Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40422
Tipo: Tese
Título: Narrativas e memórias LGBTQIAP+ na EJA: entre exclusão e dissidência
Autor(es): Matos, Flávio Barreto de
Primeiro Orientador: Guimarães, Rafael Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Indira Corban Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Vércio Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Eliana Povoas Pereira Estrela
metadata.dc.contributor.referee4: Viegas, Lygia de Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Guimarães, Rafael Siqueira
Resumo: A presente tese constituiu-se a partir da problematização das experiências vivenciadas pelos discentes em dissidência da Educação de Jovens e Adultos, no sentido de compreender de que modo tais vivências, entre o aprender e o saber, interferem na sua construção cultural na escola. Como objetivo geral, pretendeu-se compreender como pode ser um currículo dissidente que se faz como prática cultural na Educação de Jovens e Adultos. Desse modo, os dispositivos adotados na pesquisa tomam como base as narrativas (auto)biográficas das sujeitas e dos sujeitos discordantes com a CISheteronorma. Além da análise das entrevistas narrativas, perspectivou-se a necessidade de uma densa investigação teórica de autores contemporâneos que discutem as sexualidades em dissidência. Entre eles, destacam-se Judith Butler (2019), Luma Nogueira Andrade (2019), Miguel Arroyo (2017), Berenice Bento (2017) e Megg Rayara Gomes de Oliveira (2020). Essa etapa da metodologia visou a estabelecer um diálogo profundo entre as narrativas dos discentes em dissidência, a fim de compreender como se deram, na visão desses participantes, as políticas públicas voltadas para as sexualidades na EJA. Ademais, procedeu-se a uma contextualização histórica e sociocultural. A partir dessa lente analítica, houve maior aprofundamento da investigação. Assim, os pressupostos teóricos/epistemológicos e as relações estabelecidas entre as vivências e as experimentações das/dos participantes que compuseram o corpus do trabalho permitiram a compreensão de como as relações de poder presentes nas práticas de EJA interferem de forma negativa nas potencialidades das/dos corpas e corpos que fogem ao padrão de universalidade.
Abstract: This thesis is based on constituted from the problematization of the experiences lived by students in dissidence from Youth and Adult Education, in order to understand how such experiences, between learning and knowledge, interfere in their cultural construction at school. As a general objective, it was intended to understand what a dissident curriculum can be like as a cultural practice in the education of young people and adults. As a general objective,It was intended to understand what a dissident curriculum can be like as a cultural practice in the education of young people and adults. So, the devices adopted in the research take as relevance the (auto)biographical narratives of the subjects who disagree with the CISheteronorm. In addition to the analysis of the narrative interviews, the need for a thorough theoretical investigation of contemporary authors who discuss sexualities in dissent was identified. Among them, Judith Butler (2019), Luma Nogueira Andrade (2019), Miguel Arroyo (2017), Berenice Bento (2017) and Megg Rayara Gomes de Oliveira (2020) stand out. This stage of the methodology aimed to establish a deep dialogue between the narratives of the students in dissent, in order to understand how, in the view of these participants, public policies aimed at sexualities in EJA (Youth and Adult Education) were carried out, in addition to proceeding with a historical and sociocultural contextualization. From this analytical lens, a greater depth of the research presented here was allowed. The theoretical/epistemological assumptions and the relationships established between the experiences and experiments of the participants that composed the corpus of this work allowed the understanding of how the power relations present in EJA EJA (Youth and Adult Education) practices negatively interfere in the potentialities of bodies that deviate from the standard of universality.
Palavras-chave: EJA
(auto)biografia
prática pedagógica
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40422
Data do documento: 6-Set-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávio Barreto de Matos - Tese.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.