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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40104
Tipo: Tese
Título: Uma decolonialiadade à brasileira: perspectivas decoloniais entre historiadores(as) no Brasil
Autor(es): Santos, Silmária Reis dos
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Carolina Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Assunção, Marcello Felisberto Morais de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Michelle dos
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Allan Kardec da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Botton, Fernando Bagiotto
metadata.dc.contributor.referee5: Mata, Iacy Maia
Resumo: Esta tese tem como objetivo apresentar e analisar dados quantitativos e qualitativos acerca da recepção do pensamento decolonial na historiografia brasileira. Para tanto, foram catalogados um total de 46 trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e artigos) defendidos e publicados entre os anos de 2013 e 2023. Utiliza-se como base de dados o catálogo de teses e dissertações da CAPES, bem como sites de revistas do campo da História. Como aprofundamento da temática aqui analisada, foram criadas quatro subcategorias que abarcam temas como: decolonialidade, Teoria da História e História da historiografia; decolonialidade e ensino de História Africana e Afro-brasileira; decolonialidade e ensino de História Indígena; e decolonialidade e questões de gênero. Tais subtemas são centrais para compreensão dos estudos decoloniais na historiografia brasileira. A tese que aqui apresentamos é a de que a recepção dos debates coloniais no campo da História, no Brasil, gerou uma decolonialidade à brasileira. Essa decolonialidade à brasileira é definida como um metaconceito em função, por um lado, de sua abertura semântica, seu potencial agregador de experiências e epistemes plurais, mas também por suas múltiplas formas de operacionalização. Por outro lado, a definição de decolonialidade à brasileira como metaconceito também se deve à observação de uma tendência ao esvaziamento do caráter político da decolonialidade, devido à própria tradição acadêmica no Brasil. Por fim, a tese da decolonialidade à brasileira se desdobra em uma outra que consiste na afirmação de que o principal campo de atuação e desenvolvimento do projeto acadêmico-político da decolonialidade no campo da História, no Brasil, é o do Ensino de História, algo que pôde ser constatado a partir da análise dos trabalhos desenvolvidos nos Programas de Mestrado Profissional em História, o ProfHistória.
Abstract: This thesis aims to present and analyze quantitative and qualitative data on the reception of decolonial thought in Brazilian historiography. To this end, a total of 46 academic works (theses, dissertations, and articles) defended and published between 2016 and 2023 were cataloged. The CAPES catalog of theses and dissertations was used as a database, as well as the websites of journals in the field of History. To deepen the theme analyzed here, four subcategories were created that cover topics such as: decoloniality, History Theory and History of historiography; decoloniality and the teaching of African and Afro-Brazilian History; decoloniality and the teaching of Indigenous History; and decoloniality and gender issues. These sub-themes are central to understanding decolonial studies in Brazilian historiography. The thesis we present here is that the reception of colonial debates in the field of history in Brazil has generated a Brazilian-style decoloniality. This Brazilian-style decoloniality is defined as a meta-concept because, on the one hand, of its semantic openness, and its potential to aggregate plural experiences and epistemes, but also because of its multiple forms of operationalization. On the other hand, the definition of Brazilian decoloniality as a metaconcept is also due to the observation of a tendency for the political character of decoloniality to be emptied, due to Brazil's academic tradition. Finally, the thesis of Brazilian-style decoloniality unfolds in another thesis, which consists of the assertion that the main field of action and development of the academic-political project of decoloniality in the field of History in Brazil is History Teaching, something that could be seen from the analysis of the work developed in the Professional Master's Degree Programs in History, ProfHistória.
Palavras-chave: Decolonialidade à brasileira
Historiografia
Ensino de História
ProfHistória
CNPq: CNPQ:CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40104
Data do documento: 3-Jun-2024
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