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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40274
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerreiro, Camila Vieira-
dc.date.accessioned2024-09-30T11:44:00Z-
dc.date.available2024-09-30T11:44:00Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationGUERREIRO, Camila Vieira. Do hospital ao museu: histórico e perfis de públicos do Museu da Misericórdia Salvador, Bahia. 237 f. 2024. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40274-
dc.description.abstractThe present master's research aimed to highlight the history and analyze the audience profiles of the Museu da Misericórdia, a cultural unit of Santa Casa da Bahia. Between 2006 and 2019, the aforementioned museum received a diverse range of visitors and maintained a unique relationship with the state's tourism industry. Due to this partnership, the museum's visitation numbers increased annually, as it was one of the first stops on tourists' itineraries in the Historic Center of Salvador. We investigated the constitution of the Santa Casa institution, the formation of its museum, and how this history and its collection were specifically presented to visitors who were brought to the museum in groups organized by tour guides. We identified this visitor profile by categorizing visitors based on how they arrived at the museum, as the most frequent type of visitor until its closure in 2020 due to the Covid-19 pandemic, and later, due to restoration works on the building. This research is a case study within the thematic field of Audience Research, with a quali-quantitative approach, based on participant observation, and is characterized by the use of mixed analysis methods, such as: literature review, application of questionnaires, interviews, and documental research. We present the particularities of the mediation conducted for this tourist audience, in relation to the length of the visit; analyzed visitor reviews on the virtual platform TripAdvisor and considered that, during our study period, there was massive, vertical communication, often instructional in nature. The lack of evaluation of its methods by the museum administration was one of the reasons this occurred, revealing a lack of attention in planning its procedures to enhance the knowledge and satisfaction of tourist visitors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectSanta Casa de Misericórdia da Bahiapt_BR
dc.subjectGuias de turismopt_BR
dc.subjectPúblicospt_BR
dc.subject.otherMuseumspt_BR
dc.subject.otherSanta Casa de Misericórdia da Bahiapt_BR
dc.subject.otherTour guidespt_BR
dc.subject.otherAudiencespt_BR
dc.titleDo hospital ao museu: histórico e perfis de públicos do Museu da Misericórdia - Salvador, Bahiapt_BR
dc.title.alternativeFrom hospital to museum: history and audience profiles of the Museu da Misericórdia - Salvador, Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Luciana Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705181898814142pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8556052856793278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404109788605001pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado teve por objetivo geral evidenciar o histórico e analisar os perfis de públicos do Museu da Misericórdia, unidade cultural da Santa Casa da Bahia. Entre os anos de 2006 e 2019, o referido museu recebeu uma diversidade de públicos e manteve uma relação singular com a indústria turística do estado. Devido a essa parceria, os números de visitação do museu aumentaram anualmente, pois o espaço era uma das primeiras paradas no roteiro dos turistas, no Centro Histórico de Salvador. Investigamos a constituição da instituição Santa Casa, a formação do seu museu e como esse histórico e o seu acervo foram apresentados, especificamente, aos visitantes conduzidos ao museu em grupos organizados pelos guias de turismo. Esse perfil de público foi constatado por nós, através da categorização dos visitantes pela forma de chegada ao museu, como o que mais visitou o equipamento até o seu fechamento em 2020, devido à pandemia de Covid-19 e, posteriormente, por conta das obras de restauro no prédio. Esta pesquisa é um estudo de caso, no âmbito da área temática dos Estudos de Públicos, com abordagem quali-quantitativa, partindo da observação participante, e caracteriza-se por utilizar métodos mistos de análise, tais como: revisão bibliográfica, aplicação de questionários, entrevistas e pesquisa documental. Apresentamos as particularidades da mediação realizada para esse perfil de público turístico, em relação ao tempo da visita; analisamos as avaliações de visitantes na plataforma virtual TripAdvisor e consideramos que, durante o nosso recorte, foi feita uma comunicação massiva, verticalizada, muitas vezes de maneira instrucionista, sendo a falta de avaliação dos seus métodos, por parte da administração do museu, um dos motivos para que isso acontecesse, expondo a carência de cuidado em planejar seus procedimentos para alargar o conhecimento e a satisfação do visitante turista.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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