Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Raíssa Santos Caldas-
dc.date.accessioned2024-10-03T13:51:58Z-
dc.date.available2024-10-03T13:51:58Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40296-
dc.description.abstractThis dissertation presents a discussion on the presence and participation of women in the musical production chain, highlighting three artists from Bahian independent music and the relevance of each one of them and their productions to the local and national independent music scene. For this, the trajectories of the chosen singers - Josyara, Livia Nery and Luedji Luna, were taken as references to understand the relationships that have been established between genre and music in an independent production scenario. It observed the beginning of the relationship of both with music, the formation of their careers - considering the conjuncture of cultural policies experienced by the three, and also observed the discs released by each one, which gave them prominence in the Bahian and national scenarios. The research made it evident that the greater female presence in music has led to the weakening of power relations that are established against women, and how the expansion of that presence has been crucial both to rescue and to boost invisible narratives. The discussion made in this work was guided by a feminist perspective on music, understanding it as a social practice that is localized and embodied. The notion of independent artist adopted here includes those and those who develop the stages of the music production chain in an autonomous way in relation to the phonographic industry conglomerates that, historically, have maintained control over the worldwide musical production and distribution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectNova música baianapt_BR
dc.subject.otherMusicpt_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherWomenpt_BR
dc.subject.otherNew bahian musicpt_BR
dc.titleProduções musicais de mulheres: músicas para regar afetos e potênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.referee1Bandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.referee2Nogueira, Isabel Porto-
dc.contributor.referee3Matos, Edilene Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8736412988923952pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma discussão sobre a presença e a participação de mulheres na cadeia de produção musical, destacando três artistas da música independente baiana e a relevância de cada uma delas e de suas produções para o cenário da música local e nacional. Para isso, as trajetórias das cantautoras escolhidas, Josyara, Livia Nery e Luedji Luna, foram adotadas como referências para compreender as relações que têm sido estabelecidas entre gênero e música num cenário de produção independente. Foram observados o início da relação de ambas com a música, a formação de suas carreiras — considerando a conjuntura das políticas culturais vivenciada pelas três —, bem como os discos lançados por cada uma, que lhes conferiram destaque nos cenários baiano e nacional. A pesquisa tornou evidente que a maior presença feminina na música tem levado ao enfraquecimento das relações de poder que são estabelecidas contra as mulheres, e de como a ampliação dessa presença tem sido crucial tanto para resgatar quanto para impulsionar narrativas invisibilizadas. A discussão feita neste trabalho foi orientada por uma perspectiva feminista sobre a música, compreendendo-a enquanto uma prática social que é localizada e corporificada. A noção de artista independente acionada aqui compreende aquelas e aqueles que desenvolvem as etapas da cadeia produtiva da música de forma autônoma em relação aos conglomerados da indústria fonográfica que, historicamente, mantêm controle sobre a produção e distribuição musical em escala mundial.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Raíssa S. Caldas Almeida.pdf18,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.