https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40550
Tipo: | Dissertação |
Título: | (DES)CONSTRUÇÃO DO OLHAR: O ENSINO DE TEATRO EM AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NA DESNATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER |
Título(s) alternativo(s): | (De)construction of the view: teaching Theater in a virtual environment as an ally in the denaturalization of violence against women |
Autor(es): | Aguiar, Roseli Santos |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Celida Salume |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendonça, Celida Salume |
metadata.dc.contributor.referee2: | Milet, Maria Eugenia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Canda, Cilene Nascimento |
Resumo: | Em 2018, a promulgação da Lei no 13.718 tipificou a importunação sexual como crime no Brasil, definindo-a como ato libidinoso contra alguém, sem consentimento, para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Essa legislação alertou a sociedade para a urgência de combater a violência contra a mulher e desnaturalizar comportamentos antes considerados sutis. Diante disso, torna-se essencial propor ações que ofereçam alternativas às relações violentas, sobretudo contra o sexo feminino. Partindo da crença de que o ensino de Teatro pode contribuir para a desconstrução de comportamentos machistas, esta dissertação investiga o impacto de tal ensino na percepção da violência contra a mulher, com foco na importunação sexual. A pesquisa, que dialoga com os princípios do Teatro do Oprimido de Augusto Boal (2019), foi realizada virtualmente com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de uma escola pública em Salvador (BA), utilizando ferramentas tecnológicas como WhatsApp, Facebook e Google Meet. Entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, foram conduzidas experimentações virtuais, divididas em etapas assíncronas e síncronas. A coleta de dados incluiu observação participante, entrevistas estruturadas com familiares dos alunos e das alunas e questionários on-line. A análise dos dados, realizada por meio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2002), buscou aprofundar a compreensão do processo e seus significados. Os resultados demonstraram a viabilidade da adaptação do ensino de Teatro ao ambiente virtual, em um cenário propício, no qual qualquer jovem ou adolescente tenha acesso aos equipamentos necessários. Tal modalidade se torna uma ferramenta eficaz no acompanhamento e no processo criativo, além das inúmeras possibilidades de criações hibridas (investigações dos processos criativos em ambiente virtuais). Dito isso, considero que a realização da experimentação de teatro em ambiente virtual, atingiu os seus objetivos devido a participação dos(as) estudantes, consolidando uma prática artística autônoma mesmo em tempos de distanciamento social imposto pela Covid-19, bem como a produção do resultado cênico virtual (vídeo), que pode ser utilizado como material pedagógico, por meios de pesquisas direcionadas, ou na sala de aula. |
Abstract: | In 2018, the enactment of Law No. 13,718 classified sexual harassment as a crime in Brazil, defining it as a lewd act against someone, without consent, to satisfy one's own lust or that of a third party. This legislation alerted society to the urgency of combating violence against women and denaturalizing behaviors previously considered subtle. In view of this, it is essential to propose actions that offer alternatives to violent relationships, especially against women. Based on the belief that the teaching of Theater can contribute to the deconstruction of sexist behaviors, this master’s thesis investigates the impact of Theater teaching on the perception of violence against women, with a focus on sexual harassment. The research, which dialogues with the principles of Augusto Boal's Theater of the Oppressed (2019), was conducted virtually with elementary and high school students from a public school in Salvador (BA), using technological tools such as WhatsApp, Facebook, and Google Meet. Between September 2020 and February 2021, virtual experiments were conducted, divided into asynchronous and synchronous stages. Data collection included participant observation, structured interviews with students' families, and online questionnaires. Data analysis, carried out using Laurence Bardin's Content Analysis (2002), sought to deepen the understanding of the process and its meanings. The results demonstrated the feasibility of adapting Theater teaching to the virtual environment, in a suitable setting to any young person or teenager with access to the necessary equipment. This modality becomes an effective tool for monitoring and in the creative process, in addition to the countless possibilities for hybrid creations (investigations of creative processes in virtual environments). That said, I believe that carrying out the theater experiment in a virtual environment achieved its goals due to the participation of students, consolidating an autonomous artistic practice even in times of social distancing imposed by Covid-19, as well as the production of the virtual scenic result (video), which can be used as a teaching material by targeted research or in the classroom. |
Palavras-chave: | Educação Básica Ensino de Teatro Tecnologias Importunação sexual Feminicídio |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Citação: | AGUIAR, R. S. (De)construction of the view: teaching Theater in a virtual environment as an ally in the denaturalization of violence against women. 2024. Advisor: Celida Salume Mendonça. 129 p. il. Master's Thesis (Master's in Performing Arts) – School of Theater, Federal University of Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40550 |
Data do documento: | 29-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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