Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLavigne, Roberta Souza Passos-
dc.date.accessioned2024-10-11T19:32:17Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2024-10-11T19:32:17Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationLAVIGNE, R. S. P.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40413-
dc.description.abstractThe research in question is an intervention project that analyzes the monitoring of the quality of Basic Education, in elementary education, in the Municipal Public Network of Camamu/Ba, interpreting the indicators of the Municipal Education Plan (PME), Municipal Law n.º 787/2015, and its impact on educational quality. The study highlights PME Goal seven, analyzing the Basic Education Development Index (IDEB) and the specific challenges of the territorial context of Camamu, which includes rural areas, quilombolas, riverside areas, settlements and an indigenous village. The objective of this work was to understand the monitoring of quality indicators of Elementary Education and Basic Education, in goal seven of the Municipal Education Plan of Camamu/Ba. In view of the observed phenomenon, the bibliographic review lists texts by: Abicalil (2015); Ball (2002); Dourado (2017, 2020 e 2022); Jannuzzi (2014); Mainardes (2006 e 2009); Pinto (2014); Saviani (2002); and Silva (2014). The investigation adopted a qualified qualitative approach, combining bibliographic review, document analysis and field research, which used the focus group, semi-structured interview and questionnaire as resources, which fostered content analysis. The research identified the non-achievement of IDEB's goals, considering infrastructure, school transport, school meals, teacher training and development, equity and IDEB as categories of analysis. As for Technical-Technological Production, it proposes the implementation of Collaborative Monitoring of the PME based on social indicators, as devices to enhance the improvement of educational quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectProcessos Colaborativospt_BR
dc.subject.otherEducational Public Policiespt_BR
dc.subject.otherMunicipal Education Planpt_BR
dc.subject.otherQuality of Educationpt_BR
dc.subject.otherElementary Educationpt_BR
dc.subject.otherMonitoringpt_BR
dc.subject.otherCollaborative Processespt_BR
dc.titleMonitoramento da educação básica na Rede Municipal de Camamu/Ba: uma análise sobre os indicadores da qualidade do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring basic education in the municipal network of Camamu/Ba: an analysis of the quality indicators of elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Venas, Ronaldo Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057453164683294pt_BR
dc.contributor.referee1Venas, Ronaldo Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057453164683294pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Lanara Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300035671023387pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Sílvia Maria Leite de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986888851013379pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143754414032610pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão é um projeto de intervenção que analisa o monitoramento da qualidade da Educação Básica, no ensino fundamental, da Rede Pública Municipal de Camamu/Ba, interpretando os indicadores do Plano Municipal de Educação (PME), Lei Municipal n.º 787/2015, e seu impacto na qualidade educacional. O estudo destaca a Meta sete do PME, analisando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e os desafios específicos do contexto territorial de Camamu, que inclui áreas rurais, quilombolas, ribeirinhas, assentamentos e uma aldeia indígena. Como objetivo desse trabalho buscou-se compreender o monitoramento dos indicadores da qualidade, do Ensino Fundamental da Educação Básica, na meta sete do Plano Municipal de Educação de Camamu/Ba. Diante do fenômeno observado a revisão bibliográfica elenca como aporte epistemológico, teórico e metodológico textos de: Abicalil (2015); Ball (2002); Dourado (2017, 2020 e 2022); Jannuzzi (2014); Mainardes (2006 e 2009); Pinto (2014); Saviani (2002); e Silva (2014). A investigação adotou uma abordagem qualitativa qualificada, combinando revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, que utilizou como recursos o grupo focal, a entrevista semiestruturada e o questionário, que fomentaram a análise de conteúdo. A pesquisa identificou o não atingimento das metas do IDEB, considerando como categorias de análise a infraestrutura, o transporte escolar, a alimentação escolar, a formação e valorização docente, a equidade e o IDEB. Quanto Produção Técnica-Tecnológica propõe a implementação do Monitoramento Colaborativo do PME a partir dos indicadores sociais, como dispositivos para potencializar a melhoria da qualidade educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTA LAVIGNE_DISSERTACAO_versao final.pdfROBERTA LAVIGNE_DISSERTACAO3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.