Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Cristina Severiana dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T14:21:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11 | - |
dc.date.available | 2024-09-11T14:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40170 | - |
dc.description.abstract | This dissertation entitled “Ressignification of Curriculum Acts in the formative processo of
black children: teaching Knowledge and practices in early childhood education,” aims to
understand how from teaching practice can be constituted curriculum acts and meanings
assuraate to resignify the context of black children in Early Childhood Education. Qualitative
research ethnographic nature adopts as inspiration the choice of methodological paths to Critical
and Multireferential Ethnorearch. The research was carried out at the municipal school of Early
Childhood Education, located on Maciel street from above, in the Pelourinho neighborhood, in
the Terreiro de Jesus. As methodological resources, we the semi-structured interview,
questionnaire application and document analysis, na end to understand the research objective.
Therefore, we use while theoretical contribuition, the ideas of Macedo (2008), (2011), about
curriculum acts as instituting in the formation of the black child, beond of Tardif (2002) in
discussions about Learnings and practice teacher Cavalleiro (2001), Gomes (2004), Santos
(2008), Munanga (2008), Silva (2004), Machado (2013), Jesus (2007), addressing racial issues
in childhood, among Other authors like Foucalt (1986), Freire ( 1987), Silva (1999), Arroyo
(2011), as theoretical foundations proposed to think the racial ethnic perspective in Early
Childhood Education and the curriculum. How found, we have the understanding that the
schoool Community articulates your curriculum acts so that as teachers carry out their anti racist practice, on the Other hand, teachers articulate their knowledge based on what They
constitute at school, as na example, in the construction of collections of books and in welcoming
the knowledge of the Community. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Atos de currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças negras | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Crianças negras - Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculum | pt_BR |
dc.subject.other | Acts the curriculum | pt_BR |
dc.subject.other | Black Child education | pt_BR |
dc.subject.other | . Teaching Practice | pt_BR |
dc.title | Ressignificação de atos de currículo no processo formativo de crianças negras: saberes e práticas docentes na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | “Ressignification of Curriculum Acts in the formative processo of black children: teaching Knowledge and practices in early childhood education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/4548303459275924 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Denise Moura de Jesus | - |
dc.contributor.referee1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/9282662654423113 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | https://www.escavador.com/sobre/6070493/rita-de-cassia-dias-pereira-de-jesus | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Vanda Machado da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | https://www.escavador.com/sobre/837193/vanda-machado-da-silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação intitulada “Ressignificação de atos de Currículo no processo formativo de
crianças negras: saberes e práticas docentes na Educação Infantil,” objetiva compreender como
a partir da prática docente pode se constituir atos de currículo e ressignificações no contexto de crianças
negras na educação infantil. A pesquisa qualitativa de natureza etnográfica adota como inspiração a
escolha dos caminhos metodológicos da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. A pesquisa
foi desenvolvida na escola municipal de Educação Infantil, localizada na rua Maciel de cima,
no bairro do Pelourinho, no Terreiro de Jesus. Como dispositivos metodológicos, utilizamos a
entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e análise documental, a fim de
compreender a realidade pesquisada. Para tanto, utilizamos enquanto aporte teórico, as ideias
de Macedo (2008), (2011) sobre atos de currículo como instituinte na formação da criança
negra, além de Tardif (2002) para abordar as discussões sobre saberes e pratica docente,
Cavalleiro (2001), Gomes (2004), Santos (2008), Munanga (2008), Silva (2004), Machado
(2013), Jesus (2007), abordando as questões raciais na infância, entre outros autores como
Foucault (1986), Freire (1997), Silva (1999) e Arroyo(2011) com fundamentos teóricos
propostos para pensar a perspectiva étnico racial na Educação Infantil e no currículo. Como
achados temos o entendimento de que a comunidade escolar articula seus atos de currículo para
que as professoras desempenhem sua prática antirracista frente a necessidade formativa das
crianças negras, já os decentes articulam seus saberes a partir do que constituem na escola,
como exemplo, na construção de acervos e a acolhida dos saberes da comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.relation.references | SANTOS, Cristina Severiana dos. Ressignificação de atos de currículo no processo formativo de crianças negras: Saberes e prática docente na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|