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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSant Anna, Patricia Rocha-
dc.date.accessioned2024-09-24T17:23:37Z-
dc.date.available2024-09-24T17:23:37Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40234-
dc.description.abstractThis article refers to the application of Law 11,645/2008 at the Vivaldo da Costa Lima Municipal School, respecting the circular knowledge of indigenous arts, (re)ancestralizing and giving new meanings; promoting the visibility of these arts. Indigenous arts treated as expressions of ethnic people, cultures, identity and creativity. The teaching, learning and creation processes in the arts were related to the training practices and their connections related to the teaching of Visual Arts related to the context of which the school is part. The construction of creation processes in art with a learning process was carried out by listening to the students and their children's multiverses. Thus, I had the possibility of applying Law 11,645/2008, bringing into practice a portal of possibilities and connections, and prioritizing indigenous narratives. In this proposed art experience, it is important that students know about the existence of the enchanted, and understand that the graphics have their meanings and are sacred to indigenous peoples. I propose teaching and learning in the knowledge of art based on artistic practice and experience, art appreciation and history. The practice of art in basic education with a change in thinking about indigenous peoples in the Northeast and in Brazil, with the aim of bringing links and influences to society; reflecting and integrating the different contents of Brazilian culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectDecolonizando práticas de ensinopt_BR
dc.subjectLei federal 11.645/08pt_BR
dc.subject.otherArt in educationpt_BR
dc.subject.otherDecolonizing teaching practicespt_BR
dc.subject.otherFederal law 11.645/08pt_BR
dc.titleSaberes circulares e visibilidade das artes indígenas na educação básica: aplicação da lei 11.645/2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1Barata, Danillo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669937313676722pt_BR
dc.contributor.referee1Barata, Danillo Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669937313676722pt_BR
dc.contributor.referee2Leblanc, Paola Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238208518618800pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6201838534040839pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1386407371290902pt_BR
dc.description.resumoEste artigo refere-se à aplicação da Lei 11.645/2008 na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, respeitando os saberes circulares das artes indígenas, (re) ancestralizando e ressignificando; promovendo a visibilidade destas artes. Artes indígenas tratadas como expressões de povos, culturas, identidade e criatividade étnicas. Os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, foram relacionados com as práticas formativas e suas conexões relativas ao ensino das Artes Visuais relacionado com o contexto de que faz parte a escola. A construção dos processos de criação em arte com processo de aprendizagem foi realizada ouvindo os alunos e seus multiversos infantis. Assim, tive a possibilidade de aplicar a Lei 11.645/2008, trazendo para a prática um portal de possibilidades e conexões, e priorizar as narrativas indígenas. Nesta proposta de experiência de arte, é importante que os alunos saibam da existência dos encantados, e entendam que os grafismos têm seus significados e são sagrados para os povos indígenas. Proponho o ensino e a aprendizagem no conhecimento da arte a partir da prática e experiência artística, da apreciação e história da arte. A prática da arte na educação básica com a mudança de pensamento sobre os povos indígenas no Nordeste e no Brasil, no intuito de trazer para a sociedade vínculos e influências; refletindo e integrando os diferentes conteúdos da cultura brasileira.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (ProfArtes)

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