Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Jesus, Bruna dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T10:43:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T10:43:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40194 | - |
dc.description.abstract | This master's thesis brings to the center of the debate the role of black women, singers, composers and producers of reggae in Salvador, Bahia. The objective of this research is to know what this style of reggae music represents in the lives of these women, what their actions, demands and questions are, issues addressed in their compositions and what their work means, from their intersectionality as gender, race, sexualities, social class and generation. The theoretical-methodological paths are given by qualitative research with semi-open interview, participatory action research, fieldwork with participant observation and the virtual ethnography that gained prominence in the course of writing, since the field work was interrupted at the beginning of March 2020 due to the need for social isolation due to the pandemic context established by COVID-19. My research is located in Ethnomusicology, and I will bring the Brazilian Ethnomusicology, collaborative with all the people involved, from the interaction between the anti-colonialist, critical and feminist pedagogies that were brought by bell hooks. In order to contemplate experiences non-white women, black women, lesbians, peripheral women, mothers and other social markers. I will point out ways for a feminist, anti-racist and LGBTQIA + Ethnomusicology and dialogue with the epistemologies of black and decolonial feminism. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Negras | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject.other | Ethnomusicology | pt_BR |
dc.subject.other | Black | pt_BR |
dc.subject.other | Music | pt_BR |
dc.subject.other | Composition | pt_BR |
dc.title | “Nós que fazemos o reggae, somos abandonadas pelo sistema...!”: mulheres negras que fazem a música reggae em Salvador/Bahia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Laila Andresa Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4862822116563114 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lago, Jorgete Maria Portal | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2015078911499097 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Anni de Novais | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6334556460887638 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Helen Campos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6841914109568464 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lago, Jorgete Maria Portal | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2015078911499097 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4354088435121602 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação de mestrado traz para o centro do debate o protagonismo de mulheres negras, cantoras, compositoras e produtoras de reggae em Salvador, Bahia. O objetivo desta pesquisa é saber o que esse estilo musical reggae representa na vida dessas mulheres, quais são suas ações, demandas e questionamentos, assuntos abordados em suas composições e o que significa seus trabalhos, a partir de suas interseccionalidades enquanto gênero, raça, sexualidades, classe social e geração. Os caminhos teórico-metodológicos dão-se pela pesquisa qualitativa com entrevista semiaberta, pesquisa-ação, pesquisa de campo com observação participante e pela etnografia virtual que ganhou destaque no decorrer da escrita, uma vez que, o trabalho de campo foi interrompido no início de março de 2020 devido a necessidade do isolamento social em decorrência do contexto pandêmico instaurado pela COVID-19. A pesquisa é situada na etnomusicologia, subárea do conhecimento da música em que vou trazer a etnomusicologia brasileira, colaborativa produzida com todas as pessoas envolvidas, a partir da interação entre as pedagogias anticolonialista, crítica e feminista que foram apresentadas por bell hooks (2013). Afim de contemplar experiências de mulheres não brancas, mulheres negras, lésbicas, periféricas, mães entre outros marcadores sociais, vou apontar caminhos para uma etnomusicologia feminista, antirracista e LGBTQIA+ e dialogar com as epistemologias do feminismo negro e decolonial. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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