https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40464
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise sobre como licenciandas em pedagogia repercutem componentes curriculares de matemática nas práticas pedagógicas |
Autor(es): | Sntos, Elisama de Jesus Gonzaga |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Andréia Maria Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Andréia Maria Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Passos, Carmen Lúcia Brancaglion |
metadata.dc.contributor.referee3: | Alves, Rejane de Oliveira |
Resumo: | Esta dissertação está organizada como uma coletânea de dois artigos que tomam como objeto de estudo a formação inicial em Pedagogia e os componentes referentes ao ensino de Matemática. Estabeleceu-se um objetivo para cada um desses dois estudos: o primeiro artigo teve como objetivo realizar um mapeamento sobre as produções científicas que versam sobre a matemática na formação inicial das pedagogas, professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo artigo, elegeu-se como objetivo analisar o que dizem as futuras pedagogas sobre as repercussões dos componentes curriculares de Matemática do curso de Pedagogia nas práticas pedagógicas. Trata-se de dois estudos com as seguintes abordagens metodológicas: no artigo I, o estudo teve natureza bibliográfica com uma síntese de literatura do tipo mapeamento e, no artigo II, teve natureza empírica, método qualitativo, os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com licenciandas prováveis concluintes do curso de Pedagogia de modo a assegurar que já tivessem cursado os componentes curriculares relacionados com o ensino de Matemática e realizado pelo menos um dos estágios obrigatórios. Os resultados do primeiro artigo, do tipo mapeamento, apontam que o currículo do curso de Pedagogia foi o elemento com destaque nas pesquisas que evidenciam a relação da formação inicial em Pedagogia e a matemática. Por sua vez, os resultados do segundo artigo apontam que os componentes curriculares de Matemática têm repercutido de modo favorável nas práticas pedagógicas das futuras pedagogas, mas ainda necessita de melhorias no que diz respeito à superação das lacunas oriundas da Educação Básica, sugerindo também formações continuadas como um importante elo para auxiliar pedagogas no ensino e aprendizagem dos/as estudantes. Os dois estudos convergem no sentido de apontar a necessidade de continuidade nas pesquisas dentro dessa temática, bem como apresentam as formações continuadas como um importante elemento para auxiliar nas demandas formativas das pedagogas que antecedem e/ou precedem a graduação. |
Abstract: | This dissertation is organized as a collection of two articles that take like their object of study initial training in Pedagogy and the components related to the teaching of Mathematics. We established an objective for each of these two studies: in the first article, we aimed to carry out a mapping of scientific productions that deal with Mathematics in the initial training of pedagogues, teachers who teach mathematics in the initial years of Elementary School. In the second article, we chose to analyze what pedagogues say about the repercussions of the mathematics curricular components of the Pedagogy course on pedagogical practices. This involves two studies with the following methodological approaches: in article I the study was bibliographic in nature with a mapping-type synthesis of literature, and in article II, had an empirical nature, qualitative method, in which data were collected through semi-structured interviews to obtain data from likely graduating students of the Pedagogy course to ensure that they had already completed the curricular components related to the teaching of Mathematics and completed at least one of the mandatory internships. The results of the first article of the mapping type, indicate that the curriculum of the Pedagogy course was the highlighted element in the research that highlights the relationship between initial training in Pedagogy and Mathematics. In turn, the results of the second article the results of this article indicate that the curricular components of Mathematics have had a favorable impact on the pedagogical practices of pedagogues, but improvements still need to be made in terms of overcoming the gaps arising from Basic Education, suggesting also continued training as an important link to assist pedagogues in teaching and learning their students. The two studies converge in the sense of pointing out the need for continuity in research within this theme, as well as presenting continued training as an important link to assist in the training demands of pedagogues that precede and/or precede graduation. |
Palavras-chave: | Formação Inicial em Pedagogia Práticas Pedagógicas Repercussões Ensino de matemática Professores - Formação Práticas educativas Proposta curricular Prática de ensino - Matemática |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Coleções por área do conhecimento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40464 |
Data do documento: | Ago- 8 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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