Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40554
Tipo: Tese
Título: Olhos de sal: ancestralidade e memória em narrativas visuais performáticas afrodiaspóricas
Título(s) alternativo(s): Salt eyes: ancestry and memory in afrodiasporic visual narratives
Ojos Salados: Ascendencia y Memoria en Narrativas Visuales Afrodiaspóricas.
Autor(es): Melo, Maria Cristina de Santana
Primeiro Orientador: Biriba, Ricardo Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita Jr., Edgard Oliva
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ayrson Heráclito Novato
metadata.dc.contributor.referee3: Alcântara, Celina Nunes
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Renata Aparecida Felinto dos
metadata.dc.contributor.referee5: Biriba, Ricardo Barreto
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em um contexto poético-reflexivo no cruzamento de três campos: Processos Criativos, Ancestralidade e Artes Visuais. Para alinhavar esta análise, é importante assinalar as aproximações, tensões, e problematizações acerca de como as realidades das mulheres negras da diáspora africana no Brasil podem ser motivadoras de uma poética em performance arte, vinculada às discussões estéticas e políticas da contemporaneidade, que possa promover uma reflexão sobre a importância da auto-escrita afirmativa negra no processo de criação artística que possibilite outras formas de existência e de olhar para essas questões. Tais relações perfazem uma escrita na trajetória poética da pesquisadora que, em mais de dez anos de prática artística no cenário profissional, gerou apresentações em performance, trabalhos em vídeo e fotografias, derivadas da pesquisa que se inicia com atravessamento do corpo pelos fatos sociais e pelas mazelas históricas direcionadas ao povo negro, e desemboca na busca pela relação entre ancestralidade, história e fabulação, como possibilidade de criação de outras narrativas visuais através da ativação das Imagens Itàn. Nesse itinerário formativo e criativo, buscou-se realizar um estudo auto investigativo através da performance e histórias de mulheres negras e identificar e examinar como os cruzadores teóricos – Ancestralidade, Encruzilhada e Performance – aliam-se aos princípios orientadores da poética da artista – noções emancipatórias constantes nas criações negras, tais como recriação das memórias atlânticas, as narrativas autobiográficas e a centralidade do corpo negro na performance – que constituem os interesses orientadores atuais. Nesse contexto, apresenta-se uma breve contextualização sobre a memória afro-diaspórica e a ritualidade do candomblé como tessitura metodológica e experiência de vida, aliada às relações da performance e questões históricas negras por meio da abordagem compreensiva em diálogo com autoras/es como Leda Maria Martins, Luiz Rufino, bell hooks, Muniz Sodré, Juana Elbein Santos, Marco Aurélio Luz, Angela Davis, Stuart Hall, Grada Kilomba, Márcio de Jagum. A estas/es se somam entrevistas, e análises de trabalhos de artistas de referência para a arte baiana e brasileira como Ayrson Heráclito, Renata Felinto, Laís Machado, Diego Araúja, Priscila Rezende, Val Souza, Yasmin Nogueira, Jamile Cazumbá, Castiel Vitorino dentre outras/os. Na pesquisa, são analisadas performances realizadas pela artista ao longo da sua trajetória, trançada à produção de outras/os artistas negras/os das artes performáticas com quem foram estabelecidos contatos e trocas, avaliando os pontos de convergência, referência e relação entre os processos criativos, os cruzadores teóricos e a poética experimentada e aprofundada. Os resultados apontam para as possibilidades de criação de narrativas visuais que partem dos atravessamentos e imersões oriundas das experiências de vida e da prática artística, que destacam os aspectos críticos e reflexivos na construção de uma estética e poética, que se alimenta da ancestralidade e do desejo de compartilhar histórias, imagens e presenças negras para além da dor.
Abstract: This research is part of a poetic-reflective context at the intersection of three fields: Creative Processes, Ancestry and Visual Arts. To align this analysis, it is important to highlight the approximations, tensions, and problematizations about how the realities of black women from the African diaspora in Brazil can be motivators of a poetics in performance art, linked to contemporary aesthetic and political discussions, which can promote a reflection on the importance of black affirmative self-writing in the process of artistic creation that enables other forms of existence and of looking at these issues. Such relationships make up a piece of writing in the poetic trajectory of the researcher who, in more than ten years of artistic practice in the professional scene, generated performance presentations, video works and photographs, derived from research that begins with the crossing of the body by social facts and historical ills directed at black people, and leads to the search for the relationship between ancestry, history and fable, as a possibility of creating other visual narratives through the activation of Itàn Images. In this formative and creative itinerary, we sought to carry out a self-investigative study through the performance and stories of black women and identify and examine how theoretical crossovers – Ancestry, Encruzilhada and Performance – combine with the guiding principles of the artist's poetics – emancipatory notions constant in black creations, such as the recreation of Atlantic memories, autobiographical narratives and the centrality of the black body in performance – which constitute current guiding interests. In this context, a brief contextualization of Afro-diasporic memory and the rituality of Candomblé as a methodological framework and life experience is presented, combined with the relations of performance and black historical issues through a comprehensive approach in dialogue with authors such as Leda Maria Martins, Luiz Rufino, bell hooks, Muniz Sodré, Juana Elbein Santos, Marco Aurélio Luz, Angela Davis, Stuart Hall, Grada Kilomba, Márcio de Jagum. To these are added interviews and analyzes of works by reference artists for Bahian and Brazilian art such as Ayrson Heráclito, Renata Felinto, Laís Machado, Diego Araúja, Priscila Rezende, Val Souza, Yasmin Nogueira, Jamile Cazumbá, Castiel Vitorino among others. In the research, performances performed by the artist throughout her career are analyzed, intertwined with the production of other black performing arts artists with whom contacts and exchanges were established, evaluating points of convergence, reference and relationship between creative processes , theoretical cruisers and experienced and in-depth poetics. The results point to the possibilities of creating visual narratives that start from the crossings and immersions arising from life experiences and artistic practice, which highlight the critical and reflective aspects in the construction of an aesthetic and poetic, which feeds on ancestry and desire to share black stories, images and presences beyond pain.
Palavras-chave: Processos criativos
Mulheres negras.
Narrativa visual.
Performance arte
Ancestralidade.
Memória.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40554
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CRISTINA MELO-TESE-EBA-UFBA.pdfTINA MELO- TESE12,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons