Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sant Anna, Patricia Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T17:23:37Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T17:23:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40234 | - |
dc.description.abstract | This article refers to the application of Law 11,645/2008 at the Vivaldo da Costa Lima Municipal School, respecting the circular knowledge of indigenous arts, (re)ancestralizing and giving new meanings; promoting the visibility of these arts. Indigenous arts treated as expressions of ethnic people, cultures, identity and creativity. The teaching, learning and creation processes in the arts were related to the training practices and their connections related to the teaching of Visual Arts related to the context of which the school is part. The construction of creation processes in art with a learning process was carried out by listening to the students and their children's multiverses. Thus, I had the possibility of applying Law 11,645/2008, bringing into practice a portal of possibilities and connections, and prioritizing indigenous narratives. In this proposed art experience, it is important that students know about the existence of the enchanted, and understand that the graphics have their meanings and are sacred to indigenous peoples. I propose teaching and learning in the knowledge of art based on artistic practice and experience, art appreciation and history. The practice of art in basic education with a change in thinking about indigenous peoples in the Northeast and in Brazil, with the aim of bringing links and influences to society; reflecting and integrating the different contents of Brazilian culture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Decolonizando práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Lei federal 11.645/08 | pt_BR |
dc.subject.other | Art in education | pt_BR |
dc.subject.other | Decolonizing teaching practices | pt_BR |
dc.subject.other | Federal law 11.645/08 | pt_BR |
dc.title | Saberes circulares e visibilidade das artes indígenas na educação básica: aplicação da lei 11.645/2008 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barata, Danillo Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3669937313676722 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barata, Danillo Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3669937313676722 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leblanc, Paola Barreto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8238208518618800 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Cláudio Orlando Costa do | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6201838534040839 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1386407371290902 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo refere-se à aplicação da Lei 11.645/2008 na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, respeitando os saberes circulares das artes indígenas, (re) ancestralizando e ressignificando; promovendo a visibilidade destas artes. Artes indígenas tratadas como expressões de povos, culturas, identidade e criatividade étnicas. Os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, foram relacionados com as práticas formativas e suas conexões relativas ao ensino das Artes Visuais relacionado com o contexto de que faz parte a escola. A construção dos processos de criação em arte com processo de aprendizagem foi realizada ouvindo os alunos e seus multiversos infantis. Assim, tive a possibilidade de aplicar a Lei 11.645/2008, trazendo para a prática um portal de possibilidades e conexões, e priorizar as narrativas indígenas. Nesta proposta de experiência de arte, é importante que os alunos saibam da existência dos encantados, e entendam que os grafismos têm seus significados e são sagrados para os povos indígenas. Proponho o ensino e a aprendizagem no conhecimento da arte a partir da prática e experiência artística, da apreciação e história da arte. A prática da arte na educação básica com a mudança de pensamento sobre os povos indígenas no Nordeste e no Brasil, no intuito de trazer para a sociedade vínculos e influências; refletindo e integrando os diferentes conteúdos da cultura brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (ProfArtes)
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