Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Ayres, Amanda Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T12:01:45Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24 | - |
dc.date.available | 2024-10-25T12:01:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40502 | - |
dc.description.abstract | The objective of this research is to investigate the possible contributions that Art and
Community Theater Pedagogy has to offer to the area of Theater Pedagogy. To reach it, I seek,
through five paths, to present the creative path of composing this proposal. By identifying the
principles that underlie the work, it is possible to delve into the definition of “community”,
mainly from the perspective discussed by sociologist and philosopher Zygmunt Bauman. The
community is considered a comfortable and cozy space, a place where we understand each other
well, can trust what we hear and feel safe most of the time. It would thus be another way of
finding the lost paradise to which we eagerly await to return. And to achieve the community
context in the world of individuals today, it is only possible if it is woven together through
sharing and mutual care. Along with a diversity of subjects, I find in the arts – especially in
theater, which is established as an essentially collective language – the compositional steps of
our journey. By interconnecting views, I see that carrying out artistic-pedagogical processes is
a possibility to propose transformations at the community level. Thus, Theater is at the center
of the work, but open to dialogue with other languages; That’s why we talk about Art. If art
reinvents reality, as proposed by Augusto Boal, and the composition of the community is woven
together, as proposed by Zygmunt Bauman, the integration between Art and Community can
suggest collective forms to-compose and re-compose new realities. In the development of the
work, it is possible to observe that Art and Community Theater Pedagogy seeks to intervene in
the reality presented by the oppressive curricula and subjects that segregate knowledge in a
perspective of fragmentation imposed by banking education. In contrast, the liberating proposal
envisions carrying out artistic-pedagogical processes that widen fences, tear down walls and
create bridges, thus expanding the space and time of action, forming a collectively woven web.
By building representative syntheses and identifying the artistic-pedagogical dimensions in a
didactic-methodological context, Art and Community Theater Pedagogy proposes an integral
human formation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do Teatro | pt_BR |
dc.subject | Arte e Comunidade | pt_BR |
dc.subject | AÇÃO-Reflexão-CriAção | pt_BR |
dc.subject.other | Theater Pedagogy | pt_BR |
dc.subject.other | Art and Community | pt_BR |
dc.subject.other | ACTION-Reflection-CreAtion | pt_BR |
dc.title | A Pedagogia Teatral Arte e Comunidade: Um trajeto de AÇÃO – Reflexão – CriAção para-com-por processos artístico-pedagógicos no Amazonas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Antônia Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6158488812359628 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Antônia Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Paro, César Augusto | - |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, José Mauro Barbosa | - |
dc.contributor.referee4 | Soares, Taína Assis | - |
dc.contributor.referee5 | Requião, Simone | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6520348071882912 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis contribuições que a
Pedagogia Teatral Arte e Comunidade tem a oferecer para a área da Pedagogia do Teatro. Para
tanto, busco, por meio de cinco caminhos, apresentar o trajeto criativo de composição dessa
proposta. Ao identificar os princípios que fundamentam o trabalho, é possível mergulhar na
definição de “comunidade”, principalmente, pela perspectiva discutida pelo sociólogo e filósofo
Zygmunt Bauman. A comunidade é considerada como um espaço confortável e aconchegante,
local em que nos entendemos bem, podemos confiar no que ouvimos e nos sentimos seguros a
maior parte do tempo. Ela seria, assim, outra forma de encontrar o paraíso perdido a que
esperamos ansiosamente retornar. E para alcançar o contexto comunitário no mundo dos
indivíduos na atualidade, ela só é possível se for tecida em conjunto por meio do
compartilhamento e do cuidado mútuo. Junto a uma diversidade de sujeitos, encontro nas artes – em especial no teatro que se estabelece como uma linguagem essencialmente coletiva – os
passos composicionais de nosso trajeto. Ao interconectar olhares, vislumbro que a realização
de processos artístico-pedagógicos seja uma possibilidade para propor transformações no
âmbito comunitário. Assim, o Teatro se apresenta no centro do trabalho, porém aberto ao
diálogo com as demais linguagens; por isso falamos em Arte. Se a arte reinventa a realidade,
como nos propõe Augusto Boal, e a composição da comunidade se estabelece tecida em
conjunto, como propõe Zygmunt Bauman, a integração entre Arte e Comunidade pode sugerir
formas coletivas para-com-por e recompor novas realidades. No desenvolvimento do trabalho,
é possível observar que a Pedagogia Teatral Arte e Comunidade busca intervir na realidade
apresentada pelas opressoras grades curriculares e disciplinas que segregam o conhecimento
em uma perspectiva de fragmentação imposta pela educação bancária. Em contraponto, a
proposta libertadora vislumbra realizar processos artístico-pedagógicos que alarguem grades,
derrubem muros e criem pontes, para, assim, ampliar o espaço e tempo de atuação formando
uma teia tecida coletivamente. Ao construir sínteses representativas e identificar as dimensões
artístico-pedagógicas em um contexto didático-metodológico, acredito que a Pedagogia Teatral
Arte e Comunidade propõe uma formação humana integral. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|