Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cristina Severiana dos-
dc.date.accessioned2024-09-11T14:21:30Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.available2024-09-11T14:21:30Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40170-
dc.description.abstractThis dissertation entitled “Ressignification of Curriculum Acts in the formative processo of black children: teaching Knowledge and practices in early childhood education,” aims to understand how from teaching practice can be constituted curriculum acts and meanings assuraate to resignify the context of black children in Early Childhood Education. Qualitative research ethnographic nature adopts as inspiration the choice of methodological paths to Critical and Multireferential Ethnorearch. The research was carried out at the municipal school of Early Childhood Education, located on Maciel street from above, in the Pelourinho neighborhood, in the Terreiro de Jesus. As methodological resources, we the semi-structured interview, questionnaire application and document analysis, na end to understand the research objective. Therefore, we use while theoretical contribuition, the ideas of Macedo (2008), (2011), about curriculum acts as instituting in the formation of the black child, beond of Tardif (2002) in discussions about Learnings and practice teacher Cavalleiro (2001), Gomes (2004), Santos (2008), Munanga (2008), Silva (2004), Machado (2013), Jesus (2007), addressing racial issues in childhood, among Other authors like Foucalt (1986), Freire ( 1987), Silva (1999), Arroyo (2011), as theoretical foundations proposed to think the racial ethnic perspective in Early Childhood Education and the curriculum. How found, we have the understanding that the schoool Community articulates your curriculum acts so that as teachers carry out their anti racist practice, on the Other hand, teachers articulate their knowledge based on what They constitute at school, as na example, in the construction of collections of books and in welcoming the knowledge of the Community.pt_BR
dc.description.sponsorshipA CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectEducação de crianças negraspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCrianças negras - Educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherCurriculumpt_BR
dc.subject.otherActs the curriculumpt_BR
dc.subject.otherBlack Child educationpt_BR
dc.subject.other. Teaching Practicept_BR
dc.titleRessignificação de atos de currículo no processo formativo de crianças negras: saberes e práticas docentes na educação infantilpt_BR
dc.title.alternative“Ressignification of Curriculum Acts in the formative processo of black children: teaching Knowledge and practices in early childhood educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.referee1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/9282662654423113pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttps://www.escavador.com/sobre/6070493/rita-de-cassia-dias-pereira-de-jesuspt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Vanda Machado da-
dc.contributor.referee3Latteshttps://www.escavador.com/sobre/837193/vanda-machado-da-silvapt_BR
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.resumoA dissertação intitulada “Ressignificação de atos de Currículo no processo formativo de crianças negras: saberes e práticas docentes na Educação Infantil,” objetiva compreender como a partir da prática docente pode se constituir atos de currículo e ressignificações no contexto de crianças negras na educação infantil. A pesquisa qualitativa de natureza etnográfica adota como inspiração a escolha dos caminhos metodológicos da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. A pesquisa foi desenvolvida na escola municipal de Educação Infantil, localizada na rua Maciel de cima, no bairro do Pelourinho, no Terreiro de Jesus. Como dispositivos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e análise documental, a fim de compreender a realidade pesquisada. Para tanto, utilizamos enquanto aporte teórico, as ideias de Macedo (2008), (2011) sobre atos de currículo como instituinte na formação da criança negra, além de Tardif (2002) para abordar as discussões sobre saberes e pratica docente, Cavalleiro (2001), Gomes (2004), Santos (2008), Munanga (2008), Silva (2004), Machado (2013), Jesus (2007), abordando as questões raciais na infância, entre outros autores como Foucault (1986), Freire (1997), Silva (1999) e Arroyo(2011) com fundamentos teóricos propostos para pensar a perspectiva étnico racial na Educação Infantil e no currículo. Como achados temos o entendimento de que a comunidade escolar articula seus atos de currículo para que as professoras desempenhem sua prática antirracista frente a necessidade formativa das crianças negras, já os decentes articulam seus saberes a partir do que constituem na escola, como exemplo, na construção de acervos e a acolhida dos saberes da comunidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Cristina Severiana dos. Ressignificação de atos de currículo no processo formativo de crianças negras: Saberes e prática docente na Educação Infantil.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao de Cristina Severiana dos Santos 1.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.