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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40286
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorKayanoki, Cirlene Passos-
dc.date.accessioned2024-10-02T20:28:49Z-
dc.date.available2024-10-02T20:28:49Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40286-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the philosophical assumptions and methodological foundations of basic education within the Brazilian Military School System (SCMB), with a focus on teaching Geography from an antiracist perspective. In this sense, we sought to identify the legal milestones committed to Antiracist Education in Brazil from 2003 to 2022; analyze the Pedagogical Project (PP) concerning the teaching of Geography in the SCMB, prepared for the 2021-2025 period; and systematize, as an Intervention Project, a Proposition of Didactic Guidelines for the Brazilian Military School System that weaves together the field of Geography with an Antiracist Educational Culture. This is a qualitative research, conducted through the analysis of teaching documents collected from digital SCMB archives and a bibliographic survey based on antiracist studies and legal parameters of Education in Brazil. In light of Law No. 10.639/2003 and the National Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations (2004), as well as antiracist discussions in the field of education and Geography teaching, our analyses were guided by the works of Bento (2022), Cavalcanti (2012), Diangelo (2018), Fraga (2009), Freire (1996), Gomes (2017), Hernandez (2005), hooks (2017), Kendi (2020), Laraia (2009), Miranda (2020), Candau (2008), Munanga (2009; 2006; 2003), Ribeiro (2019), Santos (2007; 2004), among others. The proposed guidelines involve a commitment to Geography education that acknowledges the participation of Black populations in local and global civilizational processes; advocating for a Geography that challenges the single story and questions the myth of racial democracy, as well as myths about the African continent, its peoples, and its descendants. This work aims to contribute to a different perspective on education focused on Geography teaching within the Brazilian Military School System.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei nº 10.639/2003pt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectCurrículo de Geografiapt_BR
dc.subjectSistema Colégio Militar do Brasil - (SCMB).pt_BR
dc.subject.otherLaw No. 10,639/2003pt_BR
dc.subject.otherAntiracist Educationpt_BR
dc.subject.otherGeography Curriculumpt_BR
dc.subject.otherBrazilian Military School System (SCMB).pt_BR
dc.title20 anos da Lei 10.639/03: uma proposição de diretrizes didáticas antirracistas para o ensino de geografia no sistema Colégio Militar do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.referee1Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.referee2Santana, Jusciney Carvalho-
dc.contributor.referee3Vieira, Fábio Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585357878708796pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos filosóficos e fundamentos metodológicos da educação básica no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), com foco para o ensino de Geografia em uma perspectiva antirracista. Nesse sentido, buscamos identificar os marcos legais comprometidos com uma Educação Antirracista no Brasil, no período de 2003 a 2022; analisar o Projeto Pedagógico (PP), no que diz respeito ao ensino de Geografia no SCMB, elaborado para o quinquênio 2021-2025; e sistematizar como Projeto de Intervenção, uma Proposição de Diretrizes Didáticas para o Sistema Colégio Militar do Brasil, que entrelace a área da Geografia com uma Cultura Educacional Antirracista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio da análise de documentos de ensino coletados em arquivos digitais do SCMB e de pesquisa bibliográfica fundamentada em estudos antirracistas e nos parâmetros legais da Educação no Brasil. À luz da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004), assim como de discussões antirracistas que vêm sendo produzidas no campo da educação e do ensino de Geografia, nossas análises foram guiadas pelos estudos de Bento (2022), Cavalcanti (2012), Diangelo (2018), Fraga (2009), Freire (1996), Gomes (2017), Hernandez (2005), hooks (2017), Kendi (2020); Laraia (2009), Miranda (2020), Candau (2008), Munanga (2009; 2006; 2003), Ribeiro (2019), Santos (2007; 2004), entre outros autores. As diretrizes propostas envolvem o compromisso com um ensino de Geografia implicado com o reconhecimento da participação da população negra no processo civilizatório local e global; por uma geografia que vá na contramão da história única e que coloque em xeque o mito da democracia racial, assim como os mitos sobre o continente africano, seus povos e seus descendentes. Desejamos contribuir com outra percepção de educação voltada para o ensino da Geografia no Sistema Colégio Militar do Brasil.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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