Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Gomes, Marina Lessa | - |
dc.creator | Florencio, Raíssa Millena Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:16:17Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Marina Lessa; FLORENCIO, Raíssa Millena Silva. Exame de Ordem na Enfermagem. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação - Escola de Enfermagem, Universidade Federa da Bahia, Salvador, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40210 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Exame de ordem | pt_BR |
dc.title | Exame de ordem na enfermagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santa Rosa, Darci de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5651-2916 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4834447829679470 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santa Rosa, Darci de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5651-2916 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4834447829679470 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Giselle Alves | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6245-302X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4046317193945750 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Mary Gomes | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-9145-868X | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8623911635592932 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. As fontes de dados foram constituídas dos documentos das entidades de classe (ABEN e da ENEENF) que abordaram a temática “exame de ordem na enfermagem” e coletados através dos seus endereços eletrônicos. Os documentos foram analisados considerando o exame de ordem na enfermagem brasileira frente ao processo de expansão dos cursos. Esta análise revelou que os documentos a respeito do exame de ordem na enfermagem originaram-se na ABEN e ENEENF. As Entidades apresentaram seus posicionamentos quanto à realização ou não do Exame de Ordem na Enfermagem, a abertura indiscriminada dos Cursos de Graduação e a qualidade dos cursos. Os resultados da pesquisa marcam a necessidade de ampliar as discussões a respeito do exame de ordem na enfermagem. Conclui-se que: a ABEN e a ENENF são contra o Exame de Ordem na Enfermagem; os docentes e discentes tem manifestado suas preocupações quanto à qualidade do profissional que está sendo formado a partir da expansão dos cursos; as Cartas de Teresina e de Brasília são o ponto de partida para uma tomada de decisão sobre a implantação do Exame de Ordem na enfermagem que trará repercussões sobre o ensino a pesquisas e o mercado de trabalho da enfermeira. É necessário melhor acompanhamento e avaliação dos cursos de enfermagem como preconizado pelas DCENF. Recomenda-se: tornar público este estudo; articular os profissionais e estudantes de enfermagem para consolidação do entendimento do significado e extensão do Exame de Ordem para enfermagem; refletir sobre essa temática e identificar as possíveis necessidade e conseqüências; realizar novos estudos sobre a temática; conhecer a opinião dos docentes, discentes e dos profissionais envolvidos na formação; apreensão das possibilidades/limites sobre o cuidado de enfermagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3 de 07 de novembro de 2001. Brasília/DF, 2001.
_____. Ministério da Educação. Lei no 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001.
_____.Ministério da Educação (Brasil). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União 1996 dez 23; (248): 833-41.
_____.Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3 de 7/11/ 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF); ME; 2001.
CECCIM, RB; FEUERWERKER, LC. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, Out. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 24 Nov. 2010.
_____. Referências para o ensino de competências na enfermagem.Rev. bras. enferm., Brasília, v. 58, n. 4.2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em 25 Nov. 2010.
ENEENF. Estatuto da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem - ENEENF. Santo André – SP, 23 de julho de 2005.
FERNANDES JD. A trajetória do ensino de graduação em enfermagem no Brasil. In: Teixeira E, Vale EG, Fernandes JD, de Sordi MRL, organizadores. O ensino de graduação em enfermagem no Brasil: o ontem, o hoje e o amanhã. Brasília (DF): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, p. 9, 2006.
______ .JD et al . Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 2, June 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php. Acessado em 15 Set. 2010.
GALLEGUILOS, TGB; OLIVEIRA, MAC. A gênese e o desenvolvimento histórico do ensino da enfermagem no Brasil. Revista Escola de enfermagem. USP. Vol35. N.01. Acesso em 24 de Nov de 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v35n1/v35n1a12.pdf.
GERMANO, R. M. Educação e ideologia da enfermagem no Brasil. 2ª ed., São Paulo. Ed. Cortez, 1985.
ITO, EE et al. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 40, n. 4, Dec. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php. Acessado em 15 Set. 2010.
PERES, AM. Sistema de informações sobre pesquisa em enfermagem: proposta para um departamento de ensino de universidade pública [dissertação]. Florianópolis: Centro Sócio-Econômico da UFSC. 2002. Disponível em: http://www.enfermagem.ufpr.br/paginas/publicacoes/Dissertacao_Aida.pdf
PERES, A M; CIAMPONE, M H T. Gerência e competências gerais do enfermeiro. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 15, n. 3, Sept. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 25 Nov. 2010.
PIRES, D. Hegemonia médica na saúde e na enfermagem: Brasil de 1500 a 1930. São Paulo. Ed. Cortez, 1989.
POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
OAB. Provimento 109/2005 que estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. DJ, 09.12.2005, p. 663/664, S1.
SILVA, MG et al. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 19, n. 1, Mar. 2010.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 24 Nov. 2010.
TEIXEIRA et al, O olhar dos estudantes para os cursos de graduação em enfermagem. In: TEIXEIRA, E., VALE, E.G., FERNANDES, J.D. et al. O ensino de graduação em enfermagem no Brasil: o ontem, o hoje e o amanhã. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, p. 69, 2006.
VALE, EG; FERNANDES, JD. Ensino de Graduação em Enfermagem: a contribuição da Associação Brasileira de Enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. spe, 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 02 Nov. 2010.
_____. Trajetória e tendências dos cursos de enfermagem no Brasil. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. 4, Aug. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 24 Nov. 2010. | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | ENFERMAGEM - ENFERMEIRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Enfermagem - (Escola de Enfermagem)
|