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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuedy Mendes, Maria-
dc.date.accessioned2024-09-17T12:30:55Z-
dc.date.available2024-09-04-
dc.date.available2024-09-17T12:30:55Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationMENDES, Maria Luedy. O lado sensível da piaçava: a fibra negra quilombola no encontro com a arte e o design. 2024. 302 f. Tese (Doutorado) - Curso de Artes Visuais, Pós - Graduaçao, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. Cap. 5.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40206-
dc.description.abstractThis research aims to explore the materiality of the palm tree Attalea funifera Martius, commonly known as piaçava or piaçaba, as a living fiber of the Jatimane quilombo, located in the Southern Lowlands of Bahia, Brazil, and its innovative developments. Based on artistic experiences and experiences that cross the fields of design and art, we seek to expand the affordances of this subject. We present a historical approach to the materiality of piaçava, since the creation of the quilombo, contextualizing it through objects that represent the African presence and survival in Brazil, especially textile objects, as well as their ancestral technical knowledge. This investigation uses qualitative methods such as literature review, research-creation, iconographic and ethnographic studies, configured through an artistic-scientific residency. We involve the local community in experiences and exchanges of knowledge, seeking co-creative processes and the construction of textile objects, especially using waste from the fiber cleaning and separation process to meet conventional market standards. The research highlighted the developments of black fiber, revealing different possibilities of use, ways of reusing and developing artistic objects, mainly weaving, modeling and the manufacture of piassava fabric, expanding the creative potential of artisans. An important contribution of the study was the possibility of rethinking the manufacturing processes of piassava objects, adding artistic and design values, and expanding the community's perception of their design and relational culture with black fiber. This research is especially useful for designers and artists who wish to work with communities, focusing on terroir, landscape and memory as fundamental axes for co-creation in artisan communities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisheruniversidade federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpiaçava; matéria, quilombo; terroir; cocriação em arte e design.pt_BR
dc.subject.otherpiassava; matter, quilombo; terroir; co-creation in art and design.pt_BR
dc.titleO lado sensível da piaçava: a fibra negra quilombola no encontro com a arte e o designpt_BR
dc.title.alternativeThe sensitive side of piassava: the quilombola black fiber in the encounter with art and designpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Souza, Paulo Fernando de-
dc.contributor.referee1Oliveira de, Joice Saturnino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4902795297804840pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Carina Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731933191944131pt_BR
dc.contributor.referee3De Santana, Marise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657117327406792pt_BR
dc.contributor.referee4Barreto Biriba, Ricardo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6025062637469415pt_BR
dc.contributor.referee5De Almeida Souza, Paulo Fernando-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539804353034691pt_BR
dc.creator.ID0000-0002-2381-3675pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6827626632263388pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa deseja explorar a materialidade da palmeira Attalea funifera Martius, conhecida vulgarmente como piaçava ou piaçaba, enquanto fibra viva do quilombo de Jatimane, localizado no Baixo Sul da Bahia, Brasil, e seus desdobramentos inovadores. A partir de vivências artísticas e experiências que friccionam os campos do design e da arte, buscamos ampliar as affordances dessa matéria. Apresentamos uma abordagem histórica da materialidade da piaçava, desde a criação do quilombo, contextualizando-a por meio de objetos que representam a presença e sobrevivência africana no Brasil, especialmente os objetos têxteis, bem como seus conhecimentos técnicos ancestrais. Esta investigação utiliza métodos qualitativos como revisão de literatura, pesquisa-criação, estudos iconográficos e etnográficos, configurados através de uma residência artístico-científica. Envolvemos a comunidade local em vivências e trocas de saberes, buscando processos cocriativos e a construção de objetos têxteis, sobretudo utilizando resíduos do processo de limpeza e separação da fibra para atender aos padrões do mercado convencional. A pesquisa evidenciou os desdobramentos da fibra negra, revelando diversas possibilidades de uso, formas de reaproveitamento e desenvolvimento de objetos artísticos, principalmente tecelagens, modelagens e a fabricação de um tecido de piaçava, ampliando o potencial criativo das artesãs. Uma importante contribuição do estudo foi a possibilidade de repensar os processos de fabricação dos objetos de piaçava, agregando valores artísticos e de design, e ampliando a percepção da comunidade acerca de sua cultura projetual e relacional com a fibra negra. Esta pesquisa é especialmente útil para designers e artistas que desejam trabalhar com comunidades, trazendo o foco no terroir, na paisagem e na memória como eixos fundamentais para a cocriação em comunidades artesãs.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.relation.referencesMENDES, Maria Luedy. O lado sensível da piaçava: a fibra negra quilombola no encontro com a arte e o design. 2024. 302 f. Tese (Doutorado) - Curso de Artes Visuais, Pós - Graduaçao, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. Cap. 5.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

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