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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Bruna dos Santos de-
dc.date.accessioned2024-09-16T10:43:45Z-
dc.date.available2024-09-16T10:43:45Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40194-
dc.description.abstractThis master's thesis brings to the center of the debate the role of black women, singers, composers and producers of reggae in Salvador, Bahia. The objective of this research is to know what this style of reggae music represents in the lives of these women, what their actions, demands and questions are, issues addressed in their compositions and what their work means, from their intersectionality as gender, race, sexualities, social class and generation. The theoretical-methodological paths are given by qualitative research with semi-open interview, participatory action research, fieldwork with participant observation and the virtual ethnography that gained prominence in the course of writing, since the field work was interrupted at the beginning of March 2020 due to the need for social isolation due to the pandemic context established by COVID-19. My research is located in Ethnomusicology, and I will bring the Brazilian Ethnomusicology, collaborative with all the people involved, from the interaction between the anti-colonialist, critical and feminist pedagogies that were brought by bell hooks. In order to contemplate experiences non-white women, black women, lesbians, peripheral women, mothers and other social markers. I will point out ways for a feminist, anti-racist and LGBTQIA + Ethnomusicology and dialogue with the epistemologies of black and decolonial feminism.pt_BR
dc.description.sponsorshipÀ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subject.otherEthnomusicologypt_BR
dc.subject.otherBlackpt_BR
dc.subject.otherMusicpt_BR
dc.subject.otherCompositionpt_BR
dc.title“Nós que fazemos o reggae, somos abandonadas pelo sistema...!”: mulheres negras que fazem a música reggae em Salvador/Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEtnomusicologiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862822116563114pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lago, Jorgete Maria Portal-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015078911499097pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Anni de Novais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6334556460887638pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Helen Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841914109568464pt_BR
dc.contributor.referee3Lago, Jorgete Maria Portal-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015078911499097pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4354088435121602pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação de mestrado traz para o centro do debate o protagonismo de mulheres negras, cantoras, compositoras e produtoras de reggae em Salvador, Bahia. O objetivo desta pesquisa é saber o que esse estilo musical reggae representa na vida dessas mulheres, quais são suas ações, demandas e questionamentos, assuntos abordados em suas composições e o que significa seus trabalhos, a partir de suas interseccionalidades enquanto gênero, raça, sexualidades, classe social e geração. Os caminhos teórico-metodológicos dão-se pela pesquisa qualitativa com entrevista semiaberta, pesquisa-ação, pesquisa de campo com observação participante e pela etnografia virtual que ganhou destaque no decorrer da escrita, uma vez que, o trabalho de campo foi interrompido no início de março de 2020 devido a necessidade do isolamento social em decorrência do contexto pandêmico instaurado pela COVID-19. A pesquisa é situada na etnomusicologia, subárea do conhecimento da música em que vou trazer a etnomusicologia brasileira, colaborativa produzida com todas as pessoas envolvidas, a partir da interação entre as pedagogias anticolonialista, crítica e feminista que foram apresentadas por bell hooks (2013). Afim de contemplar experiências de mulheres não brancas, mulheres negras, lésbicas, periféricas, mães entre outros marcadores sociais, vou apontar caminhos para uma etnomusicologia feminista, antirracista e LGBTQIA+ e dialogar com as epistemologias do feminismo negro e decolonial.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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