicam que os egressos do programa de aprendizagem estudado possuem boa reputação no mercado de trabalho e que a experiência de trabalho adquirida é relevante para a sua inserção profissional. Além disso, observa-se que os jovens egressos identificam onde querem se projetar profissionalmente e fazem o necessário para alcançar este objetivo, possuindo índices elevados de formação complementar, cursos de atualização, técnico e pós-graduação, mas as ofertas de trabalho recebidas por estes vão além do emprego formal - incluindo outras formas de trabalho e contratação -, apresentando-se como muito competitivas. Associado a isto, vários dos sujeitos entrevistados apontam a existência de financiamento por parte da organização e instituição formadora voltados para o programa de aprendizagem, e a preponderância da contribuição dos conhecimentos aprendidos e da experiência comprovada para a empregabilidade dos jovens egressos. Apontam também a existência de dificuldades, de discriminação no que concerne à entrada no mercado de trabalho, e ao preparo insuficiente fornecido pelo programa de aprendizagem. Conclui-se a preponderância de um enfoque dos participantes na dimensão individual, onde é atribuída aos jovens a responsabilidade pela sua empregabilidade. Observa-se a necessidade de uma maior atenção para que o programa não reproduza o papel de uma política que leve à manutenção das classes baixas em lugares de subemprego. Percebe-se também que o programa de aprendizagem profissional se configura como espaço para os jovens exercerem a cidadania através da compreensão de direitos e de deveres, com oportunidade de descobertas sobre carreira, escolhas, formação acadêmica, conhecimento técnico e prático do trabalho, além do convívio intergeracional e obtenção de renda, visando o desenvolvimento pessoal neste momento de transição para a vida profissional.
Abstract: In the present study, employability is conceived from a multidimensional model authored by Botero & Rentería (2019), which includes dimensions as socioeconomical, cultural and political; institutional of education and formation devises; organizational and work relations; and the individual dimension that includes personal, relational, and psychological resources associated with employability, from those that individuals interact with diverse social actors that constitute the world of work. Considering professional learning as public politics for inclusion of youths in works markets, this dissertation searched for estimating employability of young graduates from a learning program, and from a multidimensional model, besides presenting elements for the comprehension, and characterized particularities of the experiences of those young, considering the perspective of graduates, professors of the institution, and the employers. For that, it was done a research from a mixed exploratory approach using an international instrument for estimating Employability of young graduates of superior educational institutions (Rentería el al, 2018), that was translated, adapted, and applied, to keep the reality of the target group, and the co-participant organizations. In terms of the sample, 126 graduates responded to the questionnaire; and, complementarily, five teachers, five employers, and five young graduates were interviewed. In that context, results derived from the questionnaire indicate that graduates from the learning program have good reputations in the job market, and the experience acquired is relevant for professional insertion. In addition, Young graduates identify where they want to project themselves professionally and do what is necessary to reach this objective, reaching high indexes of complementary formation, technical and postgraduate actualizations, but work offers go further formal and traditional employment – including other forms and contacts-, being very competitive. Associated to this, several participants interviewed pointed out the existence of funding from the organization and training institution, and the preponderance of the contribution of acquired knowledge, and proven experience for the employability of the young graduates. They also point out the existence of difficulties and discrimination when it comes to entering the job market, associated with elements related to insufficient preparation provided by the apprenticeship program. The conclusion shows participants focus on the individual dimension, which attributes to the young graduates the responsibility for their employability. There is a need for greater attention so that the program does not reproduce the role of a policy that leads to the maintenance of the lower classes in places of underemployment. It is observed that learning programs are configured as an space for young people to exercise citizenship through comprehension of rights and duties, with the opportunity of discoveries on career, choices, academic formation, technical and practical knowledge, besides intergenerational coexistence, and incoming resources, searching for personal development in that moment of the live of transition to professional life.
Palavras-chave: Empregabilidade
Modelo multidimensional
Programa de aprendizagem profissional
Jovem aprendiz
Dimensão individual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Citação: Gutierrez, S. P. L. C. S. (2024). Empregabilidade: Um estudo com Jovens Aprendizes de um Programa de Aprendizagem Profissional. [Dissertação de Mestrado em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40029
Data do documento: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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