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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, BEATRIZ VELAME RIOS CARVALHO-
dc.date.accessioned2024-10-14T22:11:22Z-
dc.date.available2024-10-14T22:11:22Z-
dc.date.issued1-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40423-
dc.description.abstractThis study investigates the academic and formative trajectories of physics teachers graduating from Federal Institutes, emphasizing the impact of individual experiences on the construction of professional identity. The general objective is to understand how initial teacher education in Physics at Federal Institutes contributes to the construction of teaching identity and the professional practice of graduates. The specific objectives include: (1) analyzing the challenges faced during training; (2) investigating the integration of theory and practice in the course curriculum; (3) evaluating the application of educational policies, such as the National Education Council / Full Council (CNE/CP) Resolution No. 2/2015; and (4) verifying the participation of students in research, extension, and teaching initiation activities. Using oral history methodology, semi-structured interviews were conducted with graduates of the Physics Teaching degree at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia. The narratives were analyzed considering aspects such as the challenges faced during training, the integration of theory and practice, and the application of educational policies. Additionally, the participation of students in research, extension, and teaching initiation activities was investigated. The results revealed the importance of an integrated approach to teaching, research, and extension in preparing future teachers, highlighting the need for continuous reflection on educational practices in Federal Institutes, contributing to a broader understanding of the formative experiences of physics teachers and strengthening undergraduate programs within the Federal Education Network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores de Físicapt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subject.otherPhysics teacher educationpt_BR
dc.subject.otherOral historypt_BR
dc.subject.otherProfessional identitypt_BR
dc.subject.otherNarrativespt_BR
dc.titleNarrativas e memórias: experiências de formação inicial na licenciatura em Física da Rede Federal de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeNarratives and Memories: Initial Formation Experiences in Physics Teacher Education in the Federal Network of Education.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, TELMA BRITO-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1134914737562713pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Felipe da Silva Pontes de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee3Rocha, Telma Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253104644695940pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga as trajetórias acadêmicas e formativas de professores de física formados em Institutos Federais, destacando a influência das experiências individuais na construção profissional. O objetivo geral é entender de que maneira a formação inicial em licenciatura em Física nos Institutos Federais contribui para a construção dos saberes docentes e para a prática profissional dos egressos. Os objetivos específicos incluem: (1) analisar os desafios enfrentados durante a formação; (2) investigar a integração entre teoria e prática no currículo do curso; (3) avaliar a aplicação de políticas educacionais, como a Resolução Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno (CNE/CP) nº 2/2015; e (4) verificar a participação dos estudantes em atividades de pesquisa, extensão e iniciação à docência. Utilizando a metodologia da história oral, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com egressos da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Os relatos foram analisados considerando aspectos como os desafios enfrentados durante a formação, a integração entre teoria e prática, e a aplicação de políticas educacionais. Além disso, foi investigada a participação dos estudantes em atividades de pesquisa, extensão e iniciação à docência. Os resultados revelaram a importância de uma formação integrada entre ensino, pesquisa e extensão na preparação dos futuros professores, destacando a necessidade de uma reflexão contínua sobre as práticas educacionais nos Institutos Federais, contribuindo para uma compreensão mais ampla das experiências formativas dos professores de física e para o fortalecimento das licenciaturas na Rede Federal de Educação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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