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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40276
Tipo: Tese
Título: Elaborações musicais Fulni-ô em trânsito
Título(s) alternativo(s): Fulni-ô musical elaborations in transit
Autor(es): Nascimento, Romério Humberto Zeferino do
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Reesink, Edwin Boudewijn
metadata.dc.contributor.referee3: Tugny, Rosângela Pereira de
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Felipe Milanez
metadata.dc.contributor.referee5: Lühning, Angela Elisabeth
Resumo: Esta tese investiga os aspectos da resiliência Fulni-ô, cujas práticas sonoro-musicais estão intimamente interligadas à sua existência. Este povo, cuja cosmologia coexiste harmoniosamente com o bioma da Caatinga, tem seus principais núcleos habitacionais localizados no município de Águas Belas, Pernambuco, Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza observação participante, entrevistas e análise documental para compreender as elaborações musicais Fulni-ô, considerando sua história, relação com o território, seus modelos de gestão e organização social, bem como sua luta por reconhecimento diante dos desafios contemporâneos. A cisão que resultou na formação de mais uma aldeia em Ouricuri (Território Sagrado) é analisada sob a perspectiva das transformações sociais e suas implicações nas práticas musicais. As teorias da experiência e da prática fornecem o arcabouço teórico, destacando a importância da vivência e da ação na construção do conhecimento e na trajetória social. O conceito de “musicar” é explorado, enfatizando a experiência musical como um processo ativo e relacional, e a arte como uma experiência estética que transcende o mero entretenimento. Os percursos musicais individuais, como o do Mestre Xixia na busca do fortalecimento do yaathê (idioma Fulni-ô) através do unakesa, assim como os grupos de cafurna-unakesa, a produção de músicas não indígenas e as músicas indígenas contemporâneas, revelam a importância da diversidade como ferramenta para potencializar a trajetória Fulni-ô e o diálogo intercultural. A pesquisa explora a relação Fulni-ô e Tarairiú a partir da obra “A Dança Tarairiú” de Albert Eckhout e do ritual Uxilnexa (Toré de Buzos Fulni-ô), evidenciando a ancestralidade compartilhada e a importância das sonoridades e dos ambientes vividos na manutenção dessas conexões. Este trabalho conclui que as elaborações musicais Fulni-ô se constituem não apenas a partir de suas ancestralidades, mas também nas relações com outros grupos sociais. As influências externas são incorporadas à tradição Fulni-ô ou ressignificadas conforme suas necessidades, demonstrando a complexidade e a potência desse povo.
Abstract: This thesis investigates the aspects of Fulni-ô resilience, whose sound-musical practices are intimately intertwined with their existence. This indigenous group, whose cosmology harmoniously coexists with the Caatinga biome, has its main settlements located in the municipality of Águas Belas, Pernambuco, Brazil. The research, qualitative in nature, employs participant observation, interviews, and document analysis to understand the Fulni-ô musical elaborations, considering their history, relationship with the territory, management and social organization models, as well as their struggle for recognition in the face of contemporary challenges. The split that resulted in the formation of another village in Ouricuri (Sacred Land) is analyzed from the perspective of social transformations and their implications for musical practices. The theories of experience and practice provide the theoretical framework, highlighting the importance of lived experience and action in the construction of knowledge and social trajectory. The concept of “musicar” (to make music) is explored, emphasizing the musical experience as an active and relational process, and art as an aesthetic experience that transcends mere entertainment. Individual musical journeys, such as that of Mestre Xixia in his quest to strengthen the yaathê (Fulni-ô language) through unakesa, as well as cafurna-unakesa groups, the production of non-indigenous music, and contemporary indigenous music, reveal the importance of diversity as a tool to empower the Fulni-ô trajectory and intercultural dialogue. The research explores the relationship between the Fulni-ô and Tarairiú people through Albert Eckhout's work “The Tarairiú Dance” and the Uxilnexa ritual (Fulni-ô Buzos Toré), highlighting shared ancestry and the importance of soundscapes and lived environments in maintaining these connections. This work concludes that Fulni-ô musical elaborations are constituted not only from their ancestries but also from their relationships with other social groups. External influences are incorporated into Fulni-ô tradition or reinterpreted according to their needs, demonstrating the complexity and power of this people.
Palavras-chave: Música – aspectos sociais
Índios fulnió
Comunicação intercultural
Antiguidades
Resiliência (traço da personalidade).
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40276
Data do documento: 15-Mai-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

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