Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Navarro, Jovita Bahia | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T18:22:20Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30T18:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40532 | - |
dc.description.abstract | The present research is based on important transformations in the area of design, such as: the expansion of the project focus to a systemic perspective; the socialization of the project activity towards collaborative methodology; and the debate about the decoloniality of design – all opened space for new discussions that consider the perspective of territory. This work consists of investigative research about the contribution of a projectual activity of localized design, especially in the postgraduate service in Visual Arts at the Federal University of Bahia (PPGAV-UFBA).
To this end, the concept of geographicity will be analyzed, as well as how it comprehends the indissociable relationship between man and land; the expansion of the concept of territory and its relationship with the globalization; and the discussions between the concepts of place and placeness, while a way of being and living, which relates “spaces, places and entities in act” (MARANDOLA, 2020). Based on these analyses, we intend to reflect on the relationship between design and territory and discuss how the geographic field participates in the projectual design activity, especially the collaborative.
The methodology used consists in a bibliographical review on the topics mentioned and a case study carried out with migrant students, members of the Postgraduate Program, in a theoretical-practical approach, through qualitative research and collaborative actions. Such listening intends to comprehend the effects of the displacement on the learning process and routine of these students, their relationship with the territories of origin and destination, and the consequences of this transit in their respective academic productions.
The objective is to investigate the effects of displacement on the educational experience of postgraduate students in order to point out ways for a localized design project that can support the future development of solutions that meet the demands of these migrant students, understanding as collective the mission of building a more accessible and democratic postgraduate educational service. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Deslocamento | pt_BR |
dc.subject | Lugaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Design | pt_BR |
dc.subject.other | Territory | pt_BR |
dc.subject.other | Displacement | pt_BR |
dc.subject.other | Placeness | pt_BR |
dc.subject.other | Education | pt_BR |
dc.title | Apontando caminhos para um projeto de design lugarizado: efeitos do deslocamento na experiência educacional de pós-graduandos | pt_BR |
dc.title.alternative | Pointing paths for a localized design project: effects of displacement on the educational experience of postgraduate students | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | KRUCKEN, Lia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2122895442628425 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Fernanda de O. | - |
dc.contributor.referee2 | Paoliello, Carla | - |
dc.contributor.referee3 | Krucken, Lia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9220107246851726 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa fundamenta-se em importantes transformações na área do design, como: a ampliação do foco do projeto para uma perspectiva sistêmica; a socialização da atividade projetual em direção a metodologias colaborativas; e o debate sobre a decolonialidade do design — todas abriram espaço para novas discussões que consideram a perspectiva do território. Este trabalho consiste em uma pesquisa investigativa sobre as contribuições de uma atividade projetual de design lugarizada, especialmente, no serviço de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (PPGAV-UFBA).
Para tanto, serão analisados o conceito de geograficidade (DARDEL, 2011) e como este compreende a relação indissociável homem-terra; a ampliação da concepção de território e sua relação com a globalização; e as discussões entre os conceitos de lugar e lugaridade, enquanto modo de ser e viver, que relaciona “espaços, lugares e entes em ato” (MARANDOLA, 2020). A partir dessas análises, pretende-se refletir sobre a relação entre design e território e discutir como o campo geográfico participa da atividade projetual de design, sobretudo o colaborativo.
A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica sobre os temas mencionados e um estudo de caso realizado com estudantes migrantes, integrantes do Programa de Pós-Graduação, em uma abordagem teórico-prática, por meio de pesquisa qualitativa e ações colaborativas. Tal escuta pretende compreender quais os efeitos do deslocamento no processo de aprendizagem e rotina desses alunos, suas relações com os territórios de origem e destino, e os desdobramentos desse trânsito nas respectivas produções acadêmicas.
Pretende-se com isso averiguar os efeitos do deslocamento na experiência educacional de pós-graduandos a fim de apontar caminhos para um projeto de design lugarizado que possam fundamentar o desenvolvimento futuro de soluções que atendam às demandas desses estudantes migrantes, entendendo como coletiva a missão de construir um serviço educacional de pós-graduação mais acessível e democrático. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|