Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40116
Tipo: Dissertação
Título: Rede de transportes, acessibilidade e desenvolvimento regional: uma análise das relações rede – território no Estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): Transport network, accessibility and regional development: an analysis of network – territory relations in the State of Bahia
Autor(es): Bello, Cezar Augusto Caldas
Primeiro Orientador: Alixandrini Júnior, Mauro José
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Delgado, Juan Pedro Moreno
metadata.dc.contributor.referee1: Ratton Neto, Hostilio Xavier
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Antonio Angelo Martins da
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Patricia Lustosa
Resumo: Este trabalho busca desenvolver uma análise dos impactos causados pelas condições de acessibilidade oriundas do desempenho da rede de transporte rodoviário de passageiros e de cargas do Estado da Bahia (Brasil), identificando a sua interligação com o desenvolvimento regional baiano. Pauta-se a importância do transporte como indutor do desenvolvimento regional e o uso de indicadores para fundamentar a Gestão Territorial. O desempenho territorial da rede de transportes é avaliado mediante o uso do índices de rede, os quais são comparados com índices territoriais, e posterior elaboração de cenários prospectivos. Neste trabalho discute-se a importância do transporte como indutor do desenvolvimento regional, das relações rede - território e dos indicadores de acessibilidade para fundamentar os planos de logística e de transportes, bem como o processo de tomada de decisão governamental a partir dos cenários apresentados. O papel da supracitada rede técnica na organização espacial e no desenvolvimento regional coloca em evidência a sua participação nas desigualdades regionais, tais como a macrocefalia da Região Metropolitana de Salvador frente ao restante do Estado da Bahia. Com o fim da análise da situação baiana conclui-se que a partir da identificação dos municípios mais bem localizados, suas regiões econômicas, bem como suas vocações e potencialidades produtivas, pode-se orientar as intervenções de políticas públicas na rede (rodovias e ferrovias) ou no território para alocar atividades produtivas, sejam tecnológicas (universidades e centros de pesquisa), industriais (industrias especializadas seguindo o potencial regional) ou entrepostos logísticos estratégicos.
Abstract: This work seeks to develop an analysis of the impacts caused by accessibility conditions arising from the performance of the road transportation network for passengers and cargo in the State of Bahia (Brazil), identifying its interconnection with regional development in Bahia. The importance of transport as an inducer of regional development and the use of indicators to support Territorial Management are highlighted. The territorial performance of the transport network is evaluated using network indices, which are compared with territorial indices, with the development of prospective scenarios. This work discusses the importance of transport as an inducer of regional development, network-territory relations and accessibility indicators to support logistics and transport plans, as well as the government decision-making process based on the scenarios presented. The role of the aforementioned technical network in spatial organization and regional development highlights its participation in regional inequalities, such as macrocephaly in the Metropolitan Region of Salvador compared to the rest of the State of Bahia. At the end of the analysis of the bahian situation, it is concluded that, based on the identification of the best located municipalities, their economic regions, as well as their vocations and productive potential, it is possible to guide public policy interventions in the network (roads and railways) or in the territory to allocate productive activities, whether technological (universities and research centers), industrial (specialized industries following regional potential) or strategic logical warehouses.
Palavras-chave: Transporte rodoviário
Rede de transportes
Desenvolvimento regional
Acessibilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40116
Data do documento: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cezar Bello_dissertação mestrado.pdf
  Until 2025-09-08
7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.