Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40450
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Geomarketing na análise de viabilidade de áreas potenciais para aproveitamento de energia eólica.
Autor(es): Araújo, Gessica Vilas Boas Porto
Primeiro Orientador: Alixandrini Junior, Mauro José
Resumo: A demanda energética tem crescido consideravelmente nos últimos tempos e com isso, tem aumentado também a preocupação com as questões ambientes, de modo que, tem feito com que as geradoras de energia recorram cada vez mais as fontes alternativas de geração de energia elétrica, como é o caso da energia eólica. Contudo, antes da implementação destes empreendimentos, faz-se necessário analisar a viabilidade técnica da sua instalação, de modo a verificar fatores ambientais, econômicos e sociais. Um aliado e facilitador desse processo tem sido os Sistemas de Informações Geográficas, bem como, as estratégias de geomarketing, permitindo que as áreas sejam selecionadas e analisadas a partir de softwares que fornecem dados sobre potencial da região, restrições ambientais, entre outros. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar, através de análise espacial e estratégias de geomarketing, regiões da Bahia com maior potencial para implantação de empreendimentos eólicos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, a qual permitiu obter mais conhecimento acerca do tema e um estudo de caso, onde através dessas ferramentas computacionais analisou a região do estado da Bahia com maior potencial para implantação dos parques eólicos, portanto, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Ao fim do estudo, foi possível resultar que, as regiões Norte e Centro-Leste do estado da Bahia apresentam potencial para geração de energia eólica, contudo, por ser um potencial inferior as demais regiões, estas ainda não foram exploradas, além disso, a região Norte, possui restrições ambientais por conta da presença de povos indígenas, assim, investigou-se mais a fundo a região Centro-Leste e observou-se que a Região Imediata de Jequié é a que apresenta melhores condições técnicas para implantação de empreendimentos eólicos. Com isso, conclui-se que a análise espacial e as estratégias de geomarketing são importantes ferramentas na determinação das áreas potenciais para o recebimento de usinas capazes de gerar energia de forma a minimizar ou mitigar a poluição ambiental.
Palavras-chave: Energia eólica
Geomarketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40450
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL GESSICA PORTO.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.