Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40214
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Informação, saúde e universidade: a normose acadêmica e ansiedade informacional entre discentes de arquivologia da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Information,health and university academic normosis and anxiety among archivologia students at the Federal Universty of Bahia
Informacion , salud universidade: normosis academica y ansiedade informativa entre estudiantes de archivologia
Autor(es): Silva, Luciana Dias
Primeiro Orientador: Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Débora Leitão
metadata.dc.contributor.referee2: Lavigne, Fabiana Costa
Resumo: A pesquisa teve como o objetivo avaliar como a trajetória acadêmica e suas normoses interfere na saúde mental dos discentes de Arquivologia do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA), destacando a importância da saúde mental dos estudantes no processo de conclusão de curso de graduação. Para cumprir o objetivo da pesquisa, determinamos os procedimentos metodológicos, com método de procedimento monográfico (estudo de caso) e nível descritivo, população e amostra (discentes do ICI/UFBA e discentes do curso de Arquivologia, respectivamente), assim como a técnica de instrumento para a coleta de dados o questionário eletrônico. Os resultados obtidos evidenciaram que a trajetória acadêmica dos discentes de Arquivologia do ICI/UFBA pode ser desafiadora e demandante, levando a diversos efeitos na saúde mental dos estudantes. As considerações finais podemos identificar que a pressão por altos desempenhos acadêmicos, a carga excessiva de trabalho, as exigências de prazos apertados e as expectativas elevadas podem contribuir para o surgimento de sintomas de estresse, ansiedade e até mesmo depressão entre os discentes.
Abstract: The research aimed to evaluate how the academic trajectory and its normoses interfere in the mental health of Archivology students at the Institute of Information Science of the Federal University of Bahia (ICI/UFBA), highlighting the importance of students' mental health in the process of graduation course completion. In order to fulfill the objective of the research, we determined the methodological procedures, with a monographic procedure method (case study) and descriptive level, population and sample (ICI/UFBA students and Archivology course students, respectively), as well as the technique of instrument for data collection the electronic questionnaire. The results showed that the academic trajectory of Archivology students at ICI/UFBA can be challenging and demanding, leading to several effects on students' mental health. In the final considerations, we can identify that the pressure for high academic performance, the excessive workload, the demands of tight deadlines and high expectations can contribute to the emergence of symptoms of stress, anxiety and even depression among students
Palavras-chave: Normose.
Normose Acadêmica.
Ansiedade.
Ansiedade Informacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40214
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquivologia (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana_Dias_Carta_Para_Entrega_TCC.pdf143,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Luciana Dias . TCC.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.